Problemas com sonoridade no SX

    Autor Mensagem
    xdirty
    Veterano
    # out/12


    Olá pessoal!

    Sou novo no fórum. Usei a busca para tentar encontrar algum tópico com o problema comum ao que tenho mas não encontrei.

    Recentemente comprei um SX SJB-75 e estou estranhando o som. Tenho um amplificador VoxStorm Cube Bass 250 de 140 watts RMS e um outro contrabaixo antigo, um Strinberg CLB de 2004 passivo.

    O que acontece é que ligando o SX eu tenho que praticamente colocar o volume quase que no talo para se conseguir um som razoável e, mesmo assim o som sai saturado mesmo em volume mais baixo. Regulando a tonalidade do instrumento pude notar que o agudo não é muito bem definido, sendo que ao você tocar um thumb no mizão por exemplo sai grave e distorcido, completamente diferente do Strinberg que com pouco volume no amplificador o som sai absurdamente alto e muito bem definido, sem saturação nenhuma.

    Até pensei que o problema fosse no amplificador. Mas plugando o Strinberg a coisa muda de figura.

    Pergunto se essa é uma característica dos Jazz Bass (ter o volume baixo) ou seria algum problema no meu especificamente? Trocar potênciomentos, fiação ou captadores poderia resolver?

    Eu não consigo imaginar que o som de um SX seja inferior ao de um Strinberg surrado de iniciante. Mas posso estar enganado. Se eu estiver, eu jogo esse SX no lixo.

    Valeu!

    dibass
    Veterano
    # out/12
    · votar


    xdirty
    O baixo é ativo? Não lembro. Caso sim, já experimentou trocar a bateria dele?

    xdirty
    Veterano
    # out/12
    · votar


    O baixo é ativo? Não lembro. Caso sim, já experimentou trocar a bateria dele?

    Não. O SX é passivo.

    smarth
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Sei lá cara,leva no luthier e explica pra ele,talvez seja os captadores,ou os potenciometros mesmo,entre outras coisas...

    pgnt
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    O bom custo/benefício do SX é pelo corpo, madeira, etc.. se tudo fosse bom, não pagaria tão pouco, por isso talvez precise mesmo trocar a parte elétrica ou até os captadores.

    obs: fica esperto com cabos e amplificadores de estúdio (q às vezes são modificados pra não 'estourarem' deixando o volume com ganho menor).

    bassro
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    po kra tenho um sx tambem e eo seguinte,os caps originais tem pouco som mesmo,ele e passico tem pouco ganho
    se as cordas dele estiver alta som sai embolado mesmo...
    e outra nem pense em usar as cordas originais,sao pesssimas.

    entao leva ele num luthier regula as cordas , coloca cordas novas ae vc ja vai ver uma diferença imensa e na questao volume,vc pode pensar em um pedal..
    pode ser um compressor ou equalizador,vai te ajudar no volume.
    o meu sx eu uso com um,
    qx200 meteoro
    afinador gianini
    cs3 da voss
    geb7 boss
    bdi21

    tiro um som muito massa
    vlw! espero ter ajudado.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    xdirty
    Pode ser altura dos cap's ou problema nos potenciometros, mas, se vc está acostumado com bass ativo, é bom desacostumar.. passivos tem uma saída menor mesmo.. outra coisa, vc está plugando o bass no ampli em que entrada, pois esse ampli tem entrada High/Ative e Low/Passive justamente devido a diferença na saída de instrumentos passivos e ativos..

    []'s

    LEONARDO MORAES
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    xdirty

    Deve ser algum problema no seu baixo mesmo.
    Tenho um SX desses para um baixo passivo, ate que ele nao decepciona...

    A um ano atras troquei os captadores dele... coloquei uns Fender Noiseless..
    Ficou muito bom, exelente custo benefício. Uso um HARTKE A100 e o que eu precisava colocar no volume 3, digamos, com os cap fender coloco volume 1...
    mas o maior ganho é nos timbres mesmo, vira outro baixo, nao tem nem comparação vale a pena o investimento. Recomendo a modificação para quem quer ter um timbre de JB bem razoavel a baixo custo.

    Mas, como nem tudo é perfeito, o (o meu pelo menos) SX padece na qualidade construtiva e eletrica. Os potenciometros estao terriveis a ponto de comprometer o som do baixo, ja nao estou usando ele, vou ter que providenciar uns de qualidade. Mas é certo, nao adianta caps bons com o restante ruim...
    Não da pra esperar um sinal muito alto como um circuito ativo, mas em timbres ele me agradou bastante.

    Entao, pelo teu relato, acredito que seja problema no seu baixo mesmo. Ele deveria falar, quem sabe, até um pouco mais alto que o CLB
    Não precisa jogar ele no lixo não rsrs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas com sonoridade no SX