Como amplificar contrabaixo (sem cubo)

    Autor Mensagem
    SingleHandedMarky
    Membro Novato
    # set/13


    Olá, amigos, o baixista da minha banda não tem dinheiro pra comprar um ampli para baixo no momento. Eu gostaria de saber se há algum outro aparelho que suporte contrabaixo.

    Eu tenho um rádio antigo, no qual ás vezes uso para guitarra (quando meu cubo não tá cmg em casa). Ele é toca-discos, toca-fitas, CD...e tem entrada para micro (onde eu plugo a guitarra).
    Será q o contra-baixo funcionaria lá? Se não funcionar, há algum aparelho que funcione? Algum rádio, home theater ou coisa do tipo?

    Obg...

    claudiobassist
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Funcionar funciona, o problema é que não vai ter timbre nem potência de qualidade, e também é melhor não arriscar de colocar no volume máximo, pois os auto falantes de um rádio antigo podem não suportar a pressão do baixo.

    VIC_RATTLEHEAD
    Veterano
    # set/13
    · votar


    é como claudiobassist falou,n vai ter muita potencia

    vc pode tentar uma caixa multi uso tbm...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/13
    · votar


    SingleHandedMarky
    o baixista da minha banda não tem dinheiro pra comprar um ampli para baixo no momento
    Na boa... Acho bom vcs procurarem outro baixista...
    se há algum outro aparelho que suporte contrabaixo
    Não, não há...
    claudiobassist
    pois os auto falantes de um rádio antigo podem não suportar a pressão do baixo.
    Vão estourar em 10 minutos...
    VIC_RATTLEHEAD
    vc pode tentar uma caixa multi uso
    Poder até pode... Desde que tenha potência suficiente e um falante de 15polegadas.... Mas aí vc esbarra no quesito qualidade... Ou seja: Não tem saída... é trocar 6 por meia-dúzia...
    Abçs

    strinbergshredder
    Veterano
    # set/13 · Editado por: strinbergshredder
    · votar


    SingleHandedMarky
    Cara, na situação do seu baixista é mais vantagem, se ele tiver um notebook disponível, usar o baixo com Amplitube ligado em alguma caixa passiva ou ativa qualquer...

    Muito melhor do que ficar improvisando gambiarra...rs

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/13
    · votar


    strinbergshredder
    Ligar um amplitube numa caixa ativa (na passiva ele precisará de um power amp - e isso custa caro!), também não ficará bom, pois essas caixas são "full range", com 3alto-falantes, o que dará uma resposta ruim e ainda poderá ocasionar danos ao tweeter ou ao mid-range.
    Não adianta: Ou o cara compra um combo - o ideal é um Staner BX200, ou não vai ter um som aproveitável para uma banda. Tudo o mais é "gambiarra"
    Abç

    strinbergshredder
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Eita, sério Bertola?

    Dessa eu não sabia, obrigado por esclarecer! Assim já não dou mais dica "furada" por aí..rs

    Abraços!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/13 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    strinbergshredder
    Cara, a molecadinha daqui precisa se conscientizar que música é um hobbie caro! Se o moleque quer tocar com uma bandinha com um mínimo de decência e qualidade, vai ter que gastar....
    Se o figurinha não tem dinheiro para um instrumento minimamente decente e um amp razoável ( e hoje em dia isso é fácil - no "meu tempo" NÃO ERA!), que vá tocar tan-tan em uma banda de pagode de fundo-de-quintal (pois os pagodeiros profissas tem altos equipos!), ou vá andar de skate que ele lucra mais...
    Abç

    strinbergshredder
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    hehehe, você está certíssimo meu caro... Infelizmente a realidade é essa!

    Abraços!

    SingleHandedMarky
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Cara, a molecadinha daqui precisa se conscientizar que música é um hobbie caro! Se o moleque quer tocar com uma bandinha com um mínimo de decência e qualidade, vai ter que gastar....
    Se o figurinha não tem dinheiro para um instrumento minimamente decente e um amp razoável ( e hoje em dia isso é fácil - no "meu tempo" NÃO ERA!), que vá tocar tan-tan em uma banda de pagode de fundo-de-quintal (pois os pagodeiros profissas tem altos equipos!), ou vá andar de skate que ele lucra mais...
    Abç


    No caso, ele tá sem grana porque acabou comprando o baixo, e um microfone...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/13
    · votar


    SingleHandedMarky
    Aí é que está o erro: A compra primordial é o AMPLIFICADOR. Baixo, pode ser qualquer um de um nível razoável, até mesmo usado (desde que mui bem regulado por um luthier competente).
    Abç

    BrUnOsOtO
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Se você estiver já fazendo shows, pede pro cara do som (se tiver):
    "Ô cara, liga o baixo aí na line?"
    Se não, vocês podem fazer uma vaquinha com a banda e comprar um cubo pra ele. Até onde vai sua generosidade? kkkkkkk

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/13
    · votar


    BrUnOsOtO
    "Ô cara, liga o baixo aí na line?"
    Mais um equívoco! Se o P.A não for profissa, com "Sound Array", Crossoveres e caixas por frequencia, bom como um retorno muito bom ou monitores "in ear", o máximo que o cara vai conseguir é um som baixo, sem definição e as frequencias graves ainda vão interferir na voz....
    NÃO ADIANTA: TEM QUE TER UM AMP BOM E POTENTE PARA O BAIXO.
    Abç

    Slash_1989
    Veterano
    # set/13
    · votar


    SingleHandedMarky
    liga num amplificador de guitarra e corre pro abraço!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Slash_1989
    liga num amplificador de guitarra e corre pro abraço!
    Vai queimar.....

    claudiobassist
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    "Ô cara, liga o baixo aí na line?"
    Toquei em um local recentemente e não tive como levar meu cubo, pedi pra fazer isso e o que aconteceu foi que o som do baixo ficou praticamente imperceptível, ficou totalmente abafado e mesmo com o volume no máximo não dava pra ouvir, quando o gain foi aumentado a mesa nukou e se desligou, acredito que se deva ao fato de meu baixo ser ativo, mas ai arrumamos um cubo lá e deu tudo certo.
    liga num amplificador de guitarra e corre pro abraço!
    Vai queimar.....

    Dependendo do amplificador e do volume vai mesmo, uma vez eu tocava em uma banda em que eu ensaiava em um Staner Gs150 e ele nunca queimou, mas aí é um amplificador razoávelmente forte, e com o valor dele da tranquilamente pra comprar um cubo bonzinho para o baixo.

    Slash_1989
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Vai não, cara...

    Ou melhor, vc poderia me explicar por que vai queimar? Ja fiz muito isso, e conheço muitos que também fazem, mas nunca realmente conheci alguém que tenha se dado mal por ter ligado o baixo num amplificador de guitarra.

    Até onde eu sei (e até onde eu julgo que faça sentido), o problema seria o falante não aguentar a força dos graves, e pra isso, um volume mais baixo seria ideal, mas queimar.... por que isso aconteceria?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/13 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    Slash_1989
    o problema é o alto-falante, que queima... Ademais, um amp de baixo, para que o som seja ouvido à contento (e isso tem à ver com a caracteristica do sistema auditivo humano) precisa possuir uma potência, no mínimo 150% maior que os de guitarra.
    Usei o termo "queimar" como força de expressão, embora, se vc ligar baixo ativo em amp de guitarra, o pré do amp pode estragar sim se o uso for recorrente em função da diferença de carga de entrada.
    Ou seja: A sua estratégia não passa de uma "gambiarra" e não resolve o problema, apenas cria outros....
    Abç

    Ismah
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Isso explicaria porque meu amp de guitarra esquento pra caralho com o baixo ligado nele?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Ismah
    Se o baixo for ativo, sim. Se for passivo, quem esquentou foi a bobina do alto-falante... Vai queimar...
    Abç

    Ismah
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Mas o amplificador esquentou, o falante tava bem fresco.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Ismah
    Então foi o pré...
    Abç

    BrUnOsOtO
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Compre um móvel de madeira maciça gigante, e toque o baixo com ele encostado no móvel.
    Você vai ver o que é amplificação natural (Vulgo sustain)
    Pena é que o preço de um móvel gigante e o preço pra levar ele nos ensaios/shows é mais caro que comprar um cubinho quebra galho.

    Mas então.
    Vcs podem fazer como eu sugeri e fazer uma vaquinha.
    Dá um ligue nesse aqui. É baratinho, de boa qualidade, vai salvar o couro de vocês. E até ele conseguir arranjar um bom amp (conforme o gosto dele, ele pode achar um star black da Meteoro o melhor da sua vida ou ser dos exigentes e querer um HA3500 da Hartke), esse aí vai dar o empurrão inicial.

    HortaRates
    Membro
    # set/13
    · votar


    BrUnOsOtO

    Amplificar baixo com amp de 10w e falante de 6.5", até o cara cantando sem microfone vai cobrir o baixo. Compra parcelado de 80x cara, mas não gasta dinheiro à toa.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/13
    · votar


    BrUnOsOtO
    Esse amp que vc postou acima só serve pro garoto estudar no quartinho dele, tocando ao lado de uma caixinha de PC. Porque se o cara for tocar acompanhando uma aparelhagem márromeno, o cara vai ter que ter um com falante de 10pol.!
    Abç

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Como amplificar contrabaixo (sem cubo)