Baixo novo com chiado.

    Autor Mensagem
    MPala
    Membro Novato
    # mai/18


    Olá galera, sou novo nesse forum e preciso de um help.
    A alguns dias comprei um SX 4 Precision bass, um cubo metheoro de 20w para estudo e cabo santo angelo.

    Quando o tone está aberto e nao encosto nem na ponte e nas cordas o chiado acontece.
    Já li bastante no forum sobre realizar blindagem e aterramento utilizando fita de cobre e etc... para evitar esses ruidos.
    Mas a minha questão é : o equipamento é todo novo, é normal que isso já aconteça mesmo para novos equipamentos?

    Alguem indica um bom Luthier na zona Oeste ou Norte de SP-Capital?

    Obrigado.

    HortaRates
    Membro
    # mai/18
    · votar


    MPala
    Sim, isso é normal. O chiado acontecendo quando não se está encostando em alguma parte metálica caracteriza falta de aterramento. Provavelmente a tomada a qual o amp está ligado não tem aterramento, então você está servindo de terra ao encostar nas partes metálicas.
    Blindagem e aterramento do instrumento não vão resolver o problema, uma vez que este é na rede elétrica.

    Ismah
    Veterano
    # mai/18
    · votar


    MPala

    Há vários fatores envolvidos. Normalmente, o instrumento referencia o terra, em cima do músico, logo, é esperado que isso aconteça sim.
    Captadores HB, não tem esse problema, pois eles cancelam ruídos entre si.

    HortaRates

    Nem sempre é rede elétrica, NESSE caso é pouco provável... Se por um terra no instrumento, e usar cabos de 3 vias - aka, balanceados - terá um resultado equivalente. Aí recomendo uma chave para ligar ou desligar o aterramento da ponte... Pessoalmente, é um projeto BEM ANTIGO, fazer isso nas minhas guitarras, mas implica numa série de coisas que cu$tam...

    HortaRates
    Membro
    # mai/18
    · votar


    Ismah
    Por que você acha que não é a rede elétrica nesse caso? Se o instrumento tiver aterrado corretamente (o que é provável, até instrumentos baratinhos chineses já vêm aterrado de fabrica) mas a rede estiver sem terra pode surgir esse ruído. Eu acho que é a causa mais provável.

    Ismah
    Veterano
    # mai/18 · Editado por: Ismah
    · votar


    Porque singles fazem ruído até bem aterrados, e o SX4P tem dois deles em fase oposta, e não é impossível haver um problema nessa, mas não é o mais provável também.

    Mesmo assim, o terra do instrumento sempre é referenciado no músico, o terra DO AMP é na tomada... Via de regra, eles estão conectados pelo shield do cabo, que é ligado ao chassis, e esse ao GND do amp... Se fosse assim, não tinha sentido aterrar as cordas.

    Mesmo assim, o elo mais fraco arrebenta primeiro... Nesse caso, por probabilidade é o cabo e o amp.

    HortaRates
    Membro
    # mai/18
    · votar


    Ismah
    Porque singles fazem ruído até bem aterrados, e o SX4P tem dois deles em fase oposta, e não é impossível haver um problema nessa, mas não é o mais provável também.

    Sim, mas os captadores precision tem duas bobinas justamente para eliminar o ruído dos singles. Além do mais, a reclamação dele é do ruído que acontece quando não se está encostando nas costas, o que não tem nada a ver com o ruído de singles.

    Mesmo assim, o terra do instrumento sempre é referenciado no músico, o terra DO AMP é na tomada... Via de regra, eles estão conectados pelo shield do cabo, que é ligado ao chassis, e esse ao GND do amp... Se fosse assim, não tinha sentido aterrar as cordas.

    Eu não entendi essa frase. O terra do instrumento (tarraxas, que encostam nas cordas, que encostam na ponte, que se liga à traseira dos potenciômetros, onde os captadores estão aterrados, e tudo isso se liga no terra do jack) está ligado pelo cabo ao terra do amp, que está ligado ao terra da tomada. É tudo conectado. Ao meu ver, se algo se rompe neste caminho aí, você fica sem terra, e gera ruído.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/18
    · votar


    MPala
    Quando o tone está aberto e nao encosto nem na ponte e nas cordas o chiado acontece.
    É assim mesmo...
    Abç

    Ismah
    Veterano
    # mai/18
    · votar


    HortaRates

    O ponto é que é um instrumento Xáyna, não que seja ruim, mas é que eles contém erros bobos muitas vezes... Pode ser o caso , tanto na montagem, quanto na construção do captador...

    É de fato esperado que se tenha ruído quando desencosta a mão das cordas, com single...
    Se o amp não ajuda, é ainda mais provável... Mesmo com a rede elétrica excelente...

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Baixo novo com chiado.