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      Como criar linhas de baixo apenas pela tonalidade

      Autor Mensagem
      kaellyson
      Membro Novato
      # ago/15


      galera começei a tocar baixo ja toco violão a uns 2 anos tenho conhecimento sobre formação de acorde intervalos simples dentre outros<queria saber cm faço para improvisar no contra baixo,mas uma improvisação por tonalidade (NAO PELAS NOTAS Q FORMAM O ACORDE)
      tenho conhecimeno sobre a formação do campo armonico ,mas na hr da pratica n consigo improvisar nem criar linhas

      Ismah
      Veterano
      # ago/15
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      Começaria SIM pelas notas do acorde, e dissonâncias possíveis.

      Por exemplo o walking bass do blues 16/8, em G


      G-------------------------------------
      D-------------2-x-3-x-2-x-------------
      A-----2-x-5-x-------------5-x-2-x-----
      E-3-x-----------------------------3-x-


      makumbator
      Veterano
      # ago/15
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      Ismah
      Por exemplo o walking bass do blues 16/8, em G

      Acho que você quis dizer 12/8 (no caso organizados em 4 pulsações "tercinadas") e não 16/8, que não é uma fórmula de compasso característica de blues tradicional.

      kaellyson
      Membro Novato
      # ago/15
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      acho q vcs n entenderam gente

      entamoeba
      Membro Novato
      # ago/15
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      kaellyson
      tenho conhecimeno sobre a formação do campo [h]arm[ô]nico ,mas na hr da pratica n consigo improvisar nem criar linhas

      Simples: pratique!

      BrotherCrow
      Membro Novato
      # ago/15
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      kaellyson
      acho q vcs n entenderam gente
      Como você disse que toca violão, achei que a sua dificuldade fosse a da maioria dos guitarristas que tentam tocar baixo: tocar baixo pensando como guitarrista. Quero dizer, em vez de segurar o ritmo, fazer o bottom end e sublinhar os acordes, talvez você estaria pensando em pegar uma escala só e inventar por cima, como se estivesse fazendo um solo de guitarra. Mais ou menos isso?

      Se for, tem duas coisas erradas com esse raciocínio: a primeira é que, normalmente, o papel do baixo na música não é esse (eventualmente vai ser, mas é secundário); a segunda é que, mesmo pro guitarrista, é muito importante prestar atenção nos acordes que rolam pro trás do solo, para escolher os descansos certos. Você pode fritar cheio de cromatismo na guitarra, mas vai ter que parar nas notas certas para aquilo ter um mínimo de cara de música.

      Percebi que você já fez um tópico com praticamente a mesma dúvida aplicada ao violão,
      http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/321791/
      então acho que esse segundo motivo é onde você está errando. Treine o ouvido, tente criar frases musicais, em vez de apenas procurar as notas da escala e jogar ao acaso. Espero ter ajudado pelo menos um pouco porque também penei bastante com isso.

      Ismah
      Veterano
      # ago/15
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      makumbator

      Estás certo, foi erro meu... desculpem!

      kaellyson

      Tente nos esclarecer então... O que mais posso te ajudar é que estude progressões, geralmente tenho envolvidos tônica, e quinta, mas como vou passar de I pra V, é que é o desafio rsrs

      Acho que estudar reggae e forró podem te dar uma luz, no rock o baixo é bem reto...

      mjcmello
      Veterano
      # ago/15
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      Já que vc tem conhecimento de formação de acordes, então vamos lá.

      Comece brincando só com as tônicas. Tente criar algo interessante mudando só o ritmo (já que vc não tem outras possibilidades além da tônica). Veja como a mudança de ritmo dá nuances diferentes para a música. Coloque ghost notes. Depois acrescente a tônica em outras oitavas. Brinque com a tônica em diferentes oitavas.

      Depois acrescente a quinta. No campo harmônico maior, a quinta é justa em todos os graus (exceto no VII). Use uma quinta mais aguda que a tônica. Depois experimente com uma mais grave. Eu costumo muito usar este cliche (5a grave - T - 5a aguda).

      Depois vá acrescentando as terças, etc. Vc vai perceber que no baixo um groove simples (com poucas notas) pode soar melhor que um cheio de notas.

      Buja
      Veterano
      # ago/15
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      mjcmello
      Vc vai perceber que no baixo um groove simples (com poucas notas) pode soar melhor que um cheio de notas.

      Voce disse tudo com esta frase. Baixo não é pra fritar. E se quiser fritar, nao fica bom como na guitarra. É melhor fazer uns double-slaps mais rapidos e conscientes, ou um tapping com melodia. Muito melhor que sapecar um tanto de nota no pizzicato, que se der sorte de nao embolar, fica muito chato.

      Ismah
      Veterano
      # ago/15
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      Muito melhor que sapecar um tanto de nota no pizzicato, que se der sorte de nao embolar, fica muito chato.

      Pizzicato é pra amadores! Pick rules! :P

      kiki
      Moderador
      # ago/15
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      Ismah
      Pizzicato é pra amadores! Pick rules! :P
      baixista que é baixista resolve no dedo

      (instaurando a polêmica)

      kiki
      Moderador
      # ago/15
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      kaellyson
      acho q vcs n entenderam gente
      mas voce precisa explicar melhor entao.

      (NAO PELAS NOTAS Q FORMAM O ACORDE)
      eu nao entendo o sentido disso.

      voce sempre vai partir das notas que compõe o acorde.

      por exemplo, em walking bass, voce usa muitas notas que nao estao no acorde, mas sempre dentro da escala, e as notas nos tempos fortes em geral são as notas do acorde.

      as vezes voce se apoia em notas que nao compõe o acorde, mas nesse caso voce está gerando dissonancias propositais, que no fim das contas muda o acorde.

      lembre-se que o acorde nao é só o que o guitarrista ou o tecladista tocam, é também a nota que o baixo toca e que os vocais cantam.
      se a guitarra fizer um sol maior, o baixista tocar um si e o vocal cantar um lá, vai soar um G9/B.

      kaellyson
      Membro Novato
      # ago/15
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      rsrs ainda com poco de duvida :(

      (NAO PELAS NOTAS Q FORMAM O ACORDE)
      eu nao entendo o sentido disso.

      voce sempre vai partir das notas que compõe o acorde.


      quero uma improcisção que nao seja apenas

      Tonica+3M+3m
      quero algo q esqueça um pouco a formação de cada acorde

      exemplo vou tocar cm auguem conheço a musica(ja ouvi a musica) mas nao sei a cifra delaa iae cm faço?

      BrotherCrow
      Membro Novato
      # ago/15
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      kaellyson
      exemplo vou tocar cm auguem conheço a musica(ja ouvi a musica) mas nao sei a cifra delaa iae cm faço?
      Cara... se você vai tocar uma música no violão e não sabe a cifra, você consegue fazer a base? Não, né? No máximo vai tentar adivinhar os acordes pelo que você conhece do campo harmônico e dar uma enganada. No baixo é a mesma coisa. Se você não sabe a progressão, pode até tentar inventar, mas a não ser que você tenha muito conhecimento e um ouvido excelente, vai ficar bem meia-boca.

      Basicamente, o que você está perguntando é se tem um caminho mágico pra tocar uma música sem precisar aprender ela. Aí fica complicado. Isso envolve uma base teórica excelente, um ouvido treinado e muita habilidade com reconhecimento de padrões. E mesmo nesses casos, a diretiva primordial é tentar seguir os acordes por dedução.

      Você não precisa se ater às notas do acorde (o mjcmello e o kiki explicaram isso bastante bem), mas quanto mais você conseguir delinear os acordes com a tua linha de baixo, mais sólido o teu acompanhamento vai ser.

      Procura o Scott's Bass Lessons no youtube. Tem muita dica boa lá. Mas não tem almoço grátis, cara! Se quer fazer um som legal, tem que se esforçar!

      Ismah
      Veterano
      # ago/15
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      BrotherCrow
      Cara... se você vai tocar uma música no violão e não sabe a cifra, você consegue fazer a base?

      Depende! Por exemplo, algumas músicas tem cadência manjada, por exemplo, em gêneros tipo, sertanejo, forró, bailão, blues, rock (em geral) etc, nem se fala... Se o cara gritar o tom, você sai tocando...

      Por isso que sugero estudar cadências/progressões, é mais fácil pensar em graus partindo de um tom, que em sucessão de acordes com nome ;)

      Procura o Scott's Bass Lessons no youtube. Tem muita dica boa lá. Mas não tem almoço grátis, cara! Se quer fazer um som legal, tem que se esforçar!

      É bem isso aí!

      kaellyson
      Membro Novato
      # ago/15
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      obg vou da uma pesquisadaaa,mas estou aberto a mais dicas

      BrotherCrow
      Membro Novato
      # ago/15
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      Ismah
      Depende! Por exemplo, algumas músicas tem cadência manjada, por exemplo, em gêneros tipo, sertanejo, forró, bailão, blues, rock (em geral) etc, nem se fala... Se o cara gritar o tom, você sai tocando...
      Bom, mas aí você confirmou o que eu disse: se você sabe a cadência e sabe o tom, você sabe o cifrado! Acho que o "12-bar blues" é o clássico supremo disso, mas o sertanejo de 4 acordes também vale.

      kaellyson
      Membro Novato
      # ago/15
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      gentee essas video aulas q vcs indicaram,são em inglÊs (adianta mt coisa n)

      JJJ
      Veterano
      # ago/15
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      Se é o que eu entendi, é meio que "passear" por escalas que combinem com a harmonia da música...

      Eu gosto de fazer isso de vez em quando também. Se "passear" demais, tem o risco de perder o lado "bumbo de cordas" da coisa... mas, na maioria das vezes, desde que o ritmo não seja muito batidão, isso não é um problema.

      Acho que vai na linha do Walking Bass.



      BrotherCrow
      Membro Novato
      # ago/15
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      JJJ
      Legal esse vídeo! Gostei porque mostra bem como colocar mais notas influi na sonoridade, sem ser necessariamente melhor nem pior (o groove só com a tônica já está bem sólido). Mas acho que é meio que o contrário do que o kaellyson está procurando. Ele quer tocar sem saber a progressão, ou "ignorando" os acordes, pelo que eu entendi.

      Ismah
      Veterano
      # ago/15
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      BrotherCrow
      ou "ignorando" os acordes, pelo que eu entendi.

      Também chamado de tiroteio.

      kaellyson
      Membro Novato
      # ago/15
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      kkkkk tiroteii,,n e que eu queira ignorar 100 % os acordes,mais saber a tonalidade ja seria suficiente?
      so n quero me prender mt a eles

      Itamarwjr
      Veterano
      # 17/jun/17 16:58
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      Fala galera, to com um probleminha aqui. Tenho uma partitura daquelas piano e voz, e na clave de sol consigo tirar a linha de guitarra, porém não sei como tirar a linha do baixo, boa parte das notas são duplicadas, como um bicorde, qual posso usar?

      Vou tentar colocar o link da partitura, ou de parte dela aqui, mas se existe um geito mais correto e alguem puder me ajudar, agradeço!

      Itamarwjr
      Veterano
      # 17/jun/17 17:02 · Editado por: Itamarwjr
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      http://i67.tinypic.com/2czbuhd.jpg

      Ta ai o link da primeira parte.

      makumbator
      Veterano
      # 17/jun/17 17:38 · Editado por: makumbator
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      Itamarwjr

      Pra simplificar leia a voz mais grave do pentagrama inferior. Fica: si bemol, mi bemol, dó, lá bemol, e segue...

      Itamarwjr
      Veterano
      # 17/jun/17 18:22
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      makumbator
      Só seguir a voz mais grave então? Da mesma forma que sigo a voz mais aguda na guitarra...

      Obrigado!

      makumbator
      Veterano
      # 18/jun/17 02:29 · Editado por: makumbator
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      Itamarwjr

      Sim, é uma opção mais fácil e rápida pra você ter uma linha de baixo "instantânea" tendo como base a transcrição apresentada. Depois ouvindo no contexto você pode fazer pequenas mudanças: colocar mais movimento através de mudanças de ritmo aqui e ali, colocando notas de passagem, pequenas viradinhas, mudanças de oitavas de algumas notas, algumas inversões, etc...

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