como deixar o baixo com som mais suave

    Autor Mensagem
    mperuchijr
    Membro Novato
    # nov/14 · Editado por: mperuchijr


    tenho um contrabaixo Epiphone Viola bass , queria saber como deixo ele com um som mais suave , toco com palheta , quando toco com os dedos ate consigo esse efeito mais com palheta não , quando comprei as cordas eram roundwound vi que para alcançar esse som teria que trocar para cordas lisas , ou seja cordas flat , fiz a troca e não vi diferença alguma , ate abaixei as cordas porque estavam muito altas mais não adiantou , elas parecem que estão duras quando toco , quero deixar meu baixo mais ou menos com essa sonalidadehttps://www.youtube.com/watch?v=YvQIMyDbnYM, como prosseguir?

    strinbergshredder
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    mperuchijr
    No vídeo postado, parece que ele ta tocando abafando, ou seja, fazendo palm mute...

    mperuchijr
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    strinbergshredder

    mudei o video , nesse não tem abafamento , o som sai bem fechado , so não sei como deixar igual

    dideivox
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    mperuchijr
    Talvez se tu "fechar" o tone, vai cortar o agudo e vai conseguir a sonoridade que quer.

    mperuchijr
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    dideivox
    já tentei fazer isso , mais também não funcionou , acho que é necessario alguma regulagem

    entamoeba
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    mperuchijr
    Além do tone fechado, rola um reverb ali que ajuda a dar uma embolada.

    Dê uma fuçada no teu equipamento. Lime as frequências altas até ficar parecido. E veja se parte do problema não está na sua técnica.

    dideivox
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    mperuchijr
    acho que é necessario alguma regulagem

    duvido muito que seja isso.
    Em casa vou assistir o vídeo pra entender melhor o que tu quer.

    mperuchijr
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    dideivox
    Ok , mais relmente ja tentei de tudo , fazer variaçoes de tons , troca de corda , meu ampli tem pouquisimos efeitos , não dá para fazer muita coisa , esse som que estou procurando é um som bem caracteristico dos anos 60 , rock classico , quando você ouvir o video vai perceber

    dideivox
    Membro Novato
    # nov/14 · Editado por: dideivox
    · votar


    mperuchijr
    Bom, aí vemos quatro coisas

    1 - É um Rickenbacker;
    2 - Cordas de Nylon;
    3 - Se não estou enganado, este modelo de baixo tem um "abafador" junto à ponte;
    4 - Algumas vezes ele usa a técnica palm mute, como o strinbergshredder falou.

    Regulagem alguma vai dar o som que tu quer. E dificilmente tu vai conseguir aquele som exatamente com o seu baixo. No máximo se aproximar.

    O que sugiro:
    - Cordas de nylon;
    - Treinar o Palm Mute;
    - Colocar uma espuminha embaixo da corda fixada junto à ponte
    - Fechar o tone

    Tente deixar seu amplificador todo flat, e se for necessário cortar um pouco do agudo.
    Se existe outro método/forma de conseguir o que tu quer, eu desconheço.
    Abç

    mperuchijr
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    dideivox

    realmente nunca vou conseguir equiparar o som do meu baixo ao rickenbacker , já utilizo as cordas , não são nylon , mais são flatwound , que tem o som muito parecido , utilizo as vezes a tacnica do palm Mute , uso mais quando estou tocando com fone de ouvido , se o som fica amplificado fica horrivel , vou ver se encontro uma dessas espuminhas para colocar junto a ponte , mais pelo que sei é dificil de achar , obg!

    dideivox
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    mperuchijr
    vou ver se encontro uma dessas espuminhas para colocar junto a ponte , mais pelo que sei é dificil de achar , obg!

    não tenha esperança de encontrar algo específico pra isso.. talvez tentar você improvisar uma adaptação seja mais fácil.
    Abç

    floydwaters
    Membro
    # nov/14
    · votar


    pode continuar com essas cordas ( a não ser se for nig), pois, com o tempo elas vão "afrouxando" e ficando com o som mais suave. eu tbm gosto desse timbre pra tocar beatles, uso um jazz bass com cordas tapewound e no começo as cordas eram bem brilhantes mas depois de um bom tempo elas amaciaram. use palheta jim dunlop big stubby 2mm. recomendo usar cordas de marcas boas, como labella, rotosound, dadario, ghs...

    carlcarl
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    mete um compressor de verdade nele,não confundir com pedal.
    com um compressor bem regulado é possível mudar o timbre de um instrumento.
    abç

    dideivox
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    carlcarl
    acho que compressor não vai nem de longe ajudar ele esta questão.
    Abç

    floydwaters
    use palheta jim dunlop big stubby 2mm
    tu sabe que se for uma palheta de um cartão de crédito cortado vai dar o mesmo som né?

    floydwaters
    Membro
    # nov/14
    · votar


    tu sabe que se for uma palheta de um cartão de crédito cortado vai dar o mesmo som né?
    bom, tbm tenho uma tortex 1.14mm e o som sai diferente '-'

    LanGn0te
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Esse lance de paleta pra paleta mudar muito o timbre não creio n. Tava tocando semana passada pink floyd com meu primo, toquei com uma moeda de 25c e deu um timbre bem parecido com o do Roger, acho q só n igual pq tava com jazz bass usando só o captador do braço. Acho q o Roger n usava uma moeda de 25c de real

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    LanGn0te

    Paleta é pra comer. PalHeta é pra tocar.

    Cara é física em ação. Mais massa, mais força... Lembra?

    F = m * a

    Onde m é a massa da palheta, a é aceleração com que vc toca.

    Mais força (F) a dinâmica é outra, é como se vc tocasse mais forte, com a palheta anterior...

    LanGn0te
    Membro Novato
    # jan/15 · Editado por: LanGn0te
    · votar


    Ismah
    Entendi o q tu falo, digo, não mudar o timbre como seria mudado como se trocassem os captadores ou outra coisa, ou ainda mudando a região do baixo em q vc toca. Acho q o q muda o timbre na paLHEta (hue) é como você está usando ela, tipo aquele lance de vc raspar a palheta na corda ou coisa do tipo com moeda n daria certo, mas com palhetas lisas acho q ficaria melhor
    Toquei com uma moeda pq minha palheta tinha quebrado, se não é mt melhor tocar com uma palheta, o q te da mais conforto, dando mais conforto vc toca melhor, tocando melhor muda o som.
    E também no caso da fórmula da força e tals, acho q massa seria meu braço inteiro, e o pequeno peso dela n faria muita diferença, mas o q muda é meio a forma da paleta e a textura dela, e tb se ela é mt firme ou meio mole

    Baixão
    Membro
    # jan/15 · Editado por: Baixão
    · votar


    mperuchijr
    Já ouviu falar em palheta de couro
    Pois é.
    Acredito que dê um efeito mais aveludado ao timbre.
    Use encordoamento tape wound. Cordas tape wound tem seu revestimento feito por um polímero. Certamente corta frequências mais agudas do timbre.
    Procure um encordoamento com a menor bitola possível. Quanto mais leve for a tensão da corda, mais leve será seu timbre!

    Espero ter ajudado!
    Valeu!

    entamoeba
    Membro Novato
    # jan/15 · Editado por: entamoeba
    · votar


    Claro que a palheta interfere no timbre, sobretudo no ataque! Conseguimos um som mais "aveludado" tocando com os dedos porque eles liberam a corda com mais delicadeza (a menos que você toque como o Steve Harris). Palhetas mais arredondadas também provocam esse efeito, de maneira menos evidente. Moedas raspam na corda, produzindo um ataque diferente; Palhetas mais moles transmitem menos energia do que as mais duras e assim vai...

    Baixão
    Essa palheta de couro "deve" produzir um timbre mais próximo daquele que tiramos quando tocamos com os dedos (que também são de "couro", apesar de ser um couro "almofadado"). De fato, deve ser uma boa.

    LuanBass
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    bom tem inúmeros fatores como vários membros já postaram.

    desde o seu dedo, até seu instrumento.

    começando:
    Rickenbacker, tem um timbre único, cordas de Nylon já tem menos brilho naturalmente, provavelmente o japoneisinho está tocando com algum aplificador muito bom!!!

    tudo depende do timbre que vc quer...
    palm mute pode ser uma alternativa.
    mas agora a espuma cortada uma tira e colocar proximo a ponte como já disseram realmente funciona.
    eu usava uma quando a corda do fretless era de aço, agora por ser de nylon ja ajuda muito

    outra coisa que altera o timbre é o local onde você toca... mais perto da ponte mais agudo....
    mais perto do braço mais grave...
    em cima do braço (igual o rabecão) fica mais grave ainda...

    uma primeira dica seria tocar com os dedos.

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    LanGn0te

    q massa seria meu braço inteiro

    Não, pois quem impacta é a palheta e a corda. Sobre crer em mim ou não, é opcional, mas fique claro, eu estou falando de experiências (PESSOAIS e impessoais), com bases científicas.

    Buja
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Pra mim é uma soma de varios fatores.

    Aos meus ouvidos pareceu escutar um leve chorus ou reverb.

    As cordas sao "Thomastik JF344 Flatwound". Apesar de serem de aço, não de nylon, no site da Musician Friend diz que a maioria das pessoas sentem essa corda com uma sonoridade bem proxima a de um double bass.
    "...the overall sound characteristics can be described as very close to the double bass..."

    Alem disso apesar de nao ter visto direito no video, mas alguma especie de abafador existe ai: na ponte, sei la, pode ter sido abafado até na captacao, com um abafador no mic ou no falante.

    Alem do que ele está usando cap do braço, e parece ser um modelo diferente dos HH ou dos precisions que vemos popularmente por ai (coisa de rickenbacker).

    Isso tudo com certeza gera um timbre bem caracteristico, dificil de reproduzir sem o mesmo equipo.

    LanGn0te
    Membro Novato
    # jan/15 · Editado por: LanGn0te
    · votar


    Ismah
    Entendi o q tu falo, é q como pode ver, tem um "Membro Novato" ali embaixo do meu nome, toco quase a 6 meses e n tenho muita experiência, então o q disse de palheta em palheta não mudar muito o timbre foi pela experiência q tive. Concordo com você.
    Mas agora o negócio da massa... Pode ser q só a palheta influêncie, mas vamos pegar como exemplo o clipe de Wrecking Ball (...), mesmo se mudassem a bola de demolição por uma mais leve ou mais pesada, ainda continuaria a depender da força do braço que move ela, e no caso da palheta ela é muito mais leve que o braço comparada com a bola e seu braço, então o peso da palheta importaria menos ainda.
    T+!

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    LanGn0te

    Mas aí é a força de impacto que muda!

    Baixão
    Membro
    # jan/15
    · votar


    LanGn0te
    Esquece esse negócio de massa, física... Massa do braço... A coisa é mais prática e intuitiva. Timbre é defindo pelo instrumento e suas características. O aplificador e (principalmente) sua técnica.
    O "como" você toca! Tá ligado?

    LanGn0te
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Esquece esse negócio de massa, física... Massa do braço... A coisa é mais prática e intuitiva. Timbre é defindo pelo instrumento e suas características. O aplificador e (principalmente) sua técnica.
    O "como" você toca! Tá ligado?


    Na real era isso que eu tava defendendo, q o peso da palheta e ate mesmo o material não importa muito, o que importa mais é aonde voce toca (mais perto da ponte ou braço, captacao etc

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como deixar o baixo com som mais suave