Existe diferença entre corda desses tipos de baixo?

    Autor Mensagem
    rocknroll1234
    Veterano
    # jun/15


    Desculpe se a pergunta parece idiota, mas eu já tentei pesquisar com os termos que eu sei utilizar.

    Existe diferença entre a corda de um baixo sólido e os baixos acústicos(tanto o baixolão quanto o rabecão(família dos violinos)), ou as cordas são praticamente as mesmas?

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Alex guitar man
    · votar


    undefinedrocknroll1234

    Pelo que eu sei, as cordas dos baixoloes geralmente sao de bronze, sao feitas pra tem o som acustico mesmo, e as cordas de baixo elétrico são de níquel, onde a importância é a captação magnetica.

    edit: niquel e bronze são o revestimento das cordas, quando o rabecão nao sei dizer.

    makumbator
    Moderador
    # jun/15 · Editado por: makumbator
    · votar


    rocknroll1234

    Toco todos os 3 tipos de baixo (o elétrico, o baixolão e o acústico da família do violino). No contrabaixo acústico (rabecão), as cordas são flat, e obviamente muito mais longas (em geral o contrabaixo acústico de tamanho 3/4 tem só de corda vibrante cerca de 106 cm e os 4/4 podem ter só de corda vibrante 115 cm). E há no acústico cordas que tem alma de perlon (para um som mais macio), que são as que eu gosto. Mas há as de alma de aço também, entre outros materiais, além das de tripa (para execução de música antiga "autêntica")

    Já as cordas de baixolão e do elétrico são bem mais parecidas, tanto em comprimento quanto em construção (apesar que as de baixolão são pensadas para se obter o máximo de som natural, ao contrário das de elétrico, que por conta óbvia da captação deixa isso irrelevante). Como comentado pelo Alex guitar man, muitas cordas de baixolão tem revestimento de bronze.

    JJJ
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    makumbator
    além das de tripa

    Taí... fiquei curioso...

    Tripa de quê? Porco, boi?
    Isso aguenta a tensão???
    Se consegue fabricar uma corda de tripa com um padrão aceitável (espessura constante e sem deformações, por exemplo)?
    E, por fim... não é meio nojento não??? tchan... hehehe

    rocknroll1234
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Acho que é tripa de carneiro. Imagino que deve desafinar fácil.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Existe diferença entre corda desses tipos de baixo?