P/aprender Baixo tem q ter noçao de violão??

    Autor Mensagem
    Bishop
    Veterano
    # abr/04


    Aê pessoal, para iniciar no contra-baixo precisa de ter alguma noçao de violão ou não??
    Será q posso iniciar minha vida musical pelo Baixo sem ter q passar primeiro pelo violão, diferente da maioria?

    Agradeço a atenção.

    Soulface
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Bishop
    Não é necessário nã cara. Vc pode muito bem ser um excelente baixista sem saber tocar nem Come as you are no violão. Basta vc se dedicar, se esforçar e estudar.

    John Deacon
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Eu fui direto pro baixo. Violão eu aprendi depois, com noções de baixo... entaum foi ao contrario :)

    Zer071
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    nop é imprescindivel mas aprender violão junto é um vantagem pois vc visualiza a hrmonia como um todo se rolar um piano melhor ainda pois no bass geralmente tocamos una nota de cade vez e no violão rola acordes de 3,4,5 e ate seis notas diferentes no piano ate de 10 notas (exagero né)mais rola com mais de 6 vozes com frequência
    EX: C7(b9 ,#11) ai vc sabendo o que esta rolando pode se expressar melhor

    Peck
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Concordo com o Zer071. Pra aprender Baixo (na verdade, qualquer instrumento) é essencial ter noções de harmonia, que vai te servir tanto na hora de solar quanto na hora de fazer uma base qualquer.

    Muita gente que aprende baixo só no baixo fica com uma visão limitada, porque não é um instrumento que te dá uma visualização simples da harmonia. Ficam viciados na tônica. Já com o violão é mais fácil sacar harmonia, por causa que fica mais fácil "ver" os acordes e compreender o funcionamento da música.

    Logo, não é imprescindível você aprender violão antes de aprender baixo, mas é bom tê-lo ao lado como suporte. Vai ajudar muito.

    PuNk Bass
    Veterano
    # abr/04 · Editado por: PuNk Bass
    · votar


    EDITADO

    PuNk Bass
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Soulface
    Vc pode muito bem ser um excelente baixista sem saber tocar nem Come as you are no violão. Basta vc se dedicar, se esforçar e estudar
    Não exagera japa, hueheehuehueheue

    slapboombass
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    PuNk Bass

    eu acho q por mais que o cara não saiba ele pelo menos consegue fazer o que faz no seu baixo!!!

    Expressão
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Não precisar ter noção para iniciar. Mas quanto mais instrumentos você tocar, mais potencial instrumentista você poderá desenvolver.
    Acho natural depois do baixo você se interessar por violão.

    cOmIqUeTo
    Veterano
    # abr/04 · Editado por: cOmIqUeTo
    · votar


    eu tbm começei com o baixo .. e hoje toco violão e guitarra, mais com a noção de notas do braço que aprendi tocando baixo !

    marcioazzarini
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    As primeiras linhas de baixo q tirei foram no violão! Aprendi tocar violão (autodidata) e quase que simultaneamente comecei a tocar baixo.
    (Woman no Cry - Bob Marley foi a primeira... hehe)

    cOmIqUeTo
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    LEGAL .. PÔ AS MINHAS PRIMEIRAS LINHAS TBM FORAM EM UM VIOLÃO, DO MEU TIO .... E SOU AUTODIDATA NO VIOLÃO TBM, COMEÇEI TOCANDO .. (QUE PAÍS É ESSE -LEGIÃO URBANA)

    Bishop
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Valeu as respostas pessoal, acho q vou tomar ums 6 meses de aulas de violão pra depois pegar no baixo mesmo.

    Abraço a todos

    cOmIqUeTo
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    ha .. acho que vc não precisa .. pegar aula de vilão pra depois ir p/ o baixo .. va direto p/ o baixo .. pq o violão só vai ter dar uma noção a + .. de violão mesmo .. de notas e etc.. mais p/ baixo , não vai dar nenhuma diferença !

    MarcosJr
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    eu nao tinha noçao nenhuma de violao, nem de nenhum instrumento de corda, qdo aprendi

    Bishop
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    cOmIqUeTo
    MarcosJr

    Só que, foi como o Peck e o Zer071 falaram:
    "Muita gente que aprende baixo só no baixo fica com uma visão limitada, porque não é um instrumento que te dá uma visualização simples da harmonia. Ficam viciados na tônica. Já com o violão é mais fácil sacar harmonia, por causa que fica mais fácil "ver" os acordes e compreender o funcionamento da música.

    Logo, não é imprescindível você aprender violão antes de aprender baixo, mas é bom tê-lo ao lado como suporte. Vai ajudar muito.
    "

    Como eu quero ser um "bom musico", vou seguir as dicas deles.
    Valeu a todos.

    cOmIqUeTo
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Bishop
    eu tbm concordo com o peck eo zer071
    mais vc pode muito bem começar a pegar aulda de baixo e depois ir p/ o violão !
    mais é bom vc começar a pegar aula de baixo ja com uma noção de harmonia . . . .


    Zer071
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    na verdade o melhor e comecarpelo piano este sim é o instrumento completo tem graves e agudos e o kra ja começa tendo que desenvolver as duas mãos lendo duas claves distintas harmoniza e solo naturalmente
    na proxima encarnação venho de piano

    Luizinho
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Zer071
    Concordo com vc, eu comecei com teclado, ai o baixista da minha primeira banda reclamava porque eu fazia as linhas do baixo no Teclado..... hehehehe, foi assim que descobri que minha paixão era o Baixo.... já violão tenho uma puta vontade de aprender, eu sei fazer todas as notas, só não sei mudalas rapido o suficiente para acompanhar uma musica

    slapboombass
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    cOmIqUeTo

    escreve so a parte mas importante em negrito!!!
    para dar enfaze a uma palavra, etc...!!!!
    blz?!

    :-)

    Sene Gimmons
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Normalmente quem toca violão sabe tocar baixo, ao meu ver se vc sabe violão vc pode até aprender mais rápido mas não deve fazer muuuuta diferença .

    edersombarros
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    Tem curso muito bom que indico é esse: http://bit.ly/fuibanido
    CONHEÇA 5 RAZÕES PELAS QUAIS ESTE MATERIAL PODE SER
    A MELHOR MANEIRA DE APRENDER contra-baixo

    - EDITADO PELA MODERAÇÃO -

    Regras do Fórum Cifra Club

    3. É proibido!
    3.1. Qualquer tipo de comercialização no fórum;
    3.2. Flood e Spam;

    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    edersombarros

    - Sem propaganda
    - Sem flood

    RibeiroSaints
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    É uma escolha, mas quem aprende violão primeiro tem mais uma noção de harmonia e campo como o Peck disse, principalmente se você for acompanhar alguém tocando olhando para a mão do Violonista ou Guitarrista, em um caso assim de principiante você ja sabe a nota, isso se não usar diminutas, fizer inversões e etc kkk

    rocknroll1234
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: rocknroll1234
    · votar


    Eu vim das guitarras para o baixo acustico(sem abandonar as guitarras), e faço acordes no meu baixo de boa.

    https://www.youtube.com/watch?v=KEeFNvvR-ng
    (Ok, não tem exatamente acordes, mas deu pra perceber que é sim possível usar mais de uma nota por vez num baixo)

    https://www.youtube.com/watch?v=YHVp7liUF2I
    Nesta musica podemos perceber acordes DE BAIXO na musica inteira, depois do solo.


    O motivo para não usarem acordes com tanta frequencia talvez seja porque o baixo tem menos cordas ou porque as cordas são muito duras. Mas fora isso nada impede.
    E se o acorde sair feio ou não parecer harmônico, isso é um problema chamado afinação mal feita ou baixo mal regulado(o que pode ser facilmente detectado se o som da 12º casa for diferente do harmônico natural), aprenda afinar direito que o problema se resolve, do contrário sugiro mandar para um luthier.

    entamoeba
    Membro Novato
    # jun/15 · Editado por: entamoeba
    · votar


    rocknroll1234
    O motivo para não usarem acordes com tanta frequencia talvez seja porque o baixo tem menos cordas ou porque as cordas são muito duras.

    Pode até interferir um pouco, mas acho que o motivo é outro: o som. Quantos baixistas extremamente competentes que temos por aí que "economizam" nos acordes... prefiro acreditar que isso se deva a uma escolha estética e não a uma limitação física.

    RibeiroSaints
    mas quem aprende violão primeiro tem mais uma noção de harmonia

    90% dos "violonistas" que conheço não tem noção nenhuma de harmonia. Acredito que não haja correlação entre ter começado com o violão e ter noção de harmonia.

    subgrave
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Apesar da teoria musical ser universal, contrabaixo é diferente de violão/guitarra, soa diferente, tem técnicas diferentes de execução, e aplicações diferentes na música.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a P/aprender Baixo tem q ter noçao de violão??