fretless.. nao entendo algumas coisas

    Autor Mensagem
    bass_player
    Veterano
    # jan/04


    primeiro.. qual eh a do fretless? quero saber qual eh a finalidade dele...

    que tipo de baixo vcs recomendariam para mandar tirar os trastes??



    uma coisa que eu nao entendo.. como eh que pode ter outro timbre soh pq nao tem os trastes??

    me expliquem aee

    Cajá
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    O fretless te da um outro conceito musical por se tratar de sensibilidade harmonica e melodica, ou seja, vc tera que ser mais preciso nas execuções uma vez que todas as notas são semitonadas. Sem os tratos a atenção se dobra e a percepção tem que estar no ápice.

    O fretless tem mais sustain pois os trastes absorvem bastante a sustentação da nota.

    Qualquer baixo pode ser usado sem os trastes desde que a madeira que é confeccionado timbre legal (madeiras mais duras - o pau-ferro por exemplo).

    Peça pro seu luthier deixar umas marcações pra você não se perder nos principios de seu estudo e você trabalhar mais a precisão, vendo que não se toca mais no meio dos trastes... agora você irá tocar sobre eles.

    Experimente usar bastante "vibrato" nas notas e você sentirá como a nota sai de maneira mais sutil, enriquecendo muito o lado melódico... Ouça a música "Um dia frio" do Djavan e note como o Arthur Maia (baixista) explora o lado melódico e arrisca até uns slides com harmônicos (só no fretless esse efeito é possível).

    morpheus
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    como disse um sabio baixista do qual não me recordo o nome "o baixo fretless não é tocado com os "dedos" e sim com o coração" lindo né, até me emocionei...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a fretless.. nao entendo algumas coisas