problema na corda E

    Autor Mensagem
    albino--
    Veterano
    # ago/12


    galera, eu tenho um baixo tagima millenium de 4 cordas e semana passada eu estava ensaiando e arrebentei a corda E do baixo que era a original do baixo já que tem pouco tempo que comprei ele, então ontem eu comprei o jogo de cordas da SG 0.40 e como eu ia ensaiar na mesma hora eu apenas coloquei a corda E no baixo e deixei as outras velhas no baixo, mas no ensaio eu tocando a corda E ela fazia um som muito estranho como se estivesse desafinada mas eu pensei que seria pq eu não estava com o jogo no baixo. ai ontem eu resolvi trocar todas as cordas do baixo e o problema com a corda E continuou e só acontece com ela, é como se a corda E estivesse em C# o som sai muito ruim e corda fica muito solta no braço do baixo, diferente das outras cordas da mesma marca. alguém poderia me falar o que eu tenho que fazer para que o corda E não fique com esse som ??
    obg desde já

    Msess
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    ja esperimentou afinar?

    rodsom
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    nao entendi direito, ela ta ''mentindo"? pode ser oitavas desreguladas.

    albino--
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    ela esta afinada normal em E mas parece que ela esta uns 2 tom abaixo, nunca tinha visto isso antes. desculpe não sei o que seria a corda estar 'mentindo'

    JL_Marcondes
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: JL_Marcondes
    · votar


    Msess
    ja esperimentou afinar?
    [2]

    Tipo, vc colocou a corda, e afinou ela em E?! Uma coisa, vc sabe q para colocar a corda é bom corta um pouco da corda em vez de enrrolar ela toda no bass, pois isso pode fazer a afinação voltar... ou se vc "gira, gira, gira" e nada muda, pode ser a tarraxa que foi pro espaço...

    [EDIT]
    Como assim vc afina ela em E e qndo toca não é E?! Vc está se guiando apenas por afinador?! Vc sabe usar ele?! Já pensou em afinar pelas quintas?!

    albino--
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    eu afinei ela em E, só que ela esta mais 'mole' do que as outras cordas, eu usei mais de um afinador pra deixar ela bem afinada, ela tem o som de E mas é como se fosse um E mais grave que o normal, não sei explicar de outra forma. o problema para ser da corda mesmo mas não sei oq fazer, quando eu coloquei ela cordei um pouco dela como aprendi a fazer quando se troca cordas de baixo

    rodsom
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    albino--
    uai, sera que vc nao afinou uma oitava abaixo nao? nao da pra gravar isso? continuo sem entender direito.

    albino--
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    eu também pensei que seria isso, ai tentei afinar ela no outro E e o som fica MUITO agudo, mais do que o normal

    JL_Marcondes
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    undefinedalbino--
    Desculpe mas é praticamente impossível afinar uma oitava acima... se em guitarra já estoura a corda... a tensão do baixo ia ferrar alguma coisa.. de uma corda quebrada há tarraxa zuada... enfim... afina a E com a A (ou seja, vc toca a quinta casa da E, e compara com a corda A, e de ouvido vc vai igualando a E à A).. ctz vc ta fazendo alguma caca.. ou a sua tarraxa ta zuada... novamente eu pergunto: como vc ta afinando? Oq te diz que ela tá em E e qndo toca sai C#.. tipo, ou vc n ta sabendo usar o afinador ou ele ta com problema.. enfim... afina de ouvido que vai sair melhor.. afina nas quintas e já era..

    []'s

    albino--
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    não amigo, desculpa se vc não entendeu. é tipo, se vc afinar uma guitarra em drop d a sexta corda não vai ficar mais 'mole' do as outras ? esta acontecendo a mesma coisa com meu baixo sendo que ela esta afinada na afinação padrão, eu afinei de ouvido comparando com a corda A. talvez seria algo de tensão ? vale lembrar que antes as cordas do meu baixo era 0.45 e a cordas que estão agora são 0.40

    vinibassplayer
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    antes as cordas do meu baixo era 0.45 e a cordas que estão agora são 0.40
    albino--

    se vc trocou só a corda E por .40, fica mais 'mole' msm.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    vinibassplayer
    Mas ele falou que trocou todas, e que só a E ta assim...

    albino--
    Realmente a tensão muda.. mas todas as cordas deveriam estar zuadas.. eu não to entendendo uma coisa.. o problema é só a corda estar "mole" ou ela está com uma sonoridade diferente.. em vez de E sai Eb, C#.. enfim... neste caso, é só afinar até ficar E!!!!

    Enfim.. se for problema em "moleza".. leva num luthier cara... pra ele ajustar tensor, a ponte, etc e tals...

    []'s

    rodsom
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    albino--
    to quase entendendo... sera que nao tem corda A no lugar da E? compara com suas cordas velhas.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    rodsom
    O encordoamento é 0.40.. vai dar diferença de qlqr maneira.. mas eu pensei nisso tb... se ele não colocou corda no lugar errado...

    []'s

    rodsom
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    JL_Marcondes
    da diferença mas pega afinaçao normal. mas eu ainda nao entendi direito o que é o defeito dele.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    rodsom
    Cara.. luthier... nem q seja pro cara olhar e te dizer "Eh X coisa".. e nem cobrar nada.. pode ser problema na corda tb.. sei lah..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a problema na corda E