Eu posso desempenar o braço do meu baixo em casa ou é perigoso dele piorar?

    Autor Mensagem
    Pincharmonic
    Membro Novato
    # 20/jan/23 22:05


    Eu sei que já abriram um topico perguntando sobre como desempenar o braço de um baixo e talz, mas os links q forneceram ja caíram e eu já sei que [em alguns casos] da pra desempenar um baixo mexendo no tensor dele.
    Mas aí fica a minha dúvida: Se eu tentar desempenar ele em casa com a chave certa, ainda assim tem o risco de piorar ou quebrar o braço do baixo?


    To querendo levar num luthier pra ele fzr isso mas eles cobram caro pacas e eu to quebrado.

    Ramsay
    Veterano
    # 20/jan/23 22:14
    · votar


    Pincharmonic
    Como é que vc sabe que o braço do seu baixo está empenado?
    Quais são os sintomas que vc percebe ao tentar tocar o baixo?
    Porque se o braço estiver torcido, aí não tem jeito, é peça pro lixo.
    Sugiro que poste umas fotos do seu instrumento pra podermos avaliar.

    makumbator
    Moderador
    # 20/jan/23 22:18
    · votar


    Pincharmonic

    Bem, sempre tem risco de piorar (ainda mais com vc tendo pouca ou nenhuma experiência na tarefa). Se o problema for mesmo passível de ser resolvido apenas regulando o que tensor (na maioria das vezes é isso mesmo) não é um bicho de sete cabeças. A questão é vc conseguir diagnosticar que é apenas isso.

    Vc já fez uma cotação do preço do serviço em luthiers de sua região?

    Wanton
    Veterano
    # 20/jan/23 22:22
    · votar


    Pincharmonic

    A curvatura está em qual sentido? Se o braço não estiver torcido, acho que é possível regular com o tensor. Mas seria bom ver o estado do berimbau. Tem foto?

    Pincharmonic
    Membro Novato
    # 20/jan/23 22:49
    · votar


    Todas as cordas quando eu tento tocar fazem um som como se eu estivesse abafando elas (junto ao fato que uma vez eu empurrei o braço dele pra frente e o som dele voltou parcialmente enquanto eu tava segurando) e nas primeiras casas ele tá trastejando, não sai som nenhum... alias olhando ele de lado eu percebi q ele tem realmente uma leve curvatura pra frente, só confirmou meu palpite de q tava empenado

    Pincharmonic
    Membro Novato
    # 20/jan/23 22:51 · Editado por: Pincharmonic
    · votar


    Wanton
    Acredito eu que esteja em sentido côncavo

    guilherminhoGOD
    Membro Novato
    # 20/jan/23 23:28
    · votar


    Wanton
    juro que perdi as estribeiras com o estado do berimbau kkkkkkkk

    Pincharmonic
    faz o seguinte, amigo, você pode estragar o seu instrumento se for truculento na hora do ajuste. no seu caso, você vai pegar a chave allen do tamanho correto (se não tiver o tamanho exato, vá comprar, não mete o louco) e vai soltar 1/4 de volta o parafuso (sentido anti horario olhando pelo headstock e com as cordas frouxas). Resolveu? testou todas as casas e parou o trastejamento? legal! deu uma volta inteira e não resolveu? vai num luthier que o problema não é tão simples.

    normalmente meia volta já resolve

    Pincharmonic
    Membro Novato
    # 20/jan/23 23:43
    · votar


    GuilherminhoGOD
    Voce nao tem ideia do quanto eu ri desse comentario kkkkkkk

    Entendi entendi, eu vou procurar a chave certa, que eu tenho certeza que tenho aqui em casa em algum lugar, se ela encaixar vou fazer desse jeito mesmo, depois volto pra falar os resultados.

    Pra alguém aí que esteja com o mesmo problema, oque o GuilherminhoGOD falou é exatamente oque é mostrado nesse video que me esclareceu bastante coisa:
    https://www.youtube.com/watch?v=WS7e2JkRZaw

    guilherminhoGOD
    Membro Novato
    # 21/jan/23 20:14
    · votar


    Pincharmonic
    Boa, dps fala se deu certo! abç

    thiago.guitar.2023
    Membro Novato
    # 21/jan/23 21:28
    · votar


    Pincharmonic

    Em minha opinião, vale mais a pena, optar por um Luthier fazer o serviço. O contrabaixo voltará a ficar com qualidade, e valerá o investimento feito na prestação desse servico, pelo Luthier.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # 04/fev/23 12:39
    · votar


    Pincharmonic
    Leve seu instrumento à um luthier habilitado.
    Abç

    DJ Bozó
    Membro Novato
    # 26/fev/23 14:40
    · votar


    Pincharmonic

    É compreensível ter dúvidas sobre como desempenar o braço de um baixo, especialmente se você não tem experiência em reparos de instrumentos musicais. Embora seja possível desempenar o braço usando a chave correta do tensor em casa, há sempre um risco de causar danos adicionais ao instrumento.

    Se você não se sentir confortável em realizar o reparo sozinho, é altamente recomendável levar o seu baixo a um luthier qualificado. Os luthiers têm o conhecimento e as ferramentas necessárias para reparar o braço do seu baixo com segurança e eficácia.

    Embora os serviços de um luthier possam ser caros, é importante lembrar que a qualidade do trabalho realizado pode ter um impacto significativo no som e na tocabilidade do seu baixo. Se você tentar desempenar o braço do seu baixo em casa e acabar causando mais danos, isso pode resultar em custos ainda maiores para reparos futuros.

    Portanto, se você não tem experiência em reparos de instrumentos musicais, é altamente recomendável levar o seu baixo a um luthier para garantir que o reparo seja feito corretamente.

    Pão Quente
    Veterano
    # 26/fev/23 15:39
    · votar


    Sugiro procurar um profissional, pode sim piorar a situação dependendo do caso, confia, eu ja fiz merda, não seja igual eu

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Eu posso desempenar o braço do meu baixo em casa ou é perigoso dele piorar?