Trastes

    Autor Mensagem
    Death Knight
    Veterano
    # mar/04


    ola pessoal, sou novo poraki
    bom, eu tava pensando... eu gostaria d ter muito um fretless, mas num tenho grana por enquanto pra isso, pq ja gastei com outro instrumento... mas o meu primeiro foi um condor xb-12 4 cordas... gostaria q, alguem q saca do assunto, me dissesse c eu poderia arrancar os trastes para ter um som chegado ao fretless! parece loucura, mas sei la... me ajudem!

    conte
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    oq dah pra fazer dá, mas naum sei c fica bom ou c eh mto caro

    MKazan
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Death Knight
    para transformar um baixo normal em fretless, o luthier basicamente retira (e não arranca) os trastes e depois da uma lixada no braço.

    não sei se tem mais algum procedimento.
    pesquisa ae para ver como faz direitinho e faz vc mesmo.

    moog
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    tem um tutorial de "defretting" aqui:
    http://www.seangallagher.net/Miscellany/Defretting/defretting.html

    ta em ingles mas da pra entender legal... senaum usa um tradutorzinho online.. e tem fotos e sons com o baixo "defretted"

    Death Knight
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    muito obrigado msmo galera, especialmente o moog q me passou o tutorial e eu manjo d ingles, graças a deus hahaha
    vlw a todos

    moog
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    eu to pensando seriamente em fazer esse bassmod...
    curto fazer essas coisas...
    acho q vo compra um baixo usado legalzinho e barato e tentar com muita atenção, é lógico... num tenho dinheiru pra pegar e ferrar um baixo a toa ae... heheheh... mas pelo q vi no tutorial, não é muito arriscado não.... ae Death Knight se vc fizer, mostra pra gente e vc mesmo pode bolar depois um tutorial em portugues pra gente, ok?
    falow cara.. precisando tamus ae... abraço

    Homaley
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Death Knight
    moog
    MKazan
    conte

    Galera, é o seguinte: depende da madeira da escala. Se for maderia escura ( tipo ébano) rola demais; mas se for madeira clara (tipo maple). Palavras de 2 luthiers que eu consultei; pois eu também queria transformar um dos meus bass em fretless. Mas não deu pra fazer por causa disso.
    As madeiras escuras é que dão o timbre ideal de fretless. Aí neguinho aqui no fórum vai dizer; "PÔ, eu acho que a cor da madeira não tem nada a ver". E não tem mesmo. É que coincidentemente as escuras é que tem bom timbre pra fretless. Sacaram?

    bass_player
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Homaley
    legalm, nao sabia.. por isso que eu cuase nunca vi um fretless com madeira clara na escala....

    vi uma vez soh um cara tocando jazz num fender precision fretless com a escala clara....


    valeu

    marcioazzarini
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Encontrei este site também, mostrando como transformar o baixo num fretless, e explica desde o processo da retirada dos trastes:

    http://www.mikelull.com/fretless%20conversion/conversion1.htm

    Death Knight
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    flw
    assim q eu fizer, eu gravo e mostro pra vcs! mas esperem um pouco pq eu to me mudando, então vai demorar um pouko, e eu to meio pé atrás sabe... com medo d estragar o instrumento... mas logo depois da mudança vo v c tento! flw galera!

    conte
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    bass_player
    por acaso c viu esse cara na canal da Cultura?

    Canhoto com muito orgulho
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Alguem aqui toka em um fretless? pq eu num faço ideia se é mais fácil (depois q pega a manha) ou se a parada complica de vez :/

    pagode alto astral
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Canhoto com muito orgulho

    Eu toco kra e tem peculiaridades.
    Ainda mais no meu que não tem nem as linhas marcando as casas.
    É outro parada bem diferente .

    bass_player
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    conte
    exatamente..
    um precision branco com o escudo preto neh? fretless com escala clara.. tocando jazz

    um guitarrista junto, tocando numa semi acustica....

    um bom show neh?

    hugoky
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Canhoto com muito orgulho
    Eu toco em um...
    Acho muito bom o som sai melhor e mais fácil.. Mas o problema é para afinar, você não sabe aonde é exatamente as casas que você precisa apertar e tem que manjar um pouco para tirar as notas certas nas casas certas...Os trastes ajudam nisso você aperta dentro da casa a nota ja sai certo... Mas num fretles 2 CM pode mudar o som.

    UrsoOuIndio
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    convém arranjar um baixo fretless com as marcas dos trastes pintadas, ao menos pra se iniciar...

    eu nunca toquei, mas acho q se fosse assim não teria grandes dificuldades, pq jah to habituado a segurar "em cima" dos trastes...

    Death Knight
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    po galera, foi mal fazer vcs esperarem, mas eu to em mudança, sabe como é, e além do mais naum kero fazer isso sozinho... preciso d uma ajuda, tenho medo d fazer uma merda...

    slapboombass
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Death Knight
    eu ja fiz isso num gianini e ficou bem legal
    a moral é retirar o trastes, lichar, dai depois tu pega aquelas massas pra madeiras, coloca na fendas espera secar lixa de novo com um lixa bem fina, ai vc passa a politriz,
    dai depois disso faz uma mistura de jimo com uma especie de esmalte depois passa a politriz novamente, e estai seu novo baixo freetless

    espero poder ter te ajudado!!!

    slapboombass
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Canhoto com muito orgulho

    é uma barbada se tu pega a manha é muito facil!!!!
    e a manha é pratica!!!!
    so assim pra tirar um som legal de um fretless!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trastes