Dúvida sobre Captadores

    Autor Mensagem
    BigBadWolf
    Membro Novato
    # jan/22


    Boa tarde a todos, sou novo aqui no fórum e espero poder ajudar tanto quanto puder contar com a ajuda de vocês, eu desde já agradeço muito por isso, pois eu apenas toco o contrabaixo como amador e pra mim mesmo e agora, recentemente, resolvi me empenhar num projeto de final de semana para ocupar o tempo livre. Nesse projeto eu resolvi montar um Cigar Box Bass e eu comecei a juntar as sobras de outros baixos que eu já tive aqui em casa. Eu encontrei um captador funcionando para usar no projeto e dai me surgiu a dúvida, boba mas surgiu, já procurei a resposta na internet e até agora não encontrei nada a respeito, então, por mais que pareça uma duvida idiota eu gostaria de sanar essa curiosidade, o captador que encontrei eu não sei informar nada sobre a fabricação dele, pois não tem nada escrito, são dois captadores unidos por um fio e de um deles sai um fio branco e do outro um fio preto, ele estava instalado em um baixo que eu comprei para tirar peça, com o braço quebrado antigo e sem marca também. esse baixo era precision e tem aqueles captadores que ficam instalados desalinhados um com o outro, um pouco mais pra cima e o outro mais pra baixo, a duvida que me surgiu é justamente quanto a isso, eu não quero desmontar o conjunto e eu não sei porque razão a escolha de instalar eles em posições desalinhadas ao invés de lado a lado, como eu disse, não tenho esse conhecimento tecnico e gostaria de instalar eles lado a lado certinho, isso vai afetar o som? devo instalar eles dessa forma? no baixo eles são instalados dessa forma apenas por estética ou faz diferença? eu agradeço muito pela ajuda.

    Ainda sobre esse mesmo projeto eu pretendo fazer ele apenas com as cordas de afinação MI e LÁ, qual seria uma largura conveniente de usar para a escala? pretendo fazer ele com escala de 28 polegadas, vou perder muito grave?

    Mais uma vez obrigado, sei que a dúvida é bem boba mas não sei se isso vai interferir no projeto.

    Ismah
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    A questão do desalinhamento, é espaço físico para as duas bobinas.Simplesmente, as duas não cabem no mesmo espaço. Existe uma diferença de timbre, pelo menos teoricamente. Na prática acho desprezível.

    Quanto a escala, isso pode ser compensado com cordas mais grossas. Vide um UkeBass!

    BigBadWolf
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    Muito Obrigado pela ajuda Ismah, para o meu projeto eu realmente acho que usar os dois captadores não será um tanto relevante, tal como você mencionou, pois ouvi que eles são assim por que cada captador fica responsavel por duas cordas e dessa forma reduz o ruido, como pretendo usar apenas 2 cordas acredito que esse detalhe seja mesmo um tanto pequeno, como você falou, então decidi montar um exatamente ao lado do outro sem desmanchar o conjunto.
    Sobre a escala eu tinha pensado em usar cordas de baixolão para não ter uma tensão muito grande (salvo se eu estiver errado sobre esse detalhe), eu tenho um UkeBass da Tagima em casa, eu detestava aquelas cordas de borracha que normalmente eles vem de fábrica, dai eu comprei um jogo de cordas da Kala, que são metálicas e próprias pra UkeBass e o som ficou maravilhoso, sem dizer a tocabilidade que melhorou muito por não ficar grudando no dedo, menos trastejado, só evolução rs... por essa razão eu tive a ideia de usar as cordas de baixolão no projeto, por eu estar trabalhando em um instrumento mais artesanal e com materiais não tão nobres, e por esse motivo eu achei que poderia perder no timbre pela escala ser mais curta que a do baixolão em si.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre Captadores