Customizar meu Fender

    Autor Mensagem
    dibass
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: dibass


    Salve galera dos graves!

    Me surgiu uma ideia que pode parecer absurdo por eu estar com meu baixo praticamente novo (10 meses de uso). Mas de qualquer forma vou passar a ideia e peço a ajuda de vocês com opiniões, dicar e informações técnicas.

    O baixo que eu tenho é esse:
    http://www.youtube.com/watch?v=FbV1gfDudDw
    http://www.youtube.com/watch?v=CplDGtoioK8
    (não sou eu tocando haha)

    Trata-se de um Fender Deluxe Active Jazz Bass V(mexicano)

    Não sei explicar exatamente o som que quero mas vou mostrar exemplos em dois baixos bem específicos:

    SANDBERG CALIFORNIA TM 5
    http://www.youtube.com/watch?v=6rkwBfMqElw
    http://www.youtube.com/watch?v=6rkwBfMqElw

    e o som deste me faz quase me mijar todo quando escuto kkk:

    FENDER MARCUS MILLER
    http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=1Tp5YDdevbI&feature=endscreen
    (aproveitem o show)

    Agora que estamos contextualizados vamos para a parte prática.
    Não preciso falar muito pra que vocês entendam que eu sei muito pouco sobre marca x, modelo y, tipo z.
    É importante lembrar que se eu for realmente mexer no baixo, eu quero uma melhoria significativa principalmente na qualidade do som. E também que tudo isso será feito sob a benção de um bom luthier aqui da minha região.

    Quero fazer isso apenas trocando os captadores e se muito o circuito do bass.

    Agora minhas ideias:
    1 - Deixar a configuração igual à do Sandberg: Captador Music Man na ponte e Jazz Bass no braço

    2 - Sem precisar furar o instrumento, apenas trocar por um par de Jazz Bass

    3 - Colocar apertadinho alí na ponte um Music Man e um Jazz Bass e lá no braço Jazz bass.
    Neste caso teria de analisar a questão de distância da ponte e tal. Mas a ideia é que tivesse timbres de JB+JB / MM+JB / JB+MM+JB

    Lembrando que eu quero um UP considerável. E gostaria de investir até no máximo uns 500 ou 600R$ em equipamento. Considerando que pretendo comprar pelo eBay. A menos que compense comprar aqui no Brasil ou no Paraguai.

    Caso não compensar o investimento em relação ao custo e benefício não me incomodo em desistir da ideia. Talvez no máximo um UP simples nos captadores e troca de cordas.

    dibass
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Venho através deste post considerar que a minha vontade maior é comprar um Squier, mandar tirar os trastes e ser feliz pra sempre. No entanto devido ao ofício preciso de um baixo versátil pra tocar com as bandas.
    E também agradecer aos ajudadores. Depois eu pago a breja! :D

    dibass
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Aguardo a visita do Bertola e do JL_Marcondes

    dibass
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    (up na esperança de que alguém ajude)

    JL_Marcondes
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    dibass
    Que honra! UASHuahuhs...

    Vamos lá....

    Desculpa ser tão rápido mas é q as coisas tão tensas.. mas pra ajudar:

    1 - Vc pode até fazer isso, mas deve pesquisar qual o posicionamento correto do cap MM do Sandberg e material (ceramico ou alnico).. daí, vc vai conseguir algo voltado ao modelo... mas, não acho a melhor opção.. compra um sandberg! USHUHSUas...

    2 - No caso, procure pelos cap's do Marcos Miller, se bem q o seu bass é ativo, daí num vai timbrar mto igual não (o pré colori bem)...

    3 - JB+MM+JB - Segue o posicionamento dos StingRay (33,3cm do meio do 12º traste ao meio do primeiro magneto do cap MM).. tem vário projetos assim, e eu pago um pau pro som e versatilidade alcançados... procura no contrabaixobr os frank do ct.colela que são tudo assim... (e ele ainda mete um outra J de biúdo que da um som maneiro, mas por mim, só os J's e o MM já é o suficiente)... daí oq vc deve se preocupar é o esquema para ligar esses carinhas.. ter 1 vol pra cada, ou chaveamento, enfim... é isso que vc vai ter q se preocupar para ter uma boa versatilidade e q não fique um barato de loco sem sentindo... de qlqr forma, é o item q mais lhe recomendo...

    []'s

    dibass
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    JL_Marcondes
    tem muita diferença entre captadores cerâmicos e de alnico, timbristicamente falando?

    2 - No caso, procure pelos cap's do Marcos Miller, se bem q o seu bass é ativo, daí num vai timbrar mto igual não (o pré colori bem)...
    Mas até onde eu sei o Fender MM é ativo. Ao menos o que eu toquei era. E tem a opção de deixar passivo também

    e em relação a marca/modelo o que tu sugeriria?

    JL_Marcondes
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    dibass
    Tem diferença sim... pelo menos no caso dos humbucker da seymour (que são os que eu recomendo) tem.. nos cerâmicos a pegada é mais moderna, e com mais gain.. nos de alnico vc tem uma pegada mais vintage, com uma saída um pouco menor (mas ganha no timbre)...

    []'s

    bassro
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: bassro
    · votar


    po dibass
    eu tambem pensei nisso um MM e um JB mas desisti,agora mandei fazer um JB.
    quando ficar pronto eu posto aki...

    dibass
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    bassro
    opa, tu está fazendo com quem??

    JL_Marcondes
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    dibass
    Uma coisa que vc precisa definir é que tipo de timbre tu vai querer... tipo.. som de MM, etc etc... Mto vai do modelo do equipo q vai colocar, e o sweetspot do cap...

    Obs: acredito que o Bertola vai falar pra vc vender o bass asusuah.. se n ta satisfeito, troca de bass, e compra algo q atenda suas espectativas hehehe...

    []'s

    dibass
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    JL_Marcondes
    eu gostaria de um timbre que se aproximasse daquele Sandberg ou do Marcus Miller.
    As duas opções são válidas e ainda me inspiram dúvidas. Mas um deles.

    e o sweetspot do cap..
    o que é sweetspot? hehe

    JL_Marcondes
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    dibass
    Sweetspot é o posicionamento correto do cap... tipo, um jazz bass, um precision, e um MM, por exemplo, tem tipo uma formula: a construção, o material, o modelo de cap (single, split, humbucker/dual-coil..), e, o posicionamento, que é o tal "sweetspot"... td influencia, porém, o modelo/material do cap e o seu posicionamento é oq mais influencia.. Tipo, vc pode ter um baixo construído igualzinho um MM, porém, se colocar dois singles no posicionamento de um JazzBass, amigo, vc vai ter som de JazzBass.. talvez, vai um JazzBass um tanto quanto diferente, mais garanto que vai soar mais como JB e nem um pouco como MM!!!

    Segue uma lista que o ct.colela do contrabaixobr criou:
    (A distância se mede do centro do 12º traste ao meio do magneto, e acredito que se trate somente de escala 34")
    JAZZ BASS
    - Jota do braço: 27,7 cm
    - Jota da ponte (anos 70): 37,7cm
    - Jota ponte (anos 60): 36,8 cm

    MUSIC MAN
    - primeiro magneto 33,3cm
    - segundo magneto 35,6 cm

    WARWICK e IBANEZ AXSTAR
    - Jota do braço: 28,7cm
    - Jota da ponte: 37,7cm

    KUBICKI FACTOR
    - cap braço primeiro magneto 29,7 cm segundo magneto31 cm
    - cap ponte primeiro magneto 37,5 cm segundo magneto 39 cm

    KEN SMITH
    - cap braço primeiro magneto 30,5 cm segundo magneto 32,4 cm
    - cap ponte primeiro magneto 37,7 cm segundo magneto 39,6 cm

    G&L 2000
    - cap braço primeiro magneto 28,4 cm segundo magneto 30,5 cm
    - cap ponte primeiro magneto 35,6 cm segundo magneto 37,7

    MUSIC MAN HH
    - cap braço primeiro magneto 24 cm segundo magneto 26,4 cm
    - cap ponte primeiro magneto 33,3 cm segundo magneto 35,6 cm

    Fodera modelo NY
    - cap braço 27,7 cm
    - cap ponte 37,7 cm

    Fodera emperor jj
    - cap braço 27,7 cm
    - cap ponte 37,7 cm

    Fodera emperor HH
    - cap braço primeiro magneto 25,6 cm segundo magneto 27,1 cm
    - cap ponte primeiro magneto 37,3 cm segundo magneto 38,8 cm

    Precision bass
    -cap das cordas MI e LA 28,3 cm
    -cap das cordas RE e SOL 31 cm


    SADOWSKI
    - cap do braço 27,6 cm
    - cap da ponte 36,4 cm

    JAZZ BASS GEDDY LEE
    - cap do braço 27,7 cm
    - cap da ponte 37,7 cm

    JAZZ BASS 78
    - cap do braço 27,7 cm
    - cap da ponte 37,7 cm

    PRECISION TELE (sting)
    -cap 26,4 cm

    Acho que é isso.. daí, pra se conseguir o timbre do Marcus Miller, vc vai ter q saber (e isso é fácil, google ta aí) das especificações do bass dele.. provavelmente vai ser a modificação mais simples (só cap's e no max circuito).. e do Sandberg, é o posicionamento e o material do cap....

    []'s

    JL_Marcondes
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    ^
    Alguns dos posicionamentos eu já havia encontrado na net, porém, esses todos aí o próprio ct.colela mediu.. eu sei q o do bongo é 1cm mais próximo da ponte nos casos de mais de 1 cap...
    Existem baixos que não seguem tais especificações "padrões" e por isso ocorre do som soar diferente ao modelo.. por exemplo, o meu condor XB25a, o cap P é invertido, e isso é comum em casos de baixo com captação P/J (eu até prefiro que seja assim), mas J, ele fica num posicionamento entre o 70's e o 60's jazzbass, e, eu não curto mto o som dele... além de um som magro, o timbre não me agrada mto, por isso até uso pouco ele sozinho...
    A modificação que vou fazer nele é justamente para suprir esse "problema".. vou colocar um humbucker do Fender American Deluxe (o P eu tb vou colocar do mesmo modelo, porém, vou manter invertido)..

    []'s

    dibass
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    JL_Marcondes
    então, em relação à essa questão de posicionamentos não me preocupa por enquanto. É algo que vou conversar com o luthier mais pra frente, de qualquer forma obrigado por essas informações, serão úteis!

    O que queria mesmo saber é qual equipamento posso comprar, saca?

    Olha o sandberg
    http://www.sandberg-guitars.de/basscat-overview/calt-series/caltmsupre me

    bassro
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    dibass
    po eu to fazendo com um luthier chamado Luiz,ele e cunhado do guitarrista Roger Franco.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    dibass
    Vamos lá.. no próprio site:
    PICKUP:1 Delano T-style / 1 Delano M-style humbucker / PU-split
    PREAMP:sandberg 2-band, active / passive, passive tone control

    Oq isso qr dizer.. que o bass tem uns baita captador AUShus... tipo, os cap's da Delano custam em média 160$ obamis.. e no seu caso, vai ter q trocar ambos os J (por um J e um H).. esses cap's são mto bons, mas bem particulares.. os baixos modelo MM que eu vi com esse tipo de cap, tipo, ficou com um baito som, um timbre bem moderno, mas pouco lembrava um MM (e olha que o baixo todo - e acredito que o posicionamento - seguiam a formula de um MM).. justamente pela pegada mais moderna do som...

    Bem, acredito que o "sweetspot" desse bass não deve seguir a fórmula H/S dos MMs... e acredito que deve fugir também do posicionamento dos J's.. enfim... eu posso tentar entrar em contato com alguém do TalkBass e vejo se consigo o posicionamento dos cap's...

    Outra coisa que vc precisa atentar.. o esquema do pré.. vc pode tornar o bass ativo e passivo...

    Eu acho, que é mta modificação, mas dá pra fazer hehehe...

    []'s

    dibass
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    JL_Marcondes
    mee que massa. Mas esses delanos seriam superiores aos Fenders? Conseguiria alguma coisa similar?
    E onde acha isso pra comprar? hehe

    dibass
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    JL_Marcondes
    caraaaca, olha isso haha

    http://www.delano.de/typo3temp/pics/0ea331bc83.jpg

    JL_Marcondes
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    dibass
    Os Fender não são assim tb os prós.. é tipo vc comprar uma moto carenada.. ela vem completa, mas tem qm goste de tunar pra deixar com visual e som (literalmente) do seu gosto... então cap's como das conhecidas seymour, emg e bartolini, são essas bike part's, e, existem marcas mais top's ou "distintas", como essa delano, schaler, nordstrand.. etc etc... mas lembrando q mto vai do gosto.. as vezes oq é bom pra uma maioria, não é o gosto de um X...

    []'s

    dibass
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Salve galera, então. A ideia ainda não morreu. Meu irmão conversou por mim com um luther de Curitiba, Tom Castelli (alguém conhece?). E ele indicou que eu colocasse captadores HOT 2 Jazz SJB 2 e colocasse um Circuito Ativo STC3P

    O que acham??

    JL_Marcondes
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    dibass
    O STC3P é o da seymour.. la no contrabaixobr rola meio q um preconceito por conta dos mais veteranos.. falam q n tem nada de mais e q colori mto... existe um nacional da Mendes, que eu já falei aqui: original master (que já ta meio salgadinho).. é um pré de 3 bandas q preserva ao máximo as características do bass.. eu to pra colocar um desse no meu bass já faz um tempo ehhehe... mas parei o projeto por conta do trabaio (e das contas)... talvez vc tenha facilidade de trazer esse pré da SD mais em conta.. mas da uma olhada também nos aguilar (OBP-3).. reza lenda q esse é o (se não, um dos) mais top's...
    Cap pra jazz bass eu não sei indicar mto não.. já q JB não é mto minha praia.. porém já vi mais de um lugar indicar os HOT, e, no caso desses aí, são da SD, eu curto pacas os cap's da bassline então.. blz!

    Isso ctz já daria um belo up no seu bass.. e, vc guardando o circuito original e cap's.. amanhã ou depois pode vender o baixo como era original, e guardar o circuito e cap's...

    []'s

    dibass
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Salve povo!
    Continuo na busca do som que meu ouvido quer, peço desculpas por manter dois tópicos em UP..

    Mas achei por aí sugestões destes captadores
    lindy fralin 8.5/9k
    http://www.fralinpickups.com/bass.asp

    um pré marcus retro john east
    http://www.east-uk.com/index.php/catalogsearch/result/?q=+retro+john+e ast

    Opiniões?

    dibass
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    JL_Marcondes
    Isso ctz já daria um belo up no seu bass.. e, vc guardando o circuito original e cap's.. amanhã ou depois pode vender o baixo como era original, e guardar o circuito e cap's...

    É uma ideia realmente válida... acho que sou o único que não é um fã devoto dos noiseless?
    kkk

    MMI
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    dibass

    Minha praia não é exatamente no baixo, mas me arrisco um pouco. Sou fã do Lindy Fralin, tenho em 3 guitarras, acho que são excelentes. Para baixo, apesar de muito bons, acho que vale a pena avaliar outras possibilidades também. Dê uma olhada nos captadores e circuitos da Nordstrand, quem sabe da Aguilar também. No meu baixo eu optei por colocar captadores da Lollar, achei melhores que do Fralin dessa vez...

    Abç

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    dibass
    Eu sou um pouco radical com essas questões: Em instrumentos "de referência", como esse seu Fender, não se mexe. o JL_Marcondes óbviamente já sabia disso.
    Nada impede que vc compre um baixo barato, mas de boa qualidade (SX, Condor) e faça as devidas modificações. Vc preserva o seu Fender (mantendo o seu valôr intrínsseco) e pode "pirar" modificando um baixo mais em conta.
    Quanto à sonoridade... Bem, isso é muito complicado. Muitas vezes uso baixos diferentes no mesmo amp e não consigo um som legal, que me agrade. Daí, uso outro amp e... Lá está...
    Exemplo: Eu nunca consegui um som que me agrade usando caixa 4X10 somente. Já quando uso uma 1X15, "meu" som aparece...
    Abç

    dibass
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Aí temos dois pontos..

    Nada impede que vc compre um baixo barato, mas de boa qualidade (SX, Condor) e faça as devidas modificações
    Acontece que ao invés de eu investir em mais um instrumento + upgrades eu, particularmente, prefiro fazer estas alterações diretamente no meu baixo, porém, guardar os captadores e circuito originais para possível venda futura.

    Exemplo: Eu nunca consegui um som que me agrade usando caixa 4X10 somente. Já quando uso uma 1X15, "meu" som aparece...
    Já tive a oportunidade de provar de números amps diferentes, esta é a vantagem de usar som de locadoras hehe, e a minha ideia ainda continua.

    O fato é que eu tenho um som na minha mente que não tem no meu baixo. E o que mais se aproximou disso é o JB do Marcus Miller e o som do JB em que o PJ gravou os discos quinze e Funky Funky Boom Boom do Jota Quest.

    Entende?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Customizar meu Fender