Diferença entre Baixo e Baixolão

    Autor Mensagem
    FILIPEm2547
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: FILIPEm2547


    Bem, eu tinha essa duvida, então corri atras pra saber as diferenças e acabei comprando o baixolão, se você também tem a duvida que tinha fiz um pequeno vídeo mostrando as principais diferenças no som, espero que ajude!
    https://www.youtube.com/watch?v=1LWrPqF6jv8

    caetanotc
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: caetanotc
    · votar


    nao gosto de baixolão U.U mas o baixolão e a mesma relação de violão e guitarra, so que o baixolão e um trambolho gigante e o meu ficava trastejando que era uma merda.

    Knight
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Knight
    · votar


    Bom, ao meu ver tem mesma relação de violão e guitarra, é um baixo acústico, possui por padrão mesma afinação EADG e possui cordas específicas para instrumento acústico, pois a forma com que ele "amplifica" seu som é diferente... Tu tocas a corda, ela vibra, a ponte vibra, o tampo e o resto do corpo vibra e esse conjunto todo produz o som.
    Quanto maior o corpo do instrumento mais encorpado seu som será, claro que depende muito das madeiras, digo isso porque baixolões tem fama de produzir um som com um volume um tanto baixo e fica meio chato de acompanhar outro instrumento assim..
    Ah e é claro que dá para pluga-lo em um amplificador assim como um baixo elétrico comum, mas de cara tu vais perceber o seu som característico.

    bom tem bastante coisa, mas se tu tocas baixo, baixolão um instrumento muito divertido! :) Have fun!

    Tenha uma boa noite.

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    FILIPEm2547
    legal, boa iniciativa!
    achei a análise bem superficial, tem muito mais coisas por trás, mas pra quem não sabe nada tá bem didático.
    achei divertido que o nível de avacalhação vai subindo, com o slap e o acustico no final, ficou muito engraçado!


    FILIPEm2547
    caetanotc
    SlipKnight
    mas o baixolão e a mesma relação de violão e guitarra
    não é bem assim.

    tecnicamente falando até é, um baixolão é tipo um violão-baixo.
    mas historicamente e na prática é bem diferente.

    a guitarra elétrica evoloiu do violão. o baixo elétrico foi uma adaptação do doublebass (aquele acustico grande, o rabecão) pro formato guitarra elétrica.
    bem depois disso criaram o baixolão.

    na prática, o baixo elétrico se equipara à guitarra, mas o baixolão fica muito atrás de um violão.
    um violão sozinho tem autonomia pra "levar um som" acusticamente. um baixolão não.
    voces ja devem ter passado pela situação de ter um ou dois violões e um baixolão na roda. ninguem ouve o coitado.
    o som grave tem que ter mais volume, mais corpo, pra soar. não à toa se usou o rabecão pro tantas décadas.

    na pratica, ele funciona muito bem plugado, com um timbre de acustico.

    FILIPEm2547
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: FILIPEm2547
    · votar


    kiki
    sim sim, está bem superficial mesmo kkk é só pra que não sabe nada nada e quer ter alguma referencia! valeu!

    caetanotc
    a facilidade com que o baixolão trasteja é muito menor do que com o baixo elétrico kkkk o seu deve estar mal regulado

    Knight
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    FILIPEm2547
    Bacana seu vídeo, agora que tive tempo de ver, bem legal explicar as diferenças! eu tembém ja tive essa dúvida!

    bacana mesmo (y)

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    como o Kiki falou, numa rodinha com 2 violões e 1 baixolão o coitado fica sumido mesmo, as frequências graves não funcionam da mesma maneira que os médios.

    Num acústico eu até prefiro 3 violões, com um deles fazendo as linhas do baixo, do que um baixolão. Como fazem no samba com o violão-baixo, pode usar um de 7 cordas pra ganhar uma corda grave a mais tb.

    Agora se tiver amplificação a história muda, mas aí trocar o baixo convencional pelo baixolão é desnecessário.

    caetanotc
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    FILIPEm2547
    o meu e uma porcaria mesmo , na verdade nem é tao meu mas deixa isso pra la ......

    FILIPEm2547
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Pé de chinelo

    Realmente, o som do baixolão é bem mais baixo do que o do violão, mais essa situação nem sempre acontece. Eu cheguei a tocar com meus amigos pra testar isso mesmo, no meio de dois violões o meu baixolão ficou perfeitamente audível.
    O que interfere não é o instrumento, e sim como ele é feito, porque existem baixolões com "menos som" do que outros. E também na maioria das vezes que ele não é audível se você tirar o baixo, por mais que você nao estivesse ouvindo ele, você sente que alguma coisa mudou no som, pelo menos eu percebo!

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    FILIPEm2547

    ...maioria das vezes que ele não é audível se você tirar o baixo, por mais que você nao estivesse ouvindo ele, você sente que alguma coisa mudou no som...

    É tipo tirar o sal da comida, se tiver na medida certa fica uma beleza e tu nem percebe mto o sal. Mas se tirar vai ficar estranho, é a msm coisa com o baixo eu acho hehe

    O que interfere muito tb é a acústica do ambiente que tiver tocando tb né, o baixolão com 2 violões numa praia soa dum jeito, num teatro de outro, depende né.

    []'s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diferença entre Baixo e Baixolão