qualidade do instrumento

Autor Mensagem
gaffrox
Membro Novato
# set/14


Boa tarde pessoal,
Ultimamente tenho pensado bastante em melhorar meu p bass (Shelter custom handmade special series, aquele que o headstock parece um gancho), adicionando um bom captador na ponte. Com isso comecei a pesquisar sobre o que eu poderia fazer para dar uma incrementada no meu som. Percebi, em diversos tópicos, que essa ideia é constantemente reprovada para instrumentos de "pouca qualidade", e que a recomendação geral sempre é "pegue essa grana e compre um baixo melhor, um fender, etc".
Nisso surgiu a dúvida, o que caracteriza um baixo de boa qualidade? A madeira? A captação? Os detalhes? As cordas? A ponte?

E Como saber se vale a pena trocar o instrumento ou realizar melhorias?

Essas dúvidas surgiram pois nunca toquei outros baixos, e também nunca tive reclamação do meu som. Porém sinto falta de ganho quando faço slaps durante as músicas.

Som limpo do meu baixo (gravação ao vivo): https://soundcloud.com/alfi-villa-a/quem-ela

JJJ
Veterano
# set/14
· votar


gaffrox
Percebi, em diversos tópicos, que essa ideia é constantemente reprovada para instrumentos de "pouca qualidade", e que a recomendação geral sempre é "pegue essa grana e compre um baixo melhor, um fender, etc".

Nem sempre. Dá uma olhada nesse tópico:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/316847/

o que caracteriza um baixo de boa qualidade? A madeira? A captação? Os detalhes? As cordas? A ponte?

Tudo. Um instrumento de reconhecida qualidade tem que ter tudo isso aí (e o resto) de boa qualidade.

Buja
Veterano
# set/14
· votar


Eu penso que se deve ter equilibrio.

A recomendação de nao investir num baixo de pouca qualidade, pra mim, é, não se deve gastar 1000 reais de ponte, tarraxas, captadores, circuito, se o baixo é muito barato, generalizando, um baixo de pouca qualidade.

Mais com um baixo de qualidade razoavel, gastando uma quantidade de dinheiro razoavel tambem, se pode ganhar um up poderoso no instrumento sem ter que comprar um instrumento de elite, este talvez que voce tambem tenha que mudar coisas para te agradar.

Essa recomendação pra evitar aquele sujeito que compra um baixo tonante by rei dos violoes e acha que instalando uma ponte gotoh, e captadores bartolini o baixo dele vai bater deixar um fender no chinelo. Isso é mentira.

o que caracteriza um baixo de boa qualidade? A madeira? A captação? Os detalhes? As cordas? A ponte?
Todo o conjunto.
Um baixo com madeira boa, mas captacao ruim, ferragens ruins, e mal construido é um baixo terrivel. Pode ser de madeira importada dos alpes suicos que vai ser uma porcaria.


E Como saber se vale a pena trocar o instrumento ou realizar melhorias?
Ai depende do seu grau de satisfação com ele. O baixo é bom, te agrada, afina bem, tem boa tocabilidade, é bonito pra voce, e voce so quer um up nos slaps?
Talvez até um pedalzinho de booster resolva seu problema todo, sem ter que vender o baixo, inteirar uma grana boa e comprar um jazz bass pra sentir a mesma falta de ganho.

gaffrox
Membro Novato
# set/14
· votar


JJJ
Obrigado pela indicação, deu uma ajuda com a minha dúvida. Mas ainda assim, como verificar/identificar se a qualidade desses itens é boa? Só na base da comparação com outros instrumentos? Porque seria meio genérico, pois algo de "baixa qualidade" poderia me agradar mais do que algo de alta qualidade... assim a definição de bom ou ruim seria meramente pessoal, e qualquer indicação, através de terceiros, não teria sentido.

Buja
Pensei no pedal assim que postei o tópico hahahah
Mas de qualquer forma, como saber se o instrumento é bom ou não para modificá-lo, existe uma madeira melhor que outra para o corpo? Um modelo de ponte que supera os outros? Um captador que da mais enfase em determinadas frequências? Etc, etc... o meu p bass (shelter custom handmade special series), por exemplo, que na época que comprei, há uns 12 anos, custou uns 300 reais, como determinar a qualidade dele em relação a um famigerado fender? Só na base do ouvidometro?

HortaRates
Membro
# set/14
· votar


gaffrox
Com certeza tem a possibilidade de você gostar de algo de baixa qualidade e não gostar de algo de alta qualidade, mas eu acho que a probabilidade é bem menor.
Pontes de alta qualidade são feitas de materiais melhores, mais resistentes, que duram mais, enferrujam menos, são mais difíceis de descascar, e graças ao material melhor, conseguem transmitir melhor as vibrações para o corpo do instrumento.
Um corpo de boa qualidade é aquele feito de madeira sólida, a qual foi preparada e tratada de forma adequada antes de ser cortada para virar um instrumento. Sendo assim, ela vai responder melhor às vibrações das cordas, destacando harmônicos e até influenciando no sustain.
E, por aí vai...
No geral, estamos acostumados com sons de instrumentos de alta qualidade, que são utilizados nas gravações das músicas que ouvimos.
Por isso, sempre temos como referência o timbre de instrumentos bons, e pra conseguir atingir este timbre, só com instrumentos bons.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


gaffrox
Cara, tudo isso junto é que faz um instrumento de qualidade.
Isso não significa que seu baixo seja "horroroso" e não possa receber certos "up-grades" dentro de uma boa relação custo-benefício.
Recomendo que vc instale esses captadores:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1252-captador_traditio nal_pb
E na ponte, esse:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1245-captador_traditio nal_jb_hot_ponte
Essa instalação deve ser feita por um luthier habilitado, que inclusive poderá fazer uma "avaliação" do braço de seu baixo, fazendo certos ajustes e procedimentos que o deixarão melhor.
Abç

gaffrox
Membro Novato
# set/14
· votar


HortaRates
Estou começando a entender. Não estava lembrando de considerando a física da coisa, propagação da onda, etc...
Valeu pela memória! Vou pesquisar mais sobre o assunto. Quero entender direito como os componentes do baixo podem influenciar no som final, gerando aquele "som de instrumento de alta qualidade".

Mauricio Luiz Bertola
Pode discorrer mais sobre a crítica e a indicação?
E com certeza vou levar em um luthier... ainda não entendo nada de eletrônica para poder me aventurar com meu único baixo hahahaha

El_Cabong
Veterano
# set/14
· votar


gaffrox
E Como saber se vale a pena trocar o instrumento ou realizar melhorias?

Eu também estava nesse impasse há alguns meses atrás.
Eu tinha um baixo para iniciante, um Strinberg CLB17a. O som dele era surpreendentemente bom !! Nem parecia que era um Strinberg.
Só que eu notava que a eletrônica dele não era tão boa assim, e os captadores também deixavam a desejar.
Acho que o bom som dele era devido mais a madeira mesmo.

Ou eu trocava esta eletrônica toda dele e os captadores, ou vendia-o e comprava um baixo novo.

Vendi e comprei um baixo novo.
Foi a melhor coisa que eu fiz !!
Comprei um Yamaha TRBX 305, com uma eletrônica da Yamaha impecável !! E captadores YGD cerâmicos com uma limpeza sonora e fidelidade incrível !!
Sem falar que é um Yamaha !!
---------
E o baixista iniciante que comprou o meu antigo Strinberg CLB17a, também ficou muito satisfeito !!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


gaffrox
Pode discorrer mais sobre a crítica e a indicação?
O que vc quer saber... Não há muito o que dizer não...
Abç

gaffrox
Membro Novato
# set/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O que vc quer saber... Não há muito o que dizer não...
Queria saber de onde você tirou essa sugestão? Por que esses captadores? Qual o efeito esperado desse upgrade? Esse tipo de coisa...

f14gomes
Membro
# set/14
· votar


Essas dúvidas surgiram pois nunca toquei outros baixos

tá explicado de onde vem as suas dúvidas. Tente experimentar outros baixos e o pedal que foi sugerido acima antes de decidir. Então você terá muito mais base pra saber qual o tipo de investimento será o melhor para você.

e como disse o El_Cabong, um instrumento para iniciantes satifaz muito bem a um iniciante.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


gaffrox
Em 1º lugar sou luthier a 20 anos.
Em 2º lugar construo instrumentos com esses captadores, inclusive nos meus pessoais (pois sou baixista).
Em 3º lugar, esses captadores atendem à uma boa relação custo-benefício para seu instrumento.
Em 4º lugar pois eles são superiores e de maior "saída" que os de seu baixo.
Abç

gaffrox
Membro Novato
# set/14 · Editado por: gaffrox
· votar


Olha aí, meu baixo:

http://s27.postimg.org/lvqxoqtkz/20140925_004353.jpg

http://s18.postimg.org/h8pm5kr5l/20140925_004325.jpg

Eu tinha falado que era special series, mas na verdade é traditional series... erro meu.
(Não sei quais madeira foram utilizadas na construção, nem as marcas das peças)

El_Cabong
O único problema é o orçamento... Não tô com bala para tanto.
E tenho a impressão que se for para comprar um outro instrumento, melhor, porém com um preço acessível, daria na mesma melhorar o meu. Me corrija se estiver errado!

f14gomes
É isso mesmo que vou fazer, a ideia aqui é ter essa discussão para eu já chegar na loja sabendo o que procurar/verificar nos baixos, e decidir se vale mais a pena fazer um upgrade ou trocar de instrumento.
Nesse fds vou levar meu baixo num luthier para ver o que ele indica, seguindo a sugestão do Mauricio Luiz Bertola.

Mauricio Luiz Bertola
Bom, não era bem isso que eu quis dizer, não queria julgar a sua sugestão, mas entender melhor, na verdade... De qualquer forma, acho que o melhor jeito de entender é ir na loja e ver por mim mesmo.

El_Cabong
Veterano
# set/14 · Editado por: El_Cabong
· votar


gaffrox
O único problema é o orçamento... Não tô com bala para tanto.

Eu também estava com este problema !!
Mas como eu vendi a vista o meu antigo baixo usado.
E comprei este novo na Teclacenter em 10 vezes sem juros no cartão, e como esse desembolso mensal de 10 vezes cabia dentro do meu orçamento, ...
FECHOU TODAS !!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


gaffrox
Cara, eu conheço bem esse seu baixo. Já trabalhei com um desses, inclusive transformando essa "mão" horrorosa em algo decente (o modelo telecaster da Fender). Ele não é um baixo ruim, apenas é barato.
Digo e repito: Com capts de melhor qualidade e nas mãos de um bom luthier... Vc se surpreenderá com o resultado...
Ademais, o instrumento (desde que bem regulado), não é o elo único da cadeia. Excluindo quem o está tocando, o amp é tão ou mais importante...
Abç

gaffrox
Membro Novato
# set/14
· votar


El_Cabong
Meu baixo é barato, não seria muito benefício vendê-lo (se pegarem 200 reais nele já é muito). Ai a diferença pra um baixo de 2,3k ficaria meio pesada... de qualquer forma vou fazer uma avaliação num luthier, acho que por enquanto um upgrade ja resolveria meu problema.

Mauricio Luiz Bertola
Eu até acho maneiro esse gancho (mão) hahaha
Mas vou passar num luthier essa semana para ver o que ele recomenda depois de avaliar meu baixo. Como você também é luthier, é provável que a indicação seja parecida.
Quanto ao amp, eu uso um shelter sb20 em casa, e um hartke kickback alguma coisa pra tocar.

Atualizo vocês com qualquer novidade, acho que beneficiará futuras consultas no forúm.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


gaffrox
Outra coisa que lhe recomendo é a NÃO colocar captador na ponte.
O custo disso é relativamente alto e descaracteriza o modelo Precision (na minha opinião), cuja característica é um som gravão e poderoso.
Troque apenas o capt dele por esse aqui:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1253-captador_traditio nal_pb_hot
É um capt cerâmico de alto ganho que vai transformar o seu Shelter numa "máquina de graves"...
Mas, se mesmo assim vc acha que precisa de um capt na ponte, aí sim eu recomendo trocar de baixo...
Abç

El_Cabong
Veterano
# set/14 · Editado por: El_Cabong
· votar


gaffrox
Meu baixo é barato, não seria muito benefício vendê-lo

Eu acho muito bonito este baixo Yamaha TRBX174 na cor Old Violin Sunburst.
Mais ou menos dentro do teu estilo (um PJ passivo 4 cordas, corpo em alder)
http://br.yamaha.com/pt/products/musical-instruments/guitars-basses/el -basses/trbx/trbx174/?mode=model

Se acha ele por 12 vezes de R$68.
Não custa dar uma testada. Essa linha TRBX é muito boa !! Eu tenho um TRBX 305.
---------------
Mas é claro! Se tu consegues só R$ 200 no teu, aí pode ficar complicado, e o Up Grade talvez seja mais vantajoso.

gaffrox
Membro Novato
# set/14 · Editado por: gaffrox
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Outra coisa que lhe recomendo é a NÃO colocar captador na ponte.

Sério? Era justamente isso que eu tava pensando em fazer...
Andei lendo por aí que é só adicionar um knob para o captador da ponte e deixar ele com volume 0 na hora que não for usar, que assim manteria a fidelidade do P bass, mas adicionaria os "estralos" do J bass, quando desejado.
Como Luthier, você concorda com isso? E quanto é "relativamente alto"?

El_Cabong
Muito bonito, mesmo! É bem no estilo do meu...

Mas é claro! Se tu consegues só R$ 200 no teu, aí pode ficar complicado, e o Up Grade talvez seja mais vantajoso.

Aí continua a dúvida, se for para comprar por +- 700, será que se eu gastar uns 400~ no meu não fica com o mesmo desempenho?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


gaffrox
A tendência desse tipo de instrumento é que o capt "split-coil" tenha uma saída muito maior que o do JBass.
Portanto, sugiro que vc, ou compre um baixo já projetado para tal, ou um JBass...
Não se comentam preços aqui...
Abç

gaffrox
Membro Novato
# set/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Não sei se entendi bem o que você disse...
Então esse negócio de adaptar o pbass com um captador jbass para ter um maior range no instrumento e poder utilizar tanto o pbass sozinho (zerando o jbass) quanto os dois juntos (aumentando o volume de ambos) é conversa fiada?
Ou você tá dizendo que o pj bass é válido, mas quando projetado para ser um pj bass e não só meramente adaptado?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


gaffrox
Estou dizendo que a adaptação nem sempre fica boa, por isso recomendei aqueles capts especificamente na minha 1ª intervenção. Ademais, há o custo disso, que não é baixo, e, portanto pouco se justifica em um baixo barato como o seu.
Abç

gaffrox
Membro Novato
# set/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Entendi. Mas como eu disse para o El_Cabong, dependendo do custo da adaptação, pode ser interessante fazer o upgrade ao invés de trocar de baixo, não é?
Vou dar uma pesquisada para ver mais ou menos quanto custa adicionar um outro captador...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


gaffrox
Sim.
Abç

gaffrox
Membro Novato
# out/14
· votar


Opa opa,

Finalmente consegui ir ao luthier!
Ele disse que o baixo só precisa de alguns ajustes, e que trocar a captação não seria má ideia.

Mauricio
Se não for muito abuso, sabe me dizer o que difere o captador que você me indicou para esse http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1250-captador_custom_a lnico_pb ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


gaffrox
O material do imã.
Esse é feito de uma liga de alumínio, níquel e cobalto, AlNiCo. que proporciona uma sonoridade mais "vintage", mais "suave". O de imã cerâmico tem mais saída e é mais "agressivo"
Abç

EuFemismo
Membro Novato
# nov/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Já tocou ou viu um Yamaha rbx170 ? É aquele passivo 04 cordas. Ele tem um grave do caramba, como pode isso? Num baixo tão simples e barato.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


EuFemismo
Ele tem um grave do caramba, como pode isso?
O fato de ter um som grave não quer dizer que esse som seja bom...
Essa linha da Yamaha é barata mas não é ruim. Ademais, o som depende mais do amp e da regulagem feita do que do baixo em sí...
Abç

EuFemismo
Membro Novato
# nov/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Dizem que "guitarra a gente empurra com a barriga, o que importa é o amplificador". Vale pro baixo também?

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


EuFemismo

Não... Geralmente quando não se usa o amp de baixo como fonte sonora (se tem um PA), se cata o sinal do baixo antes dele passar pelo amp... Raramente se vê microfonado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a qualidade do instrumento