Indicação de contrabaixo para iniciante

    Autor Mensagem
    ricardo_noob
    Membro Novato
    # ago/18


    Boa tarde a todos.

    Estou querendo comprar um contrabaixo para aprender a tocar, sempre achei legal. Não entendo nada, então o que tenho feito é pesquisar e depois procurar modelos que me agradem.
    Nas minhas pesquisas vi que existem baixos Jazz Bass, Precision e Precision Jazz, tem uns que as cordas originais não prestam, tem que trocar captador, regular tensor, ponte etc. Pra mim que não entendo nada
    isso é tudo coisa do outro mundo.

    Mas enfim, depois de muita pesquisa e informação andei vendo alguns modelos que me agradam, a principio até R$800,00 ou se for o caso posso até pensar em pegar um melhor até R$1.400,00 da marca Squire Fender que vi no mercado livre.

    Por enquanto eu gostaria da ajuda dos colegas a respeito das marcas e modelos abaixo.

    Tagima

    Tw 65 Woodstock
    Tw 73 Woodstock
    Tjb 4

    Strinberg

    Cab16
    JBS40
    JBS50
    PBS40
    PBS50

    1- Quais os melhores ou melhor?
    2- Os baixo da Strinberg não tem tensor?

    Dos que citei os que mais me agradaram visualmente, já que tocar eu não sei, foram o Tagima TW 73 e o Strimberg JBS40 e JBS50.
    Tabém me agradaram os baixos da marca SX pois são idênticos visualmente aos Tagima e até a outras marcas como Gianini, Squire etc. (será um fabricante genérico para todas as marcas?) Enfim, essa marca SX é boa?

    Sem querer abusar da boa vontade dos colegas, estou pensando em comprar esse cubo Borne CB60 20W. Ele é bom ou tem algum outro melhor ou semelhante na mesma faixa de preço?

    Desde já agradeço.
    _________________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Favor ler as regras do fórum: http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

    Para dúvidas sobre compra de baixo, favor postar no tópico fixo:

    [FIXO] Como escolher seu novo baixo [Definitivo]

    Regras do Fórum Cifra Club

    1. Criação de tópicos

    1.3. Antes de criar um tópico, USE A BUSCA e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;

    Buja
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    Muitas perguntas rs.

    Vamos la:

    Buja
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    Nas minhas pesquisas vi que existem baixos Jazz Bass, Precision e Precision Jazz, tem uns que as cordas originais não prestam, tem que trocar captador, regular tensor, ponte etc. Pra mim que não entendo nada
    isso é tudo coisa do outro mundo.


    Impresidivel no inicio, é mandar pra um luthier regular, junto com um jogo de cordas novo pra ele, de preferencia cordas 045 (É so perguntar na loja na hora de comprar que eles sabem).

    O resto nao precisa trocar nao. Com o tempo voce saberá de precisará de trocar os nao. Geralmente nao.

    Buja
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    Mas enfim, depois de muita pesquisa e informação andei vendo alguns modelos que me agradam, a principio até R$800,00 ou se for o caso posso até pensar em pegar um melhor até R$1.400,00 da marca Squire Fender que vi no mercado livre.


    A marca é Squier! Pessoas escrevem Squire Fender so pra chamar atencao, porque Fender é uma marca de instrumentos consagrados e caros.
    Assim nao existe baixo Fender por 1400 reais. Existem Squiers. Que tambem sao bons baixos.
    Porem, por 1400 se acha baixos melhores do que Squiers dessa faixa de preco.

    Buja
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    Antes de falarmos de modelos de baixo, saiba que modelos possuem diferenças basicas, que nao se podem comprar "pelo visual legal".

    Porem, nao é nenhum bixo de 7 cabeças. Com qualquer baixo da pra tocar qualquer musica. Nao tem isso da baixo pra rock, baixo pra sertanejo, baixo pra jazz.

    Porem, de uma forma bem genericamente falando, os baixos tipo Jazz Bass tem melhor sonoridade para timbres abertos, e os precisions para timbres mais fechados.
    Falando assim, eu prefiro tocar Red Hot Chili Peppers com um baixo Jazz do que com um Precision e prefiro tocar Metallica com um Precision do que com um Jazz.

    Porem novamente falando, isso é uma forma bem superficial de dizer, e nao condiz com a maioria das vezes. De fato, com um jazz da pra tocar metal e pagode e com qualquer outro baixo tambem.

    Buja
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    1- Quais os melhores ou melhor?

    Dou sempre preferencia para os modelos da Tagima. Pelo menos até hoje são os melhoreszinhos construidos.

    Buja
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    2- Os baixo da Strinberg não tem tensor?

    Que eu saiba todos tem tensor sim. baixos Strinbergs são razoaveis. Ja tive 2. Tem modelos bem basicos, e tem modelos otimos.
    Mas, via de regra, prefiro os Tagima na maioria das vezes, com excecao daquele tagima millenuium que é uma meleca!

    Buja
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    Tabém me agradaram os baixos da marca SX pois são idênticos visualmente aos Tagima e até a outras marcas como Gianini, Squire etc. (será um fabricante genérico para todas as marcas?) Enfim, essa marca SX é boa?


    Baixo SX, o modelo Jazz bass, é muito bom. Otimo custo beneficio. Ja o toquei, e tanto em acabamento quando timbre é excelente.

    Nao é um fabricante generico para todas as marcas, se bem, que qualquer baixo desses, é feito na China.

    Enfim, marca SX faz instrumentos de qualidade na maoiria das vezes.

    Buja
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    Sem querer abusar da boa vontade dos colegas, estou pensando em comprar esse cubo Borne CB60 20W. Ele é bom ou tem algum outro melhor ou semelhante na mesma faixa de preço?


    É aqui que entra o ponto mais importante.
    Que uso voce vai dar pro amplificador. Tocar em casa? Ehh, 20w pode ser suficiente pra estudar no seu quarto. Porem, so serve pra isso.

    Nao da pra tocar em ensaios com os amigos.
    Pra isso, deve ser pelo menos, no minimo, minimo, minimo, uns 50w.
    Melhor acima disso.

    Som de baixo bom, precisa de amp potente. É até MUITO mais importante ter um bom amp do que um bom baixo.
    Em suma, tendo 2000 pra gastar, exemplo, é preferivel um amp de 1500 e um baixo de 500, do que um baixo de 1500 e um amp de 500.
    Exemplo, ok.

    Portanto, vamos supor que voce tenha disponivel esses 1400 pro baixo + 400 pro amp.

    Sugiro inverter entao a conta.
    Pegue um baixo mais barato e um amp melhor.
    Um amp de potencia maior e um falante de 12.
    Faz muita diferença !!!!

    Va na loja e teste....voce vai ver o que é melhor.

    ricardo_noob
    Membro Novato
    # ago/18
    · votar


    Som de baixo bom, precisa de amp potente. É até MUITO mais importante ter um bom amp do que um bom baixo.
    Em suma, tendo 2000 pra gastar, exemplo, é preferivel um amp de 1500 e um baixo de 500, do que um baixo de 1500 e um amp de 500.


    Obrigado pelas suas dicas.

    Então, minha intençõ realmente é aprender, apenas ter isso como um passa tempo, não tenho nenhuma intenção de tocar com amigos etc. Por isso a escolha por um aplificador mais simples(porém que preste, não estoure o falante...) para estudar e aprender, e quando ou se tiver consigo aprender o basicão, tentar acompanhar algumas músicas.

    No caso do baixo eu acho que vou optar mesmo pelo Tagima TW73. O amplificado além desse modelo da Borne CB60 que pelos reviews que vi parece ser bom, e possui entrada para PC/Celular. Mas agora vi esse Tagima Uranio Bass 30 e não sei se é melhor opção.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Indicação de contrabaixo para iniciante