aranjos no baixo

Autor Mensagem
Lucas
Veterano
# fev/03


aranjos no baixo

Lucas
Veterano
# fev/03
· votar


ai pessoal quero saber quem faz arranjos no baixo, ou ateh
as proprias triades , tipo um acorde maior ( T 3M 5J ) vc6 fazem esses tipos de arranjos?

nukebass
Veterano
# fev/03
· votar


Eu fiz um arranjo todo em acordes pra uma música do Jaco... "Three Views Of A Secret"
Eu tô me preparando pra gravar umas coisas e quando eu terminar vou por o link aqui...

Gui
Veterano
# fev/03
· votar


eu faço arranjos, mas é em musicas gospel...

Seu Madruga Forever!!!!

Lucas
Veterano
# fev/03
· votar


eu tb gosto de musicas gospel , de qula vc faz?

Gui
Veterano
# fev/03
· votar


Lucas
eu faço o q eu geralmente toco na igreja, nada mto grande...

NELTON
Veterano
# fev/03
· votar


gui vc gosta de Black Music?

NELTON
Veterano
# fev/03
· votar


Ah! Voltando ao assunto, o mais legal mesmo em relação a arpejos, quando num se tem muito tempo para ensaiar e preparar tal musica (se bem que detesto isto, prefiro uma coisa mais espontanea, um insight na cabeça, e vamos a luta), é usar as pentatônicas,mas sempre colocando um tempero: a Blue Note, usar numa menor de D , a maior de C, ou mesmo o inverso...Isso tudo com feeling, onde é mais importante....

Gui
Veterano
# fev/03
· votar


NELTON
curto sim, pq??

tb acho q arranjo é espontaneo, principalmente em ensaios...

Seu Madruga Forever!!!!!

Lucas
Veterano
# fev/03
· votar


sim.. eh bem esponteneo... mais meu ''defeito'' eh decorar nas 5 regioes as triades e escalas... iso eu me enrolo pra caramba... o gui tu conhece oficina g3... se conhece sabe alguma musica no baixo deles?

NELTON
Veterano
# fev/03
· votar


GUI[/b]

Tem alguma coisa de Templo Soul? De musicas Soul, o q vc tem no se acervo?

Lucas[b]



Eu acho que seu problema é que vc ainda não pegou a célula ritmica da musica, ou seja vc se perde no tempo, e no bumbo da Batera. para vc da uma olhada. Numa musica Gospel conhecidíssima, ELE VIRÁ, que está em Dm, vc pode fazer a pentatonica menor de Dm, a maior de C, e a maior de F., que praticamente chega a ser muito difícil vc usar uma nota errada.Ah! Detalhe, vc pode usar a Blue Note em todas. Isto serve para qualquer musica em que fique muito tempo num acorde só. quando há muitos acordes, e pouco tempo, Tenta mostrar qual é o acorde.Como assim? Exemplificando fica melhor: Am7M/ E7(13). Vamos supor que vc tenha que fazer uma levada com essas Duas. Faça assim: A(Tonica) C(3menor) e G#(7 maior), se quiser pode usar Eb (Blue Note). Já no E7(13), simples: E(T) G#
(3 Maior) , e C (13). Praticamente uma tríade...Deu para entender. qualquer coisa: neltoneobaixo@yahoo.com.br

Gui
Veterano
# fev/03
· votar


NELTON
eu ainda naum tentei tirar, eu acho q tenho algo do groove soul

Gui
Veterano
# fev/03
· votar


Lucas
no cifraclub tem um solo de baixo do duca, e tb tem o supergospel...

Lucas
Veterano
# fev/03
· votar


ok nelton.... mas eu sei usar bem a triades... as escalas eu me perdo..

NELTON o q eu nao entendo eh pq quase todos os baixistas nao fazem as triades, raramente eu vejo( a nao ser q eu nao veja outras musicas q tocam triades)a muscia ''retrato pra iaia'' do los hermanos o baixista usa triades dos acrodes na musica, ficou bem bacana na musica... pois bem minha dificuldade eh encaixar arpejos,triades nas musicas seja rock,golpel,mpb e ...


me explique ai qual eh a sua ''tecnica'' pra esse meu prob. SE tiver.... t+

Lucas
Veterano
# fev/03
· votar


pow gui.. valeu bom saber....

Gui
Veterano
# fev/03
· votar


Lucas
é pq eles preferem pentatonicas e modos gregos, se vc quiser ouvir triades, ouça forró q é basicamente isso!!

triades eu geralmente encaixo na hora de mudar de nota, junto com cromatismo slide

NELTON
Veterano
# fev/03
· votar


LUCAS[b][/b]

Longe de mim ter tecnicas próprias. mas faço das palavras do Gui as minhas,mais uma coisinha: Tenha estas escalas na cabeça e nos dedos, e na hora da música a utilize, varie, uma hora use as tríade e na outra use os modos Gregos (Cuidados com eles!). Tudo com uma coisinha chamada Feeling, s evc tiver pode usar só 2 notas mas vai ficar mais legal do que vc ficar usando escalas e esclas e escalas. Ah! Outra coisa , só pq o arpejo está lá montado com 4 ou 3 notas, ou a escla pentatônicas, ou uma escala cromática, que vc é obrigado a usar todas as notas, não, eu como toco para segurar a "cozinha" uso 3 notas no máximo, as vezes sobra mas aí são raras.Mas aí eu vario, hora a T , 3 e 5, hora T 3 e 7, hora T 6,7,e 8 e aí vai...

Lucas
Veterano
# fev/03
· votar


NELTON

manjei cara.... mas.. assim, as escalas mais importantes q tenho q decorar, quais sao? (pra tocar numa musica....)

Pipoca
Veterano
# fev/03
· votar


Por falar em triades, na couver baixo 5 tem um solo do cliff burton que é feito nas triades de Dm e CM.

Lucas
Veterano
# fev/03
· votar


como eu ''encaixo'' uma escala numa musica?

NELTON
Veterano
# fev/03
· votar


bEM, SEM SER ENROLÃO,MAS É NECESSÁRIO DIZER, A MÚSICA NÃO É UMA CIÊNCIA EXATA, APESAR DE USAR MUITA A MATEMÁTICA.
Não se encaixa escala numa música, vc usa notas de uma escala numa musica. Se tocar baixo é somente usar escala num tempo pré determinado, os guitarrista terão razão em dizer que tocar baixo é a coisa mais fácil do mundo,vc não acha.
Mas como se encaixa as notas numa música? Bem primeiramente, tem que saber qual a gama de notas que vc tem a disposição. Como quero matar 2 coelhos de uma vez, LUCAS[b], vou trabalhar com uma música bem fácil, que usa Am e G , e resolvi só usar as suas tríades,tá bom. Feito isto, coloca na sua cabeça não as posição das Notas,mas sim as notas, no caso temos, em G: G, D,B; e em Am: Am, C, e E. Terceiro, analise as notas, já percebeu que são exatamente elas se encaixam entre si. Então vem a parte mais importante: Vc! É claro , é vc o baixista, vc tem persolnalidade,não tem, então a partir de agora, siga a célula rítmica, e nos espaços comece a soltar uma ou 2 notas, sei lá, quantos vc achar que fica bom.
Viu? Com certeza vc faz isto mas não sabia,não é?
Agora eu vou explicar o pq do pouco uso das Triades, e o uso das pentaônica,maiore ou menores (A mais importante que vc deve lembrar): Muitos, acham que só usando as tríades,vão parecer guitarristas que pegaram no baixo, pq guitarrista, só usa as tríades no baixo. E as pentaônicas bem ou mal, fazem com que aca uma integração entre uma nota e outra, deu para entender? Isso num solo é de grande valia, sabe...

Digao
Veterano
# fev/03
· votar


teste

Lucas
Veterano
# fev/03
· votar


sim , NELTON vc conhece por de+ DE BAIXO...

MAIS UMA COISA Q EU ACHEI ESTRANHA, TIPO EU FACO UM C.
COMO Q EU VOU SOLTAR UMAS NOTAS DELE.... TALVEZ SEJA MEIO DIFICIL PRA VC ENTENDER MAIS FAIZ UMA ESFORCO AI HEHEHEHE...

Gui
Veterano
# fev/03
· votar


use a triade de C: C, E, G. ou então vc pode brincar com a tonica e a oitava, a escla mais importante na minha opinião é a pentatonica, brinque tb com cromatismo...

NELTON
Veterano
# fev/03
· votar


Bem Lucas, pare de pensar no acorde de C maior, e pense na sua escala, seja pentatônica,cromática,aromática...vamos ao exemplo de C, como pediste:

>>>Primeira coisa: veja se vc consegue acompanhar o bumbo da batera (Estou usando o pizzicatto, se for slap, leve em consideraçào tb a caixa), já consegue? Então continue lendo, se nào, vai tratando de resolver este problema básico,mas que muito baixista, incluasive profissionais tem...

>>>Agora pense no tempo que vc irá ter entre esta nota (C), e a próxima nota, vamos usar o G. Como eu vejo isto? Simples: é só ver se a nota vai durar 1 tempo, 2 ,3 ou 4 tempos. vamos situar o mais comum, 4 tempos...Já viu, entào me segue...

>>>>Agora analise nào só esta nota, mas todas, veja o q vc pode utilizar nela, recomendo no início a pentatônica. pq eu peço para vc analisar? Pq vc vendo quem é o Tom, a sua 2 , 3, 4 , ...Para que isto, mas tarde vc vai entender melhor quando vc estudar modos gregos...

>>>>Se utilizando do exemplo de C e Sol, vejo que o Tom está em C e que Sol, é a quinta maior. E agora o que faço? Bem, inicialmente se lembre do primeiro passo,se lembrou, isto mesmo, o Bumbo, a chamada célula rítmica. Agoara colque o em planos teóricos. falei complicado demais nào? falo mais simples: solfeje ou escreva o tempo do bumbo. geralmente, o baterista faz isto : B C B B C ( B= Bumbo , C = caixa). Se lembre que vc terá que fazer todos os bumbos.pq? mais importante do que começar a soltar notas aí, é vc e o batra serem praticamentes unidos, afinal ,vc nào vai solar...

>>>bem posto tudo em prática, vem a parte mais chata de escrever, posto que é a parte prática. Vc faz a célula, e nos tempos em que sobrar, sempre sobra, pq senão o baterista nào aguenta fazer todos os bumbos,nem aguenta tocar mais de uma musica, pois a panturrilha vai doer pacas...

>>>Para finalizar vou fazer o seguinte: Vou usar as notas de C e de Sol, naquela batida que falei acima:

C c C C c - G c G G c - como ficaria se vc nào usasse mais nenhuma nota...

Agora nos espaços me dado na caixa eu vou me utilizar, tá bom?

C D C E A G# G c G G B D

Viu? eu utilizei as caixas para fazer as notas. mas é algo rápido, e utilizei um crmotismo (G#) para ligar o meu arpejo de C para G. Tb recomende que dê pausas nas caixas e faça os arpejos no final do tempo. Veja tb, que nem sempre eu fiz os 2 bumbos com o mesma nota, pode variar...

>>>>mas comece devagar, usando 1 ou 2 notas, pois melhor poucas notas bem dadas, do que milhares sem sentido...

>>>>Se puder escute a música "Prazer e Luz"da Luciana mello, é ótima! Muito bacana, vc vai ver que o baixista vai segurar com o batera, quase sem dar arpejos, em Bm7, Em7(9) e F#7(b13). E verá que quando o bumbo vai dar um tempo ele, joga umas notas da escala. Não se impressione com o slap que ele dá na virada tá bom. Ah! Nop início, e no refrão ele faz o seguinte: B7M, Em(9), F#sus, B7M9, Em7(9), A7(13), D7M, G7M9, C#m7(b5), F#sus. Faça de início só as cabeças, depois varie, e jogue as notas, tá bom...

Ficou grandinho né?
Qualquer coisa amanhà estou aqui, é só mandar a dúvida hj, que respondo amanhã.
Escrevo muito, pq já é vício, Faço faculdade de História, sabe...

Lucas
Veterano
# fev/03
· votar


pow cara valeu.. ai....

mais o prob eh q eu nunca toceui numa banda so agora q me cahamram pra eu tocar na banda da igrja...

bom, o q eu faco eh um 3M 5J e as vezes setimas d uma nota.

... bom devagar eu vou aprendendo hehehehehehe....

no momento estudo triades, e as vezes jogo um arpejo da triades numa nota... tipo Dm7 = T 3m 5J 7m T ( o q garalmente faco) bom ai depois disso eu posso tocar devolta as notas.... entnede? bom .. eh + ou - isso o q faco.......

NELTON
Veterano
# fev/03
· votar


Tá ótimo!!! Isso aí. Quanto a banda , é como primeiro beijo, só vai aprendendo praticando...Foi assim comigo.
Quanto as levadas, só uma coisinha, tome o cuidado com a 5J, pois ela em demasia, faz com que a música tome um f6olego de pagode , ou Baiào tá bom. use a 3, ela é ótma para mostrar com a dissonancia do acorde, se prestar bem atençào , o que diferencia, o C do Cm, é o E, e o Eb, logo a sua 3. use a setima tb, quando for 7M, use 7maior, e assim vai...
Mas nào pare de estudar nunca...

Vc mora onde?
mas alguma pergunta (rs)
Curte Back Music?

Lucas
Veterano
# fev/03
· votar


ei nelton ... vamos conversar por e-mail???

bom eu peguei seu e-mail e jah estou lhe enviando um e-mail... blz?

no e-mail eu t dou me e-mail ttah.... lah eu t falo tudo...



enquanto as triades, ta bom ... mais assim agora quero me aprefundar em vez d fazer C = T 3M 5J eu faco t teerceiras e quintas agudas e grocas....

Gui
Veterano
# fev/03
· votar


Lucas
só uma coisa a mais, tem mta musica da minha igreja q eu naum coloko nda, só peso na musica, principalmente se for um hino antigo e bem lento...

NELTON
Veterano
# fev/03
· votar


o legal é vc sentar com o tecladista lá da Igreja, pegar estes hinos antigos e começar a reharmonizar, mudar o ritmo, ou a passagens de acordes, isso é bem bacana. E temos que lembrar uma coisa quando estamos tocando num grupo, não pensemos em nós mesmos mas no grupo, resumindo, é para tocar dando peso, nãio inventando mirabulhantes arpejos,não, uma ou duas notas variando é o ideal, a nào ser que a musica lhe permirta a começar a colocar seu estilo...
valew galera
Quanto ao Black, alguém aí tem alguma musica do Templo Soul?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a aranjos no baixo