RBX375 - vale a pena trocar?

    Autor Mensagem
    henriquebass14
    Membro Novato
    # set/14


    Fala, galera dos graves.

    Tenho um Yamaha RBX375. Sem dúvida é o melhor baixo que já vi, na faixa de 2 mil reais. Porém, está se tornando pesado pra mim. Tocar muitas horas num instrumento de 5 cordas como esse é complicado. Estou pensando em buscar um de 4 cordas. Ouço falar em algumas marcas. Queria saber se alguém teria uma recomendação que não deixasse a desejar pro RBX. Me falaram em Cort, Washburn, Ibanez, e por aí vai. Num primeiro momento pensei em pegar o RBX374, que é o mesmo baixo, porém na versão 4 cordas. Mas estou aberto a sugestões de marcas com seus respectivos modelos. Obrigado.

    dideivox
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    henriquebass14
    Já pensou na ideia de fazer um instrumento adaptado a você? Encontrar um bom luthier e criar um baixo com os aspectos que você precisa?

    abç

    entamoeba
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    henriquebass14
    Acho mais em conta e mais certeiro buscar outra saída. Existem correias duplas e correias que prendem na cintura.

    As que prendem na cintura teoricamente são as melhores, mas só servem caso você use o baixo numa posição mais baixa. Geralmente mochilas grandes, utilizadas para quem faz trilhas, montanhismo e tal, tem um sistema parecido. Já usei e vou te falar. A gente nem sente o peso que está carregando.

    http://www.slingerstraps.com/hip-strap.html

    A opção da correia dupla só fará sentido se o peso que você sente for no ombro. Supõe-se que ele reduzirá pela metade, já que você distribuirá a carga entre os dois ombros, certo?

    http://www.gruvgear.com/duostrap

    Caso nenhuma das duas soluções te interesse e você esteja decidido a trocar de instrumento mesmo, aí fico com a alternativa que o dideivox ofereceu.

    henriquebass14
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Já pensei sim num luthier... Só não sei exatamente os valores que isso pode custar. Alguém de vocês teria uma indicação em Porto Alegre ou Grande Porto Alegre? Valeu pelas dicas!

    dideivox
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    henriquebass14
    Nessa região indico o Ledur
    http://www.ledurmusic.com.br/home/index.php

    Um amigo fez um Felino Bass meio misturado com o Power Bass.
    Ficou ANIMAL!!!! hehe

    Os instrumentos são de valores bastantes atrativos e a qualidade é excelente.
    Eu falo tão bem deles que até merecia ser endorse da marca kkk
    Talvez conversando com eles, tu consiga personalizar um instrumento leve e com um som que te agrade.

    Talvez um instrumento short scale seja o que você precisa.
    abç

    henriquebass14
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Valeu, pessoal. Vou pesquisar. E por falar em luthier, alguém já ouviu falar do Velton, de São Leopoldo? Abraço!

    dideivox
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    henriquebass14
    Só por curiosidade, tu é do Rio Grande do Sul ou de São Paulo?

    El_Cabong
    Veterano
    # out/14 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    henriquebass14

    Cara! Não sei se tu vais achar um baixo bom que não seja pesado.
    As melhores madeiras geralmente são as pesadas.

    Eu tenho um Yamaha TRBX 305. É uma baita baixo, com um som excelente !!
    Mas é pesado. Eu sempre procuro ensaiar, estudar, fazer gravações, ... sentado com ele no colo.
    Só na hora de shows, na hora de culto quando toco na igreja, ... é que eu realmente uso ele em pé com correia.
    E mesmo, esses dias eu estava tão cansado, que aí eu pensei:
    - Quer saber de uma coisa, vou puxar uma cadeira e vou tocar hoje aqui na igreja sentado.
    E foi o que eu fiz.

    Acho que o melhor pra você seria uma correia bem larga, e que de preferência pegasse nos dois ombros. e sempre quando for possível, toque sentado.
    _______________________

    A não se que tu mandes fazer um daqueles baixos sem headstock, e com o corpo retangular, pequeno e estreito. Aí mesmo usando madeiras pesadas ele ficará leve.


    ______________
    | |_____________________________________
    | | [] [] : . . . . : . . . . |
    | | [] [] _____________________________________|
    |______________|

    dideivox
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    El_Cabong
    A não se que tu mandes fazer um daqueles baixos sem headstock, e com o corpo quadrado pequeno e estreito. Aí mesmo usando madeiras pesadas ele ficará leve.

    Bah! Bem lembrado!!
    Os baixos da Steinberger tem um som excelente!!

    Um amigo meu tinha um, toquei algumas vezes com o bass. Que som bom que tinha! Só não me adaptei ao formato do corpo. Mas é realmente bem leve.

    http://www.steinberger.com/xs15fpacst.html

    entamoeba
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    As vezes o impulso de trocar de instrumento (de comprar algo novo) é maior do que a vontade de solucionar o problema. As vezes precisamos justificar esse impulso...

    El_Cabong
    Veterano
    # out/14
    · votar


    dideivox

    Uma vez eu vi um cara tocando num Steinberger. Acho que era no XT25; pois era preto, 5 cordas e com 2 humbuckers.
    http://www.steinberger.com/XT25.html

    O som era espetacular, principalmente nos SLAPs (extremamente limpos e brilhosos) !!

    dideivox
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    El_Cabong
    O som era espetacular, principalmente nos SLAPs (extremamente limpos e brilhosos) !!

    Realmente.. a única coisa que me incomodou um pouco foi a ergonomia. Justamente por ser habituado ao tradicional body grande encostando no corpo.
    Mas talvez me acostumaria.
    Talvez para o henriquebass14 seja a melhor opção até agora citada.

    henriquebass14
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Sou do Rio Grande do Sul.

    gualtersouza
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    henriquebass14

    Salve Henrique. O que estou pensando em fazer é o oposto. Estou em vias de adquirir um RBX375 usado, pois tenho só um 4 cordas (SX SJB'75, superconhecido da turma do cifraclub) e às vezes preciso da 5 cordas. Estou entre esse RBX e um Warwick Rockbass Corvette de 5 cordas também.
    Já ouvi no youtube vários e estou em dúvidas na questão da versatilidade. Dentro desse aspecto, o que você me diz a respeito do RBX375. Quais os estilos de música que você acha que dá para usá-lo... dá para tocar rock, funk e brasileiras com bom resultado? Ele é devorador de baterias?

    El_Cabong
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    gualtersouza
    estou em dúvidas na questão da versatilidade.

    Dá uma testada no Yamaha TRBX 305. É o baixo que eu tenho.
    Baixo ativo 5 cordas com 2 captadores humbuckers cerâmicos YGD.

    Além dele ter o controle de balance, que regula a dosagem de cada captador (ponte e braço); ele tem também os dois controles de equalização (graves e agudos); e ALÉM DISSO ele tem uma chave com 5 equalizações (sobrepostas a equalização normal) para 5 tipos de execuções:
    Solo, Finger, Flat, Pick, Slap.
    Grande versatilidade e um sonzaço !!!
    Me apaixonei por esse meu baixo.



    gualtersouza
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    El_Cabong

    Matador o seu baixo. Essa chave de EQ é o que há de versatilidade e facilidade... Gostei bastante do som dele em cada uma das opções...
    Além disso, poder usá-lo tanto no modo passivo como ativo também é um diferencial muito bem vindo... Grato pela dica.

    INNARELLI
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Nao tem outro jeito...compra no mercado livre.

    El_Cabong
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    INNARELLI
    Nao tem outro jeito...compra no mercado livre.

    Eu comprei o meu na Teclacenter. Loja confiável. E na época, os preços estavam melhores que os do ML !!

    henriquebass14
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Bah! Só agora consegui entrar aqui novamente. Agradeço a todos pelas opiniões e dicas. Quanto ao RBX375, é o melhor baixo que já tive. Não deixa nada a desejar. O TRBX é o que existe pra substituir o RBX, que saiu de linha.. Muda pouca coisa (pelo que um vendedor me falou). Os captadores são os mesmos e o hardware sofreu uma sensível melhora. O headstock é mais simples, só madeira e o logo Yamaha. O RBX tem mais detalhes interessantes.

    Feito!

    subgrave
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Sugiro um Yamaha BB424, é muito melhor que os RBX, e o preço é na mesma média.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a RBX375 - vale a pena trocar?