Inversão de polaridade dos captadores

    Autor Mensagem
    betoborca
    Membro Novato
    # jan/18


    Ola galera, recentemente coloquei dois CAP malagolis no meu SX (J-HOT na ponte e CBS no braço) quando eu abria os dois cap soava um som distorcido e perdia ganho. O luthier inverteu as polaridades e o som voltou ao normal, pelo menos é o que parece já que não conhecia o som dos malagolis em um SX, está inversão é normal?

    JJJ
    Veterano
    # jan/18 · Editado por: JJJ
    · votar


    Acontece às vezes... é mais comum com captadores de marcas diferentes, que usam cores diferentes pros polos e a gente se confunde às vezes.

    Mas pode acontecer com a mesma marca também. Eu tenho 2 Gibsons aqui que tive que fazer algo parecido (só descobri que essa era a solução depois de ver uma foto do esquema, na web, já que os captadores tinham 5 cabinhos, cada um de uma cor e eram ligados de forma totalmente diferente um do outro!).

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    betoborca
    Sim, é normal.
    Não há nada de errado nisso.
    Abç

    betoborca
    Membro Novato
    # jan/18
    · votar


    Eu cheguei até a ligar na malagoli mais o luthier fez a inversão e voltou tudo ao normal. Agora preciso mesmo é blindar meu baixo, pois nunca vi um baixo chiar tanto quanto os SXs rsrs.

    JJJ
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Não há nada de errado nisso.

    Permita-me discordar um pouco, meu caro Bertola...

    Acho que os fabricantes deviam manter o padrão. Se, por exemplo, num captador simples, de duas vias, o cabo branco é positivo e o preto é negativo, é isso aí e pronto. Devia ser sempre um + e outro -.

    Não vejo motivo nenhum pra não padronizar isso, exceto nos casos propositalmente "estranhos", onde o cara quer uma sonoridade diferente, tipo a ligação do Peter Green e tal...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/18 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    JJJ
    Cara, mas já é assim...
    Todo captador com dois fios tem cabos + e - diferentes, com cores ou malha...
    Em capts de 4 ou 5 fios, eles já vem com cores distintas...
    O que ocorre é diferença de cores entre fabricantes, mas isso pode ser facilmente resolvido com um multímetro.
    Não entendi a sua discordância...
    Abç

    JJJ
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    O que ocorre é diferença de cores entre fabricantes

    Justamente! Isso é compreensível (embora pudessem se juntar e chegar a um acordo, mas isso é querer demais na economia quase anárquica em que vivemos...).

    O problema é que o nosso colega se refere a um mesmo fabricante, no caso, a Malagoli. E o meu caso, que contei acima, também era o mesmo fabricante, a Gibson. Nesses casos, não vejo nenhum sentido em haver troca de cores ou padrão.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/18
    · votar


    Eu tô apanhando pra ligar dois humbucker DiMarzio, que sempre utilizei na minha strato. Agora que defini que será 2hb, 1 vol, 1 tone e 3 vias, tô apanhando e só descubro quando coloco as cordas. O som limpo sai quase legal, e os drives é um horror.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    JJJ
    As cores distintas às vezes referem-se ao posicionamento dos captadores: Braço ou ponte. Os capts que vem nas Epiphones também seguem esse "padrão". Aliás, se você for abrir várias guitarra verá que o fio - geralmente é preto, e o + pode ser vermelho, branco ou até mesmo azul.
    Abç

    betoborca
    Membro Novato
    # jan/18
    · votar


    Os captadores que comprei são da mesma marca (malagoli), porém modelos diferentes J-HOT ponte e CBS braço, inclusive o J-HOT possui o timbre mais pesado, tal fato não o diferenciaria do outro com relação ao formato de confecção e por sua vez instalação?

    JJJ
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Sim, nesse exemplo, eu concordo, pra diferenciar ponte e braço.
    Mas no meu caso era tudo trocado, uma salada... rs

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    JJJ
    Mas no meu caso era tudo trocado, uma salada... rs
    Aí é erro de fabricação mesmo... Kkkk...
    betoborca
    tal fato não o diferenciaria do outro com relação ao formato de confecção e por sua vez instalação?
    Não, apenas há mais espiras de enrolamento. Agora, se a fábrica acha por bem colocar cores distintas em capts distintos, é opção deles...
    Abçs

    JJJ
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Tá mais pra maluquice do que erro...

    olha essa foto

    Na ponte, vermelho-preto-branco-verde-terra.
    No braço, branco-verde-vermelho-preto-terra

    Por sorte, eu achei essa foto aí e mais uma explicação em outro lugar, e com isso consegui ligar direito os captadores. Senão ia ser uma chutação sem fim até dar certo! kkkkkkk

    LeandroP
    Moderador
    # jan/18
    · votar


    JJJ
    Mauricio Luiz Bertola

    Quais os tipos de fios vocês preferem utilizar nos circuitos internos da guitarra/baixo? Eu procurei por aqueles fios revestidos em tecido, mas não encontrei em lugar algum.

    Ismah
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    JJJ

    Se não há um padrão para o que e quanto (em volts e carga) é sinal de linha, tu tá pedindo demais já né... rsrs

    LeandroP

    Eu uso cabo coaxial de ao menos 0,5 mm²

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    JJJ
    Putz!!
    Confuso mesmo...
    LeandroP
    Esse tipo aí da foto do JJJ serve bem...
    Abçs

    LeandroP
    Moderador
    # jan/18
    · votar


    Ismah
    Mauricio Luiz Bertola

    Tks ;)

    JJJ
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    LeandroP

    Eu acho que é entre meio e um mm, se não me engano.

    Ismah

    É, tudo bem, mas pelo menos os captadores do mesmo fabricante podiam ter cores compatíveis...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Inversão de polaridade dos captadores