Apostila de Baixo Iniciante - Teórica e Prática

    Autor Mensagem
    wendell_bass
    Membro Novato
    # out/14


    Olá pessoal, bom dia a todos.
    Me cadastrei tem pouco tempo aqui. Me chamo Wendell, toco baixo já tem 4 anos e resolvi criar uma apostila pra ajudar aos iniciantes que como eu certamente encontram dificuldade em achar material bem organizado para estudar no começo dos estudos.
    Quero dizer também que se alguém encontrar algum erro na apostila por favor entre em contato para que eu possa corrigir. Um grande abraço a todos e aguardo o feedback de vocês sobre a apostila, ela se encontra no meu Google Drive, o link abaixo dá acesso direto à apostila:
    Apostila Baixo Iniciante - Teoria e Prática - Wendell Adriel

    f14gomes
    Membro
    # out/14
    · votar


    wendell_bass

    primeiramente, parabéns pela iniciativa.

    Em segundo lugar, acho que ficou um pouco cansativo aquele monte de tabelas no início, sem nenhuma explicação inicial. Talvez, se você colocasse a parte "desenhos das escalas" no começo fique mais interessante. E deixa essas tabelas no final, como um apêndice.
    E faltou também uma explicação sobre o t-t-st-t-t-t-st (achei que ficou meio "jogado" essa parte, e um iniciante, que nunca viu isso, pode "boiar").
    Teve também uma parte, em campos harmônicos (eu acho), que rolou uma confusão entre o diminuto e o meio diminuto (talvez na hora de digitar).
    Aguardo a segunda parte com as dicas para criação de grooves, improvisação e linhas de baixo.
    Abs.

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    wendell_bass

    Muito boa a iniciativa, mas há uma pequena correção a ser feita. Numa escala nunca se nomeiam duas notas com o mesmo nome.

    Quando vc cita a escala de C#/Db, alterna na posição dos nomes das enarmonias, entre #/b e b/#, o que pode causar uma confusão, a posteriori.

    wendell_bass
    Membro Novato
    # out/14 · Editado por: wendell_bass
    · votar


    f14gomes

    Obrigado, irei colocar uma explicação sobre tons e semitons no início, depois colocar os desenhos das escalas, notas no braço e por último colocarei as tabelas que estão no começo, obrigado pela dica. Sobre o diminuto e meio diminuto queria que explicasse o que ficou errado, pois talvez pode ser que depois de estudar as fontes de pesquisa eu tenha me confundido e coloquei errado, então quero consertar para não confundir ninguém. Depois de fazer as modificações e terminar com os erros dessa primeira parte já começarei a digitar a segunda parte e em breve postarei a versão atualizada pra todos aqui! Abraços e muito obrigado pelas dicas!

    Ismah

    Deixe ver se entendi, por exemplo hora que falo da Escala de C#/Db, nas notas que compõe a escala tem hora que coloco por exemplo D#/Eb e tem hora que coloco Gb/F#, devo alterar pra todos sustenidos antes da barra e toda nota com bemol para depois da barra para não causar confusão é isso mesmo? Obrigado pelas dicas e abraços!

    wendell_bass
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Fiz algumas correções já e estou colocando novamente uma segunda versão da apostila com algumas correções e algumas coisas que acrescentei que acho que poderão ajudar às pessoas a entenderem melhor. Peço desculpas pelos erros pois também sou iniciante com a teoria e se alguém se dispuser a me ajudar a corrigir os erros só entrar em contato comigo que forneço uma cópia do documento que pode ser editado. Uma boa noite a todos, um grande abraço e muito obrigado pelo feedback de vocês! Abaixo segue o link pra segunda versão da apostila.
    2ª Versão da Apostila

    f14gomes
    Membro
    # out/14 · Editado por: f14gomes
    · votar


    wendell_bass
    enarmonia é quando se tem nomes diferentes para um mesmo som.
    exemplos:
    C# e Db; D# e Eb; F# e Gb; G# e Ab;
    e também,
    E# e F;
    E e Fb;
    B# e C;
    B e Cb;
    (note que E#, B#, Fb e Cb não são vistos em cifras, somente na armadura de clave das escalas em partituras, o que pode confundir um pouco).

    A partir desta visão das armaduras de claves entende-se que as "letras" (cifras que representam as notas) não se repetem numa mesma escala.
    ou seja, teremos as escalas maiores de C# e Db (enarmonia) descritas da seguinte forma:
    - I----- II----- III ----- IV------ V----- VI---- VII------- VIII
    --- t ----- t ----- st ----- t ---- t --- t ----- st -
    C# ^ D# ^ E# ^ F# ^ G# ^ A# ^ B# ^ C#

    --- t - -- t - - st - - t - - t - - t - - st -
    Db ^ Eb ^ F ^ Gb ^ Ab ^ Bb ^ C ^ Db

    Então, pelo que eu entendi que o Ismah quis dizer é que se você inverteu a ordem (entre #/b e b/#) em alguma parte da sua representação você teria bagunçado essa premissa.

    f14gomes
    Membro
    # out/14
    · votar


    wendell_bass
    Sobre o diminuto e meio diminuto queria que explicasse o que ficou errado, pois talvez pode ser que depois de estudar as fontes de pesquisa eu tenha me confundido e coloquei errado, então quero consertar para não confundir ninguém.
    tem a ver apenas com o símbolo que você usou para representa-los, acho que teve algum momento que você trocou os símbolos. Mas não vai dar pra eu ver onde é agora não, sinto muito.
    Abs.

    entamoeba
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    wendell_bass,

    Legal você se dispor a fazer uma apostila. Não faz muito tempo que começou a tocar, então você deve ter frescas na lembrança as dificuldades que encontrou nesse processo.

    Acho que você poderia falar um pouco sobre o conteúdo, informalmente, destacando as dificuldades que passou. Você reuniu um material legal, mas a sua apostila ficou meio "fria".

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    f14gomes
    wendell_bass

    EXATAMENTE! Apenas é uma premissa, mas que na hora de ir para uma partitura fará toda a diferença.

    wendell_bass
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    f14gomes
    Ismah
    A sim, entendi sobre o que disse das enarmonias, sobre os acordes diminuto e meio-diminuto pensei que eu tinha errado na formação deles, vou dar uma olhada e ver depois os símbolos direitinho, valeu!!! Sim Ismah na hora de ir pra partitura faz muita diferença mesmo, mas o intuito nesse primeiro momento é dar apenas uma noção de teoria pro pessoal não ficar boiando que nem eu quando comecei, por isso nem aprofundei muito nem coloquei a parte de partituras pois iria complicar mais e pra quem está começando pode acabar se confundindo no começo.

    entamoeba
    Entendi, no momento estou preparando um material sobre criação de grooves e linhas de baixo simples onde irei falar de como criar algumas coisas bem simples no baixo utilizando as progressões de acordes e algumas escalas mas que podem servir pra quem está começando e nessa parte estou contando os problemas que tive no começo de não saber teoria, um pouco da trajetória que passei, um pouco da minha história de evolução de quando comecei até no momento, em breve devo postar algumas coisas novas, espero que você e o pessoal que ver goste.

    Novamente quero agradecer de coração a todos que estão me ajudando e dando feedback do conteúdo que produzi e estou produzindo. Aproveitando queria saber de vocês o que vocês gostariam de ver no material que vou produzir, se tem algo que querem que eu dou mais importância, o que acham legal de eu falar sobre. Não irei dar certeza de abordar tudo que for pedido por vocês porque talvez eu ainda não tenha as habilidades e o conhecimento necessário para falar sobre algum assunto, mas podem ter certeza que mesmo os assuntos que eu não souber bem irei estudar e esforçar ao máximo para trazer pelo menos uma noção de tudo que pedirem, pois meu objetivo é ajudar a todos, principalmente os que estão no início, pois todos sabemos o quanto é difícil o início. Um grande abraço a todos!

    Jube
    Veterano
    # out/14
    · votar


    wendell_bass
    Gostei do material cara, parabéns. Quando chegar em casa vou baixar e guardar no meu pc.

    Eu fico com a opinião dos amigos acima, dar uma abordagem maior naquelas tabelas.
    Vou te contar minha experiência aprendendo campos harmônicos. Eu encontrei alguns materiais por ai com as formulas clássicas ttsttts, campos harmonicos montados e muito mais, mas muitas vezes faltaram uns exemplos práticos e uns macetinhos para clarear signficativamente os assuntos, algo simples e obvio como:

    "se a tônica da música é D, então o campo harmônico é o de D, portanto, as notas contidas nesta música são da escala de D e você não vai fugir disso na hora de solar ou montar acordes"

    "se você usar a fórmula t-t-s-t-t-t-s, montará a escala da tônica desejada e essas notas serão usadas em todos os acordes e variações dessa música"

    "montando a escala t-t-s-t-t-t-s, você sabe a menor relativa e monta qualquer acorde sem stress, use a formula 1,3,5 apartir de qualquer nota que você tem a triade desejada."

    Tem uma infinidade de pequenos e obvios exemplos que teriam me poupado muitos neurônios no passado haha, deixo esta sugestão para você caso tenha interesse.

    wendell_bass
    Membro Novato
    # out/14 · Editado por: wendell_bass
    · votar


    Jube

    muito obrigado pelas dicas, com certeza irei usá-las na criação do material que estou começando a criar sobre como fazer grooves e linhas de baixo simples pois serão muito úteis mesmo a todos, iniciantes e até aqueles que tem alguma dificuldade nesses assuntos. Abraços e obrigado!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Apostila de Baixo Iniciante - Teórica e Prática