Troco o encordamento inteiro?

    Autor Mensagem
    alonecry
    Veterano
    # fev/13


    Oi pessoal... Tenho um Squier da Fender P-Bass da série California!!

    Então... Quando eu comprei passei um tempinho com o encordamento que veio e troquei por um da WarWick.... dai passei um tempão com esse (uns 2 anos) e uma corda arrebentou... dai vem a minha duvida....

    Eu troco apenas a corda que arrebentou colocando a minha reserva do encordamento original... ou troco todas???

    hellgod
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: hellgod
    · votar


    alonecry
    Se for do mesmo calibre pode só troca a corda que arrebentou (espero que seja a G rsrs), se forem de calibres diferentes não seiria tão recomendado fazê-lo (frescura rsrs), se eu fosse tu, trocaria só a corda que arrebentou (:

    Abraço!

    alonecry
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Se for do mesmo calibre pode só troca a corda que arrebentou (espero que seja a G rsrs), se forem de calibres diferentes não seiria tão recomendado fazê-lo (frescura rsrs), se eu fosse tu, trocaria só a corda que arrebentou (:

    eu já troquei... mas fiquei meio preocupado se isso seria ruim... ou algo do tipo.... e foi a corda A auhehuae e acho que são do mesmo calibre sim!!

    kiki
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    de preferencia troque todas.
    o som de corda nova é outra coisa, e ficar misturando deixa o som heterogeneo.

    outra coisa: 2 anos com a corda, provavelmente deve estar bem estragada.
    cordas com ferrugem estragam os trastes, evite ao máximo!

    pra exercer o lado mao-de-vaca, guarde as cordas velhas, pra emergencias (eu faço isso).

    dibass
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    pra exercer o lado mao-de-vaca, guarde as cordas velhas, pra emergencias (eu faço isso).
    ...e ainda carrego junto no case pra garantir hehe

    Claudio Zotelli
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Cordas com dois anos!?... cordas velhas detonam á escala do instrumento e trastes, pode evitar problemas se troca - las (todas) sempre que possível!

    hellgod
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    alonecry
    eu já troquei... mas fiquei meio preocupado se isso seria ruim... ou algo do tipo.... e foi a corda A auhehuae e acho que são do mesmo calibre sim!!


    A? corda A? o.õ

    #pedreiromasterdetected! rsrs

    Brincadeira :P

    Mas se é do mesmo calibre, não vejo mal algum! manda vê hehe

    burzynski
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    sempre troque todas. cordas velhas estragam as novas, estragam a ferragem da ponte e das trastes, não vale a pena pelo tamanho do prejuízo ao longo do tempo.

    guarde as cordas velhas para se no caso de estourar outra vez você botar ela só para aliviar a tensão do braço e evitar que ele comece a trastejar.

    outro dia aconteceu algo que nunca presenciei na minha vida... tava tocando leve, no dedo e a E estorou... nunca vi isso em 7 anos que to com o meu baixo... Ö

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Aproveitando que o tópico subiu...

    O que acham de FERVER as cordas??

    Isso mesmo, já tive alguns baixistas na banda que alem de demorar extremamente para começar a pensar em trocar o encordoamento, ele para dar uma sobrevida as mesmas, fervia elas

    Isso mesmo, tirava do baixo, panela, agua fervente, fervia e voltava...

    E assim ficava, até estourar, teve casos de até 3 fervidas com um mais sovina... cordas de baixo não vai estourar mesmo, mas e o timbre??

    Eu ficava sozinho, alguns achavam que melhorava, eu que um encordoamento novo não seria tão caro... e aí a opinião dos senhores??

    strinbergshredder
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Edson Caetano
    também tenho curiosidade sobre essa tal fervida nas cordas...

    burzynski
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    já ouvi que ferver corre o risco de zoar a corda.

    o que dá certo é passar com uma flanela um spray anti-oxidante, logo depois de tocar. funciona, mas como todo produto químico pode ter algum tipo de risco para sua saúde, principalmente se você tiver uma ferida na mão.

    Spect
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Edson Caetano

    Não toco baixo, então não faço idéia se o negócio realmente funciona. Mas creio que ajude a pelo menos tirar a gordura e sujeira que se acumula nas cordas, então alguma diferença deve fazer. Se é bom ou não para as cordas, não sei.

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Spect
    burzynski
    Já ví varias vezes as cordas serem fervidas, e serem tocadas claro hehe

    Entra aquela corda preta, encardida, cheia de gordura e o que mais existir e sai a corda branquinha... é vero

    Tenho a minha opinião sobre isso, o timbre original, claro, se perde, mas é assim, no baixo, as cordas tem maior durabilidade correto? (em comparação a guitarra), mas eu só toquei com cara que NÃO troca corda, então quando fervia parecia um alívio

    Mas o baixista ter um instrumento e ficar as vezes por mais de 2 anos sem trocar encordoamento?? e depois de todo este tempo ferver??

    Se é bom ou ruim, se zoa ou não, afeta o timbre, e por incrivel as vezes melhorava de tão ruim que estava o trem,,, hehe

    E aí quem teve experiencias deste nipe...

    hellgod
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Edson Caetano
    O tenso é que depois das fervidas as cordas começam a empretejar, oxidar com uma facilidade violenta, até elas ficarem pretas e horrendas... eu não fervo mais cordas... eu tiro e limpo com um pano (: mas isso é uma questão pessoal...

    Um abraço!

    kiki
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    Edson Caetano
    strinbergshredder
    burzynski
    Spect
    pois é, sempre ouvi falar mas nunca tentei.
    tem cara de quebra galho pra quem ta em aperto extremo (corda de baixo é bem mais cara...)

    já cheguei a ficar com a mesma corda 5 anos (num periodo que quase nao tocava) e apesar de tudo ficava usavel (muito diferente de guitarra).

    hellgod
    quer dizer que voce já fez?
    conte mais.

    hellgod
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    kiki
    Sim! :D

    Tu tira as cordas velhas, as minhas tinham mais de um ano, coloca em uma panela, coloca água, dus colheres de sopa de detergente neutro, e taca fogo rsrs, deixa ferver, deixo uns 4, 5 minutos ali, tiro e seco elas com um pano, depois coloco no baixo e tchanran! as cordas soam como novas.
    porém, depois de 2, 3 fervidas elas começam a empretejar e oxidar muito muito muito rápido, é um hell, ficam pretas e com cada vez menos brilho... podem até arrebentar...
    mas ai é sua escolha ferver ou não.. eu até posso estar fazendo errado mas vi essa receita em outro forum que não posso falar aqui...
    Esse processo de ferver tu consegue usar mais de 1 ano e meio...

    opinião pessoal mas sei lá...

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    hellgod
    Toquei muitos anos com um baixista muito fera, e nunca vi ele trocar o encordoamento do baixo dele, o cara sempre estava apertado $$, as cordas ficavam lá, então acredito que com ele elas agüentaram muitossss anos, muito alem da conta

    Sempre que aparecia um evento bacana tava lá ele dizendo que ia ferver as cordas hehe

    Não posso falar nada meu encordoamento Elixir de 169,00 pilas está fazendo dois anos, mas eu toco pouco e as cordas ainda estão brilhando

    hellgod
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Edson Caetano
    As cordas em questão também são bem fuleiras :/, são daquelas de 35 dilmas rsrs não se pode esperar muito delas, mas mesmo assim prefiro não ferver (:

    kiki
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    hellgod
    é, eu tinha visto essa receita (acho que por aqui mesmo), mas nunca tentei.

    porém, depois de 2, 3 fervidas
    ah, mas também né? uma já tá de bom tamanho...

    Edson Caetano
    Não posso falar nada meu encordoamento Elixir de 169,00 pilas está fazendo dois anos, mas eu toco pouco e as cordas ainda estão brilhando
    pois é, elixir tem sido um bom investimento pra mim!

    Hitman
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Curiosidade!!!

    Mr EVH ferve todas suas cordas ANTES de coloca-las no instrumento, diz ele que da mais elasticidade e um timbre bacana. Teve uma epoca que fiz isso (guitarra) e a durabilidade da corda cai absurdamente.
    (ja vi intrevista do evh dizendo que ele usa um encordoamento por show)

    hellgod
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Hitman
    Curiosidade!!!

    Mr EVH ferve todas suas cordas ANTES de coloca-las no instrumento, diz ele que da mais elasticidade e um timbre bacana. Teve uma epoca que fiz isso (guitarra) e a durabilidade da corda cai absurdamente.
    (ja vi intrevista do evh dizendo que ele usa um encordoamento por show)
    [


    EXATO!

    tchedovollosky
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: tchedovollosky
    · votar


    Edson Caetano
    Li em algum ligar que ocorre uma reação química quando se fervem as cordas, dizem que os átomos do metal da corda se unem novamente quando aquecidos em água fervente, e com isso as cordas ganham mais brilho por algum ( pouco ) tempo.

    Mas essa história de ferver as cordas do baixo funciona mesmo, o baixista da banda que eu tocava fazia isso sempre antes de algum evento, e funcionava muito bem.

    fconde77
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Esse lance de ferver as cordas do baixo serve pra dar uma sobrevida a ela, não fica 100% como uma nova claro, mas vc consegue usar por um tempo mais enquanto não troca as cordas.

    Fervendo a corda sai a sugeria e a gordura que ficam incrustadas... e valido pra usar sem muito compromisso.
    Já vi comentários de gente que ferve cm sabão ou vinagre... nunca testei nenhuma das receitas... mas já fervi a corda do meu baixolão que comprei usado apenas com água, não só pela necessidade de trocar as cordas mas pq ele como um todo estava nojento demais... Parecia que o antigo dono limpava a bunda com a escala e depois usava como cinzeiro. kkk

    hellgod
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    fconde77
    mas já fervi a corda do meu baixolão que comprei usado apenas com água, não só pela necessidade de trocar as cordas mas pq ele como um todo estava nojento demais... Parecia que o antigo dono limpava a bunda com a escala e depois usava como cinzeiro. kkk

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    fconde77
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Ta rindo mais é serio, alias não foi o primeiro instrumento usado que comprei de um baixista, Peguei uma guitarra que estava nojenta que não queria nem tocar pra testar... o cara me entregou e falou:

    - Testa ai pra ver.
    Parei pensei e mandei...
    - Cara toca ai vc que tá mais acostumado com ela e também estou com a mão machucada... tendinite! rsrsrs

    hellgod
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    fconde77
    pouts... kkkkkkkkkkkkkkkkk, toca voce que tá mais acustumado kkkkkkkkkkk

    eu também tenho pavor de instrumento sujo! é m horror! eu tiro as cordas e limpo e passo óleo de peroba rsrs

    tu sabe o que óleo de peroba né kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    fconde77
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: fconde77
    · votar


    Sei sim... e um óleo usado pra lustrar móveis que vc compra em mercado....
    Nesses 2 instrumentos (guitarra e baixolão) estavam tão sujos que tinha uma crosta de sujeira vc podia raspar, alias eu passei um espátula dura pra tirar a sujeira da escala, só depois pude comecar a limpar e depois hidratar.. No corpo tive que passar uma uma esponja com "veja" pra limpar, e só depois passar o polidor...
    Mas o que vale e que agora estão tinindo.
    Baixolão
    Guitarra

    hellgod
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    fconde77
    :O o louco!!! espátula? Que dono descuidado! ogora eles são lindos! curti! tem que sempre limpar-los e dar manutenção a eles! eu realmente tenho pavor a gordura na escala :S

    disse óleo de peroba, era uma piadinha rsrs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Troco o encordamento inteiro?