madeiras..

Autor Mensagem
Alain Caron
Veterano
# jun/04
· votar


BTNS

Cara, vai fundo no seu curso. Esse negócio de instrumento musical é realmente apaixonante. Chega um hora que vc quer viver disso, mas é realmente difícil aqui. Eu mesmo não conseguiria. E mesmo que eu quisesse, não consigo encontrar um luthier que me dê umas dicas, tipo fazer poucos instrumentos caros, ou fazer muitos baratos, etc. Os problemas que vejo no Brasil para ser luthier: é difícil começar, ninguém te ajuda. Só achei um luthier (Regis Bonilha) que me ensina algumas coisas, mas ele está na espanha agora. Os caras têm muito medo da concorrência. Nos EUA, muitos luthiers explicam como fazer um isntrumento no próprio site. No Brasil isso não existe. Eu até montei um site com esse intuito, mas tá parado por falta de tempo(http://lutheria.sites.uol.com.br). Uma hora volto com ele. Em segundo lugar: a mania de só gostar de coisas importadas. Com esse dólar, é brabo. Por exemplo: um carrinho de ponte de SG custa cerca de US$ 2. Vai chegar no Brasil por uns R$ 20.

Conheço os luthiers que falou só de nome, mas todos com um bom nome.

Se eu fosse vc, fazia o curso mesmo. E se precisar de alguma dica, é só falar.

Reza, aí que quem sabe no futuro eu consiga montar um site de construção bem legal.

BTNS
Veterano
# jun/04
· votar


Alain Caron, vamos ver se eu me aventuro nisso. Por hora já tô com a agenda lotada e não rola.

Vc conhece esse luthier: http://www.dicastellis.com.br/ ?
Parece estar perto de vc.

Infelizmente não rola união entre luthiers no Brasil. Ouço muito um criticando o outro e para quem é leigo e consumidor final isso fica confuso.

Legal o seu site. Estamos na torcida!

Alain Caron
Veterano
# jun/04
· votar


Conheço o Dicastellis de nome. Já estive lá uma vez mas não conheço o pessoal.

São muito bons. Já alguns trabalhos deles. Mas mesmo estando na mesma cidade, não rola mesmo união entre os luthiers.

BTNS
Veterano
# jun/04
· votar


Alain Caron
Vi o modelo deles, que é headless, corpo de pinho, muito bonito. Eles fazem a própria ponte. Vi no site de um baixista.

Dark Avenger
Veterano
# jun/04
· votar


Mogno puxa mais pra que timbre? peso,brilho,som velado....?

CORVO
Veterano
# jun/04
· votar


Dark Avenger, mais para o grave e encorpado mas lembre-se que nem só de Mogno é feito um instrumento e que a combinação com os captadores têm muita influência no timbre final do instrumento.

Homaley
Veterano
# jun/04
· votar


BTNS

Cara; você falou uma grande verdade. Eu já conversei pessoalmente com uns 5 luthiers, nunca; EU DISSE NUNCA; eu ouvi um falar bem do outro. Sempre metem o pau "Ah fulano de tal, é isso", "fulano de tal é aquilo". Putz; coisa chata mesmo.

BTNS
Veterano
# jun/04
· votar


Homaley Para não falar que é 100% assim, já ouvi um ou outro elegoiando o trabalho de outro cara. Por exemplo, o Ladessa pegou um Cast para blindar a parte elétrica e disse que o baixo era muito bem construído. Mas no geral eles fazem isso mesmo de ficar criticando um ao outro.
O negócio, se vc gosta ou pretende ter um baixo de luthier, é pesquisar bastante para ter certeza de que o cara que vc escolher seja realmente bom, independentemente dele falar bem ou mal dos outros.

anderson florencio
Veterano
# mai/05
· votar


alguem sabe me informar se combina captadores j bartolini combinam com corpo de mogno, braço de marfim e esclala em jacarandá?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/05
· votar


BTNS
Alain Caron
Gostei da discussão pessoal! Parabéns.
Abç

Alain Caron
Veterano
# mai/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Haha. Valeu cara. Acho que só aqui no fórum rola uma união entre luthiers, onde um ajuda o outro, e todo o pessoal interessado, sem sacanagem e sem mau humor.

Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/05
· votar


Valeu Alain Caron, só faltou o Grande Erasmo Lousada, né!
Abç

Schenker
Veterano
# fev/06
· votar


up que eu acho este tópico BEM legal e instrutivo (e o principal, com MUITO respeito das partes).

Mayzen
Veterano
# fev/06
· votar


fala galera!!! mó tempão aí! li esse tópico todo e curti bastante!! p vcs saberem, ñ sô luthier, mas TÔ, EU MSM, FAZENDO UM MUSIC MAN. c alg quiser trocar alg ideia, tô aí... ainda ñ terminei por falta d tempo..mas por enquanto tá tudo bem! ainda quero conversar bastante sobre a parte eletro-eletrônica desse baixo! alg?!?! vlw !! ; )

Half
Veterano
# fev/06
· votar


Mayzen
Não era vc que tinha um "Mman" feito por um luthier?

Mayzen
Veterano
# fev/06
· votar


Half
Ñ, ñ era! até pq eu nem tenho um MM ainda..tô fazendo... e queria saber informações sobre a parte "eletro-eletrônica", q ainda tô com duvidas...e tb discutir com o pessoal q curte MMs (e ñ é chocolate, hein...) ahehaeh..SEM GRAÇA, NÉ?!! vlw! ; )

Half
Veterano
# fev/06
· votar


Mayzen
Esquece, era o Nescau... Maizena, Nescau, é tudo alimento! =P

Baixista_de_Deus
Veterano
# fev/06
· votar


E aí pessoas!! Blz??

Procurei na busca e não achei nada, então resolvi perguntar. Alguem aqui tem ou sabe onde posso encontrar uma especie de molde no formato do corpo de um fender jazz bass (não sei se existem muitas diferenças entre os modelos, mas qualquer um serve :D). É que vou me arriscar a fazer um, só por hobbie mesmo. Sei que o timbre não vai ser igual, mas quero fazer só pra ver como fica!!

Valeu pessoal!!! Até mais!!!!

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


Baixista_de_Deus
http://www.fender.com/support/diagrams/index.php#BASSES

Grimc
Veterano
# fev/06
· votar


Rosewood: Jacarandá ou pau ferro, uma das duas.
Baswood: Marupá

FBassist
Veterano
# fev/06
· votar


Baswood: Marupá

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a madeiras..