Fiz a linha do baixo para uma musica, então eu também sou compositor dessa música?

    Autor Mensagem
    cawecoy
    Veterano
    # jul/18


    Olá boa noite. Tenho uma duvida e apreciaria muito uma ajuda, pois nao encontrei explicações pesquisando na internet.

    Comecei uma banda com um colega que já tinha todas as músicas na guitarra e voz, ele me chamou pra tocar baixo e comecei a inventar as linhas do baixo, até chegamos a gravar.

    Se quisermos registrar a música, eu serei considerado o que? Compositor? Coautor? Colaborador?

    João Sloboda
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar


    Vai ser considerado o baixista kk Já pensou que um baterista não merece ter seu nome como compositor apenas por criar a linha de bateria? Seu nome estaria em compositor se tivesse composto a musica, no entanto vc só fez a sua parte que é tocar o baixo.

    makumbator
    Moderador
    # jul/18
    · votar


    cawecoy

    Depende do acordo entre vocês. Se os dois concordam que as suas linhas contribuíram de maneira importante para a música, vocês dois podem ser considerados compositores (a legislação estabelece igualdade de condições entre os vários compositores de uma música, então se registrar com vários autores todos são igualmente compositores da obra).

    Mas em geral, na maioria dos casos você não seria incluído como autor apenas por criar uma linha de apoio à música que já havia sido estruturada antes por outra pessoa. Sua intervenção teria que ser considerada decisiva e importante para entrar na autoria (se na sua linha sugerisse novas passagens que não haviam antes, criasse seções novas, etc...).

    Mas no fundo o que vale é o que vocês decidirem registrar.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    cawecoy
    Colaborado ou co autor.
    Mas, como o makumbator falou... Depende do que foi acordado antes...
    Abç

    cawecoy
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    Entendi pessoal, ficou mais claro agora.