Cliff burton era bom porque tocava baixo como guitarra?

    Autor Mensagem
    Musk_aru
    Veterano
    # set/14


    Buenas, queria saber dessa discussão aqui, fui ver um vídeo do Cliff Burton e vi este comentário, que o Cliff era bom porque ele tocava baixo como se estivesse tocando guitarra. E isso me fez pensar, talvez ele fosse um bom guitarrista, mas não um bom baixista. Tocar baixo era além dos solos loucos que ele fazia no baixo, aquilo realmente um guitarrista poderia fazer igual. Mas , um guitarrista reproduzir um groove igual o que o baixo faz, isso não, e talvez seja essa a diferença, posso estar irritando vários fãs do cara, mas é só a minha opinião, gostaria de saber a de vocês como baixistas, afinal tocar baixo como guitarra é ser um bom baixista?

    entamoeba
    Membro Novato
    # set/14 · Editado por: entamoeba
    · votar


    Não acho que ele "tocava baixo como guitarra", mas imagino os motivos da comparação. Mas se o resultado da técnica que ele usa é bom, qual o problema?

    Baixista é quem toca baixo, independentemente da técnica utilizada (palheta, pizzicato, arco, slap) ou dos efeitos que usa no instrumento.

    Buja
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Cliff Burton era bom porque ele tocava bem o instrumento dentro do estilo dele.
    Se parecia guitarra, era consequencia. Nao adiantava nada ele saber fazer uma base bem funkeada na banda, se ele tocava com o metallica. Seria um baixista ruim, no escopo do estilo dele. O estilo dele exigia tocar o baixo com drive, 'como guitarra', e isso ficava bem. Ele era bom por isso.

    Lelo Mig
    Membro
    # set/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Musk_aru

    Tecnicamente ele nem era grande coisa... mas isso não têm relevância alguma, porque ele tinha algo bem mais importante... estilo pessoal, identidade. Era talentoso e criativo.

    Num gênero (lembre-se que ele estava na fase Trash), onde 10 entre 10 baixistas tocavam todos do mesmo jeito, Cliff inovou com suas linhas melódicas, colocando efeitos e tudo mais.

    Não concordo com essas regras, essa "prisão", mimimis de tocar guitarra como baixo, baixo como guitarra, cavaquinho como saxofone e etc.

    O cara toca seu instrumento do jeito que ele quiser, e gosta quem quer!

    Eu nem sou tão fã de Mettalica, mas não tem como ouvir Orion e não se encantar com o trabalho no baixo.

    Cinne
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Cara, eu penso o mesmo do Jaco Pastorius e do Lemmy.
    Tocar contra baixo como "guitarra" é limitar o instrumento, tudo bem que existe o fato de cada banda ou musico ter o seu estilo, mas quando vejo essas cenas e lembro de outros generos como Disco e Funk acabo estranhando.

    Dingwall
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    puts nada a ver, cada um acha sua voz no instrumento, temos Marcus Miller que manda muitos Slaps, tem o Patitucci que sola muito, tem o Robinho Grooveiro, tem o Ebinho que toca com afinação de violão e manda muita harmonia, ninguém falou que pra tocar baixo precisa ser quadrado, sem efeitos etc.

    Xwing
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Bem, a título de informação... Cliff Burton também era guitarrista.
    Segundo a biografia da banda, escrita por Mick Wall, ele ficava no mesmo quarto com Kirk e, além de fumarem altos baseados, ficavam tirando som o resto da noite. Acredito que ele tirava suas idéias desse fato de tocar os dois instrumentos muito bem; isso é o que eles falam no livro.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cliff burton era bom porque tocava baixo como guitarra?