Isso tem som de Precision?

    Autor Mensagem
    pequenogafanhoto
    Veterano
    # fev/19 · Editado por: pequenogafanhoto


    Estava procurando um Precision passivo pra tocar e gravar rock (já tinha um Jazz 5c ativo entao ja tenho onde praticar) e acabei comprando esse da internet, julguei que era bom porque era de luthier. Aí, ele é entregue aqui em casa hoje, e eu que não tenho muito conhecimento em baixo, acho que não tem som de precision, não tem aquele "roncado" nos médios e mais parece um Jazz vagabundo. Estou realmente cogitando ir na loja onde testei um baixo velho todo surrado e empenado mas que tinha um médio roncado e agressivo, mesmo tendo que voltar uma grana e eu sendo um pobretão.
    Aqui vai um áudio do baixo de luthier (pizzicato e depois palheta).
    https://instaud.io/3hqR
    Opiniões? Tem som de precision, ou som de rock? Tem som bom?

    Ismah
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Acho que o que tu quer, não vem do instrumento... Mas cá pra nós, qual o problema de TER que soar como Precision?
    E tu que tem de dizer se o som agrada ou não...

    Buja
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    O ronco nao vem do baixo. Isso é lero lero de baixista.
    O ronco vem de cordas novas, um bom pre-amp bem regulado com médios na medida certa (ao contrario da crenca popular) e tocar com a tecnica certa. Da pra tirar ronco de baixo de 500 contos.

    Ismah
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Um detalhe interessante Buja... Cordas flat wound VELHAS... Aquilo não tem brilho nenhum! Põe um overdrive de leve, e gera harmônicos com isso...

    vbsilveira
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    tu comprou um baixo na internet, sem testar, de um luthier aparentemente desconhecido e sem ter conhecimento?? ai tem coragem kkkkkkkk

    Buja
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Ismah
    Bem falado. Cordas falt wound, aco que nem novas, da ronco nao.

    Outro ponto que sempre bato na tecla:
    Como baixista, de primeiro instrumento, vejo algo que sempre enpaca guitarristas principalmente, mas o pessoal do violão cai nessa tambem:

    Tocar com mão mole! Baixo que ronca tem que se tocar com firmeza. Força adequada. O famoso punch, o soco que so sai na mao, na raça.

    O cara as vezes sabe um sweep como ninguem, ou sabe um funky como ninguem, mas acha que por saber tocar guitarra, vai tocar baixo mais facil.
    Dai pega, jogar umas tonicas, as vezes, até toca diferentinho, mas na hora se ve que nao é baixista. Nao tem punch.

    O roncado começa ali. A tecnica, o dedo, a pitadinha de unha que bate.

    Quantas vezes ja vi nego tocar quase igual ao steve harris, aquela tum...turutum...turutum...turutum...tum...tum....mas nao tem sal, nao tem sabor.
    Faltou o punch. Ai o cara procura isso no baixo, nao acha. Procura no pedal, nao acha. Olha o amp, reclama da equalizacao do tecnico de som, diz que o amp é ruim, que a casa ta reverberando demais....e simplesmente ta faltando "sentar o dedo na boneca".

    O som do baixo que ronca começa com cordas round, novas. Depois começa por parar de amaciar o baixo. Ai se bota aqueles medios que abrem o timbre....e pronto....som de metal, som de country, som de slap começam a voar do baixo. Ja vi isso em condor xb24.

    É o mesmo que nego que reclama de strato que nao estala. UM dia um luthier tirou estalados brilhantes de uma memphis. Serio, ele quase deu um coro no knopfler. Em uma memphis. Ele tinha acabado de regular, botou cordas novas, e disse..."tem que tocar direito".

    Antes de procurar o erro no equipo, que é muito mais linear que o ser humano, temos que procurar em si mesmos...é o que eu acho.

    Ismah
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Tem um quadro em algum canal do U2B, chamado "Fala Baixista", e em algum momento falavam do efeito percussivo que o Steve Harris dava, atacando as cordas mais horizontalmente, o que faz elas baterem levemente contra os trastes e dá o efeito percussivo, que virou marca registrada dele...

    É um pouco o ajuste do instrumento se o cara é mão de fada ou lenhador, mas ainda assim, acredito que originalmente se conseguia sentando a mão mesmo...

    O timbre do Lemmy tem muito disso também, mas no caminho contrário... Se tocar como um baixo, não tem som de Lemmy, precisa tocar como guitarra, e de certa forma grotesca...

    vinibassplayer
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Antes de procurar o erro no equipo, que é muito mais linear que o ser humano, temos que procurar em si mesmos...é o que eu acho.

    o negócio é tão "mão do kra" q uma vez me perguntaram depois de um show se eu tava tocando num fretless pq o som tinha som de fretless
    detalhe, era um ibanez soundgear gio de entrada, ligado direto num stage dragon staner, sem efeito nenhum, só a pegada msm

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Isso tem som de Precision?