Sobre usar luvas para tocar

    Autor Mensagem
    Buja
    Veterano
    # set/14 · Editado por: Buja


    Galera,

    como sempre ne, youtubando por ai, procurando por algo interessante no mundo baixístico, me deparo com algo no mínino curioso, pelo menos pra mim, que nunca vi.



    O professor usa luvas. Na hora pensei que isso deve ser um artifício para conseguir um som mais suave, não tão estalado, ou então que ele deva ter problemas com dedos esbarrando em outras cordas (que não deve ser o caso já que supostamente ele é um professor habilitado que não comete uma gafe assim).

    Na guitarra, até no baixo mesmo, eu já vi colocarem uma buchinha de cabelo no inicio da escala, pra fazer tapping e abafar o som evitando que cordas soltas soem sem querer.

    Mas é ai que ta. Nao sei se luvas faria o mesmo efeito. Na opinião de voces, acha que isso sirva pra alguma coisa? Ja usaram, deu certo? Sei la, cada coisa que a gente ve rsrs.

    Alex guitar man
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Buja

    1-Talvez pra não machucar a mão
    2-Talvez pra deslizar mais fácil nas cordas ou com o dedão no braço
    3-Algo relacionado ao suor e cordas
    4-Estética?
    5-pra enroscar linha nos bordões

    A ultima é brincadeira rsrs

    Buja
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Alex guitar man
    Voce é guitar man. Sabe de nada ¬¬


    rsrs....to brincando velho, rsrs, mas que é estranho usar luvas é ne! Deve ser igual aquela frescura do kirk hammet de usar esparadrapo nos dedos, nao serve pra nada. rs

    Alex guitar man
    Veterano
    # set/14 · Editado por: Alex guitar man
    · votar


    Buja

    Hehe, alem de ser Guitar man (nick infantil que criei a 6 anos atras) tenho um Experiencia com Bass!

    Mas sério, pode ser mesmo pra desligar facilmente as mãos, ou o lugar é frio e como sabemos no frio os dedos travam, então....

    Que misterio! hehehe


    Ah!aula de Walk bass? Ta na caminho certo!! ;)

    gaffrox
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Senhores,

    eu sigo o canal desse cara aí no Youtube e ele já disse em algum vídeo que usa a luva por conta de um problema na mão, não lembro qual era o problema.

    De qualquer forma, a luva parece não afetar em nada a capacidade dele de tocar.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Eu já usei luvas para tocar, para "emular" a sonoridade do baixo acústico.
    Basta vc usar as luvas, encordoamento "flatwound" e fechar o tone...
    Abç

    SkyHawk
    Membro
    # set/14
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Que luvas são essas ? Algum tipo especial ?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/14
    · votar


    SkyHawk
    Luvas de algodão...
    Abç

    entamoeba
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Quando você usa timbres mais abertos as vezes aquele barulho da mão deslizando na corda entre um acorde e outro pode incomodar, sobretudo em gravações. DESCONFIO que a luva amenize esse problema.

    Alex guitar man
    Veterano
    # set/14
    · votar


    entamoeba

    Olha eu não tinha pensado nisso! Tem razão, apesar de eu gostar desse barulho

    Buja
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Eu gosto do som do som bem suave, aquele som onde voce so escuta o som grave da nota mesmo, e nao escuta o estalar da unha na corda, nem corda batendo no traste nem o deslizar dos dedos.

    Vou fazer o teste tocando com luvas, quem sabe eu nao viro adepto, rsrs.

    Alex guitar man
    Ah!aula de Walk bass? Ta na caminho certo!! ;)
    Nunca se pode esquecer os primordios ne. A gente acaba entrando demais por slap..slap...slap, e na hora de fazer o feijão com arroz, erra no basico. Tem que estudar!

    Buja
    Veterano
    # set/14 · Editado por: Buja
    · votar


    [post duplicado]

    makumbator
    Moderador
    # set/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    Buja

    Não é nada disso. Esse baixista tem uma síndrome neurológica que debilita o movimento das mãos. Curiosamente o uso de luvas altera algo na reação cerebral ao toque, tornando-se a única maneira que ele tem para tocar. Caso contrário haveria menos controle e precisão dos movimentos.

    Pode perguntar pra ele diretamente pelo youtube que ele te explica. Não é frescura, moda e nem nada. É uma razão médica. Há outros músicos (e não músicos) com a mesma doença, e que fazem uso do mesmo artifício.

    Buja
    Veterano
    # set/14 · Editado por: Buja
    · votar


    makumbator
    Serio? Que isso, nao imaginava isso cara. +1 pra ele entao.

    Isso so vem provar como tocar é algo superior que vem da alma. Nós músicos, hobbistas ou profissionais, fazemos o que fazemos porque gostamos, e muito.

    Alguns anos atras, quando eu tocava bem mais que hoje, pelo tempo disponivel tambem, desenvolvi capsulite. Pra quem nao sabe, a diferença entre tendinite e capsulite é que a tendinite é a inflamação nos tendões, e a capsulite são nas capsulas (poderia se dizer, vulgo juntas) dos dedos, pelo esforço forte e repetitivo (adivindo de treinar muito e muito slap sem repouso adequado).

    Meu grau é moderado, nada de crônico, ou muito grave, mas foi suficiente pro médico dizer que eu deveria tomar cuidado com meu emprego, que envolve digitar o dia todo, e parar de tocar baixo, pelo menos por um tempo.

    Pobre doutor, conhece muito de saúde, mas pouco sobre a doença do musico. Logico, evidente, que eu não dei conta de parar um dia sequer. Continuei com as dores fortes, e quando o bicho pega, ai sim, realmente eu paro de tocar por uma ou duas semanas, tanto porque nao da mesmo, meus dedos param de verdade, e se eu insistir arrumo uma lesão séria.

    Imagino que seja o mesmo caso desse scott ai do video. O cara tem uma complicação, e arrumou um metodo pra conseguir tocar, e toca bem o cara.
    Nós musicos, nao temos jeito. Se ficamos sem dedos, tocamos com a palma da mao. Se nao temos mao, tocamos com os pes. Se temos esclerose multipla, tocamos com os olhos.

    Mas ficar sem tocar, jamais!

    ps: edit por erros de gramatica grotescos.

    makumbator
    Moderador
    # set/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    Buja
    Imagino que seja o mesmo caso desse scott ai do video. O cara tem uma complicação, e arrumou um metodo pra conseguir tocar, e toca bem o cara.

    É, no caso dele o uso de luva é inclusive indicado por médicos (inclusive para não músicos que queiram escrever, desenhar, etc...). Já li que há estudos sobre os motivos desse artifício simples funcionar, mas na verdade a ciência não sabe exatamente a razão. O tato do dedo com o material parece acionar algo no sistema nervoso que reduz bastante o problema.

    Já conversei com ele sobre isso. A doença chama-se distonia focal:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Distonia

    Segundo ele mesmo conta, a ideia da luva veio através de um médico que conhecia um violinista com a mesma doença e que tinha bastante sucesso usando luvas. Sem a luva o Scott mal consegue segurar a escala, quanto mais digitar alguma nota.

    Ela é chamada de focal pois é localizada em um ponto específico. No caso do Scott é na mão esquerda (a outra não sofre do mal). Por isso ele usa só uma luva, na mão da digitação.

    O problema é que a doença costuma se agravar ao longo do tempo, então pode ser que daqui alguns anos nem a luva consiga remediar os sintomas. É possível que se a doença progredir, algum dia ele tenha mesmo que parar de tocar...


    mas ele é um ótimo professor, com um canal incrível no youtube.

    entamoeba
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    mas ele é um ótimo professor, com um canal incrível no youtube.

    Verdade. O canal dele é ótimo! Que coisa esse doença! Acho que foi a explicação mais improvável para a tal da luva. Quem diria?!

    dideivox
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    O TalkBass é ótimo!! Uma pena não ter legendas PT-BR

    Buja
    Veterano
    # set/14
    · votar


    O TalkBass é ótimo!! Uma pena não ter legendas PT-BR
    Faz uma forcinha que da pra entender legal. Eu nao consigo pegar tudo tambem nao, mas a ideia geral da pra pegar de boa =)

    waiting for
    Membro Novato
    # 20/ago/22 14:49 · Editado por: waiting for
    · votar


    Olás,

    estou em busca de saber os tipos de luvas que Scott Devine usa.

    Como eu li nesse fórum que há dúvidas sobre a questão neurológica dele, posto um vídeo em português que explica:
    https://www.youtube.com/watch?v=ls_sp5rB_6M

    Como eu desenho e faço trabalhos manuais, e pra tanto já uso luva para meu conforto, busquei pesquisar para tocar com o mesmo intuito.
    Eu vou estudar baixo, que será meu primeiro instrumento.

    Tks, W

    waiting for
    Membro Novato
    # 20/ago/22 15:06
    · votar


    E nesse vídeo, o próprio Devine responde sobre a questão do tom e tato com as luvas:
    https://www.youtube.com/watch?v=wOVGrGBeqiI

    Pra quem tiver dificuldade com o inglês e as legendas no youtube:
    - ative CC (clique no botão CC do vídeo)
    - vá em configurações (clique no botão que parece uma engrenagem)
    - vá me subtitles/CC
    - vá em auto-translate e escolha a Língua que queira.

    Tks, W

    ejames
    Membro Novato
    # 20/ago/22 15:20
    · votar


    waiting for
    Como eu desenho e faço trabalhos manuais, e pra tanto já uso luva para meu conforto, busquei pesquisar para tocar com o mesmo intuito.
    Eu vou estudar baixo, que será meu primeiro instrumento.


    Não sei se entendi ao certo. Há alguma necessidade ou você apenas acha que será mais confortável tocar usando luvas?

    Sinceramente, não entendo como isso poderia ser benéfico para um iniciante. O caso do Devine é uma necessidade médica, por outro lado, o Mauricio Luiz Bertola citou um recurso para se atingir uma sonoridade específica. Se você não possui nenhuma necessidade que realmente requeira o uso de luvas, elas vão mais atrapalhar do que ajudar. Acostumar o tato é essencial no aprendizado do instrumento, usar luvas vai tirar toda sua referência, criar problemas de precisão e atrapalhar o desenvolvimento técnico como um todo.

    Lelo Mig
    Membro
    # 20/ago/22 15:35 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Baitolagem...


    Obs: (só prá zuar... não resisti!)...kkk

    makumbator
    Moderador
    # 20/ago/22 20:00
    · votar


    Lelo Mig

    Vou te dar um tapa de luva de pelica pela zoeira...ou prefere de luva de pedreiro?

    fernando tecladista
    Veterano
    # 27/ago/22 11:24
    · votar


    uma vez vi uma tecladista que usava, falava que a mão suava de pingar então resolveu usar

    em casa uma vez testei
    se perde o atrito e aderência do dedo na tecla,
    aumenta o atrito dos dedos entre si

    hoje vejo que se encontra algumas capas de silicone para não calejar os dedos pra quem toca cordas

    mas acho que é só coisa pra arrancar dinheiro de quem cai na conversa, acho que na pratica não vira, talvez se for um caso específico mas muito especifico

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre usar luvas para tocar