Como escrever partitura para o baixo? Toco com banda.

    Autor Mensagem
    EricsonFR
    Membro Novato
    # jun/16


    Olá! Toco com uma banda e gostaria de aprender a escrever partitura com cifras e notas das frases que existem nas músicas para não me esquecer delas no meio do show. Sei ler clave de sol, mas tenho pouca prática e toco baixo a pouco tempo. Poderiam me ajudar?! Obrigado!

    makumbator
    Moderador
    # jun/16
    · votar


    EricsonFR

    Ué, você precisa saber escrever música para escrever a parte do baixo, só isso. Clave de fá no pentagrama.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/16
    · votar


    Como disse o makumbator, você precisa saber escrever música.

    Se você conhece a clave de Sol eu não vejo dificuldade em escrever ou ler na clave de Fá.

    Dica: A nota Fá está na linha onde tem os dois pontos da clave de Fá. Veja na imagem abaixo:

    Notas na Clave de Fá


    https://www.youtube.com/watch?v=iv8z7QjjmCs

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # jun/16
    · votar


    Ué, compra um caderno pautado e escreve...

    Sei lá, acho que nem entendi a pergunta...

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bem.
    O que já foi dito acima você deve montar a partitura na clave de fá.
    Pode fazer isto numa notação no papel mesmo.
    Mas o melhor é usar um editor de partituras virtual, ou seja um programa de computador.
    Pode ser o muse score que é gratuito, e aí você vai notando as suas músicas na parte do baixo e até nos outros instrumentos, não se preocupando tanto com a qualidade sonora, pois os samplers/instrumentos virtuais são mais simples.
    Mas serve para você treinar, e encontrar as oitavas certas para cada tipo de música, bmp etc..., pode acompanhar a reprodução do programa, e saber se esta tocando certo, e caso necessário usar também o metrônomo do software.
    E até fazer experiências de mudanças para soar melhor, enriquecendo com variações a linha ou sequência e ficar aquele baixo!
    E depois pode imprimir e montar o seu repertório.

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/16 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    EricsonFR

    Cara, se tu acha que vai ler/escrever partitura a ponto de ler frases e acordes corretamente e sair tocando, em pouco tempo, esquece... a coisa não é simples assim.

    Se precisa apenas "não esquecer" uma frase e os acordes, parte prá cifra + tablatura que servem justamente prá isso.

    Não têm "pulo do gato", "caminho das pedras"..........tem de estudar teoria musical e levar um bom tempo para dominar.

    "Aprenda alemão dormindo", "Emagreça comendo", e etc.... esquece. Isso não existe!


    Obs: Partitura é partitura, é escrita musical. Os instrumentos estão "encaixados" em sua frequência, indicada pela Clave. Mas a escrita, em termos gerais, é uma só.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como escrever partitura para o baixo? Toco com banda.