Upgrade em Baixo

    Autor Mensagem
    Hofner62
    Membro Novato
    # abr/19


    Pessoal sou novo no fórum e já li muita coisa interessante aqui, motivo pelo qual fiz meu cadastro.

    Também já li alguns tópicos relacionados a dar um upgrade em baixos de baixo custo, que me fez pensar bastante.

    Tenho um Tagima TW65 (PJ) que comprei bem barato mas realmente seus captadores são bem fracos. Comprei caps Malagoli Custom 63 pro P e um J-Hot pro J, pra ele ficar mais versátil. A diferença de som, saída e potência foi absurda. Estou realmente encantado com o som que consigo tirar dele em um Ampeg Micro VR 200w.

    Agora estou com uma dúvida e queria a opinião de vocês: já comprei outro captador Malagoli, o Quarter Tone pra um baixo precision. Estou em dúvida entre o SX Spb57 e um Tagima TW66.

    Qual me recomendariam? Obrigado

    Buja
    Veterano
    # abr/19
    · votar


    Tagima TW66.
    Porque? Sei la, acho bonito. Pegaria ele rs.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/19
    · votar


    Hofner62
    SX SPB57.
    Abç

    JJJ
    Veterano
    # abr/19
    · votar


    vou desempatar... eu iria de SX

    Hofner62
    Membro Novato
    # abr/19
    · votar


    Tenho certeza que esse (quase) empate é natural. No quesito beleza, eu acho realmente o SX mais bonito, bem semelhante ao Fender Precision. O mais incrível é que a diferença de preço entre os dois é de 12 reais, incluindo o frete! Como já tenho o Tagima TW65, estou tendendo a ir pro SX pra variar modelo e timbres. Mas nunca toquei em um, será realmente uma compra no escuro...

    Hofner62
    Membro Novato
    # abr/19
    · votar


    De qualquer forma, valeu aí pela contribuição pessoal. Devo efetuar a compra na sexta feira. Até lá se mais alguém puder dar uma opinião seria ótimo. Obrigado!

    Seu Vader
    Membro Novato
    # ago/21
    · votar


    Galeros, aproveitando o tópico, gostaria de uma ajuda.

    Tenho um EGB5000 que não tem mais me agradado no timbre, o bicho é bom mas é grave demais em alguns aspectos e timbrar ele em alguns cubos é ruim pelo excesso de graves.
    Aí recentemente arrumei meu antigo baixo e regulei e lembrei do timbre que gosto que é o PJ. Só que o único PJ que eu vi de 5 cordas que quase está no orçamento(QUASE) é um Yamaha bB235 e ele é também o timbre que procuro, só a estética que não me agrada muito.

    Então me veio uma ideia, pegar um Jazz Bass simples(são mais bonitos) e transformá-lo em PJ, colocando os caps Cabrera, os candidatos seriam Auburn, um TJB5 ou um Strinberg JBS55.

    A dúvida é a seguinte, valeria a pena no Auburn por ele ser o mais simples? Daria muita diferença se fosse nele? Ou o melhor mesmo seria fazer num Tagima ou no Strinberg que vão ter um pouco mais de qualidade?

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # set/21 · Editado por: anderson_gesteira
    · votar


    Seu Vader Precisa avaliar bem a madeira, se é boa, tem muitas emendas e tudo mais. E fora que terá que fazer um escudo sobre medida, ai seria algo pra trabalhar com luthier, pq tem a distância certa e tals. Dependendo do custo com ele pode ser que vale a pena fazer o upgrade. E sempre é recomendável ao fazer essas trocar de preservar os captadores originais pois se revolver vender os caps trocados não aumentam o preço, ai vale a pena vender os captadores trocados e colocar os originais de volta

    HortaRates
    Membro
    # set/21
    · votar


    Seu Vader
    Eu acredito que no seu caso existem diversas opções, inclusive não trocar de baixo. Essa questão de "grave demais" pode ser solucionada de diversas maneiras: trocar os captadores, trocar o tipo/marca de corda, colocar um pedal de equalizador/pré amp na frente são alguns exemplos.

    Em questão de pegar um baixo Jazz desses e transformar em PJ eu acho besteira. São instrumentos de entrada, sem muita qualidade, e é muito provável que mais pra frente, seja daqui a meses ou anos, você vai querer vender pra pegar um melhor. E vender com esse tipo de modificação vai ser praticamente impossível, então você vai ficar preso, "casado" com esse instrumento, a não ser que queime por um valor muito abaixo do mercado. Então se quiser pegar um baixo novo, pegue um que já seja PJ. A condor tem uns baixos PJ bem legais no mercado de usados a um bom preço. Tem passivos (linha BX), ativos (linha XB), de 4, 5 e 6 cordas, por exemplo. Na minha opinião vai ser muito mais negócio.

    Seu Vader
    Membro Novato
    # 22/set/22 20:42
    · votar


    Um pouco mais de um ano eu volto aqui com mais uma dúvida...
    Com o preço atual dos baixos, compensa pegar um usado desses de entrada, Tagima, Strinberg, PHX etc...(Tem alguns modelos com uma estética agradável ou que me chamam atenção) E Fazer um projeto de modificação para ter um baixo único seu ou o negócio é realmente fazer um financiamento de 360 meses e ir numa luthieria legal e fazer um?

    Pergunto isso pq tenho um baixo nos meus sonhos mas ele não existe no mundo real, sempre tem algum com alguma característica próxima mas nunca exatamente como quero.

    Com essas marcas citadas, creio que não gastaria mais de 3k no projeto.
    Meu receio é relacionado ao tensor e trastes desses baixos baratos se aguentariam por um bom tempo sem ter que mexer neles.

    Vale a pena?

    Wanton
    Veterano
    # 23/set/22 09:54
    · votar


    Seu Vader
    Pergunto isso pq tenho um baixo nos meus sonhos mas ele não existe no mundo real, sempre tem algum com alguma característica próxima mas nunca exatamente como quero.

    O que você quer? Consegue descrever?

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # 23/set/22 11:27
    · votar


    Eu só tive uma experiência com instrumentos usados, e foi até boa pois foi negocio em família. Então instrumento usado é arriscado, mas pode valer a pena, principalmente pensado que vai fazer modificações. Então imagino que queira modificar captação e tals, então pode partir pra um projeto onde pega um instrumento muito bom de estrutura, mas com algo na captação e montar algo bem legal. Ou então você pode por exemplo, procurando na internet pegar um corpo e braço e ir montando com um luthier que também pode sair bem em conta também, ai colocando ferragens e captação do jeito que quer sendo mais em conta que montar um instrumento do zero em um luthier

    Seu Vader
    Membro Novato
    # 24/set/22 19:30
    · votar


    undefinedO que você quer? Consegue descrever?

    Então, esteticamente eu gosto muito de jazz bass mas não sou muito chegado na configuração, prefiro PJ.
    Só que recentemente eu descobri o JMJ4 da Tagima e achei uma configuração excelente, com exceção de ser 4 cordas e ser jazz bass ao invés de PJ.

    A ideia seria copiar aquilo pra 5 cordas, um passivo com um captador jazz na ponte, um musicman no meio e um precision na frente.
    Aí tenho alguns candidatos que facilitariam essa modificação, que é o próprio tjb5 e surgiu tbm a possibilidade do phx MSR5...

    LeandroP
    Moderador
    # 24/set/22 19:40
    · votar


    Seu Vader

    Pode ser que com alguma busca você encontre o instrumento da forma como idealiza. Contudo, você pode aproveitar a ocasião e procurar um bom luthier para realizar o seu projeto.

    Seu Vader
    Membro Novato
    # 24/set/22 20:12
    · votar


    só tive uma experiência com instrumentos usados, e foi até boa pois foi negocio em família. Então instrumento usado é arriscado, mas pode valer a pena, principalmente pensado que vai fazer modificações. Então imagino que queira modificar captação e tals, então pode partir pra um projeto onde pega um instrumento muito bom de estrutura, mas com algo na captação e montar algo bem legal. Ou então você pode por exemplo, procurando na internet pegar um corpo e braço e ir montando com um luthier que também pode sair bem em conta também, ai colocando ferragens e captação do jeito que quer sendo mais em conta que montar um instrumento do zero em um luthier

    Olha, eu até o momento tbm tive boas experiências com instrumentos usados, meu baixo atual comprei usado e está comigo há uns 5 anos e não me deixou na mão. Uma pena só ter aprendido a timbrar ele direito no último ano kkkkk

    Mas considerei a ideia também de pegar partes e ir montando, só que fico com receio desses kits pré montados ou de comprar peças aleatoriamente pra depois montar...
    Se achasse um bom corpo e bom braço poderia até considerar mas acho um tiro no escuro.

    Seu Vader
    Membro Novato
    # 24/set/22 20:21
    · votar


    Pode ser que com alguma busca você encontre o instrumento da forma como idealiza. Contudo, você pode aproveitar a ocasião e procurar um bom luthier para realizar o seu projeto

    Eu vou continuar pesquisando, gostaria de encontrar e que fosse menos de 3,5k. (Tô muito longe de ser profissional, mas gostaria de ter os timbres que me identifico)
    Mas tbm não vou descartar a ideia de um bom Luthier.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Upgrade em Baixo