Baixolão pra tocar desplugado

Autor Mensagem
giu176
Veterano
# mar/12


Qual melhor baixolão pra tocar desplugado...
Tipo em lual.... na praça... enfim
Acompanhado do violão carron meia lua e voz tudo desplugado
Mas que se de pra ouvir o baixolão...
Ou não é possivel e não vale apena
ouvi falar bem do baixolão CORT SJB 5F q é o mais alto q tem

Edson Caetano
Veterano
# mar/12
· votar


Meu strinberg com todo mundo desplugado, dá para rolar tranquilo, cordas de Bronze gha, na época testei um ibanez que era alto pra caramba

giu176
Veterano
# mar/12
· votar


esse seu strinberg é o BA 450?

Quero que vcs me ajudem a fazer uma lista de pelo 3 que são altos desplugados para esses tipo de evento que citei la em cima
Fico agradecidaaa obrigadinha

guizimm
Veterano
# mar/12
· votar


meu tio tem um baixolão e ele tem um volume razoável, da pra tocar com violão, e nem é muito caro
acho que qualquer baixolão tem um volume alto, como os violões, os vagabundos tambem soam alto o suficiente

dom de Deus
Veterano
# mar/12 · Editado por: dom de Deus
· votar


guizimm

acho que qualquer baixolão tem um volume alto


pelo menos o meu leva um pau da pega do violão de qualque um dos meu violões.


o baixolão é ótimo pra estudar desplugado,


olha só o que nosso amigo Gaelramone falou .nesse tópico; é o que penso e até mais porque até um violão de naylo razoavel encobre o baixolão se não senta o dedo.

topico

Buja
Veterano
# mar/12
· votar


é so dar preferencia aos de caixa grande....tem uns, como o menphis por exemplo, que tem a caixa praticamente igual a de um violao classico, e ai o som nao projeta bem....é bom pegar um que lembre um violao jumbo e seja o maior possivel para projetar bem o som, ressoar legal e ressaltar as frequencias

Edson Caetano
Veterano
# mar/12
· votar


giu176
Sim meu baixolão é o BA450, ta uns 500 conto, em uma rodinha unpluged total rola tranquilo, claro se pegar um violão de aço o cara sentar a mão o som dele vai engolir o baixolão, é questão de bom senso dos músicos

Maurício_Expressão
Veterano
# mar/12
· votar


O único baixolão que realmente acompanha qualquer violão na minha opinião é o Taylor AB1.
Um instrumento fantástico.
Tenho um Strinberg BA350C e só com palheta e muita pegada pra rolar e mesmo assim, fica devendo, se o cara do violão não usar bom senso como citado acima.

Gaelramone
Veterano
# mar/12
· votar


Vai muito do bom senso dos musicos isso eu concordo, mas em uma roda com dois violões, meia-lua, voz, etc... o que vai acontecer é que mesmo com palheta e mesmo os musicos tendo bom senso e tocando de uma maneira a dar menos volume para que o baixolão possa aparecer o maximo que tu vai conseguir é as pessoas que estão na roda ouvirem o baixolão, se afastando um pouco já nem dara para ouvir

Se a ideia do baixolão fosse tão boa assim ele existiria antes do eletrico, assim como o violão para a guitarra

As unicas opção é procurar um modelo muito caro como esse Taylor que o Maurício_Expressão disse, ou então pegar um Luthier de responsa e mandar fazer com ele para fazer o corpo com o tamanho correto para dar o volume nescessario, outra opção seria encontrar um Del Vecchio usado aquele baixolão é tão grande que tu acompanha uma roda de violão no dedo sem nem usar palheta.

"dom de Deus" Até me espantou eu sendo citado no forum. shausahsuaashas

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


Tentando ajudar vocês....


Vamos contar uma historinha?

Algum tempo atraz um cara pediu pra um luthier faz um video com maior ressonancia, pois o violão era baixo comparado com "bateria" então nasceu o violão dobro, que tinha um volume bem maior, e um timbre mais metálico.

Então porque não um baixolão dobro?

EX: baixolão dobro

Ele é muito bonito (dependendo da cor)
Ele é muito mais alto
Ele é muito mais caro
Ele tem um timbre mais metálico.

giu176
Veterano
# dez/14
· votar


Dois anos depooooois... Retomando o assunto....

Ae ae ae

Eu tenho um contra baixo

Nunca tive a oportunidade de tocar num baixolão...

Porem o pessoal aqui da igreja esta me aporrinhando pra comprar um baixolão... rsrsrs pra tocar no acústico.... em reuniões e tals....

Estou meio assim com essa questão de ter pegada (força) eu sendo mulher sabe.....

O que vcs acham??? Sera que terei essa dificuldade???

Alex guitar man
Veterano
# dez/14
· votar


giu176

A pegada não muda tanto, ele é gostoso de se tocar, não precisa de "força" é praticamente igual..

LuanBass
Membro Novato
# dez/14
· votar


O Baixolão também vai da regulagem.

eu tenho um Condor Fretless, e estou usando uma corda de Nylon da Fender (o que perde um pouco o volume)
porém bem reguladinho em luthier, qualquer instrumento é tocavel independente de força.

https://www.youtube.com/watch?v=xpaphZkr5OE

giu176
Veterano
# dez/14
· votar


Aaaah sim entendi.... acho q esse ano não terei tempo... mas em janeiro vou na loja fazer um teste... aparentemente gostei do Giannini Gwxbxa

giu176
Veterano
# dez/14 · Editado por: giu176
· votar


Vi o video Show hein... toca pouco hein??? rsrsrsrrs

Buja
Veterano
# dez/14
· votar


giu176
Eu tenho esse giannini...é um bom baixolao....se bem regulado!

giu176
Veterano
# dez/14
· votar


Espero encontrar por aqui pra eu fazer um teste com ele... ja vi alguns videos e comentarios sobre.... mas nada como tocar ne rsrs

Buja

Obrigada pela dica ;)


LuanBass

Obrigada tbm por me responder ;)

Baixão
Membro
# dez/14 · Editado por: Baixão
· votar


Espero encontrar por aqui pra eu fazer um teste com ele... ja vi alguns videos e comentarios sobre.... mas nada como tocar ne rsrs
giu176
Eu tenho um Phoenix 4 cordas e seu bojo é bem grandão. Com as cordas certas e boa pegada tem um volume consistente, sim!

Sobre você ser mulher, eu te garanto que não é como carregar um botijão de gás (cheio) nas costas. Mas você terá, sim, que desenvolver mais pressão tanto na mão direita, como na esquerda. Precisa-se, também, de calos mais expessos. Mas não se preocupe. O contato com o instrumento, no dia à dia, trará isto tudo.

O volume do baixolão, depende muito de uma pressão maior nas mãos, em relação com o elétrico. A ação das cordas tem que ser um pouco maior que a do elétrico, para que não trasteje.

Por isso, quando você for testar na loja, não se desanime se o baixolão trastejar um montão, tiver o volume baixo e soar com um timbre apagado, pobre de harmônicos, sem brilho e cheio de ruidos indesejáveis. Tudo isso será pela corda péssima, trastes desalinhados, ação baixa (trastejando) e principalmente a sua pegada (é diferente no baixolão). A pegado no baixolão é quase como num contrabaixo acústico (rabecão). Tem que por pressão!

A dica que eu te dou é:
1) Compre seu baixolão! Atente-se ao tamanho do bojo!
Giannini, Condor, Strimberg, Tagima e Phoenix têm o bojo grande e têm, também, bom custo (usado é uma opção).
2) Compre cordas de Bronze Fosforoso. Eu só conheço a Giannini mas sei que tem de outras marcas. A corda que geralmente vem de fábrica é a de bronze puro. Não chega nem perto da com fósforo.
3) Mande direto ao luthier para alinhar (retificar) os trastes (nunca estarão alinhados de fábrica) e dar o primeiro ajuste no tensor, sendo que você que tem que ajustar aos poucos o tensor, equilibrando ação e trastejamento.
4) Pratique diariamente (uma hora), para que seus dedos e calos fiquem mais fortes. Com o tempo, você vai aprender a tirar o melhor timbre do seu baixolão e será ouvida, sim, meio a violões, cantos e chocalhos

Giu, estas são dicas minhas. Eu fiz assim e estou bastante satisfeito com meu baixolão e com meu elétrico, também.
Aprendi que são instrumentos diferentes, apesar das semelhanças.

Espero ter ajudado!
Valeu

giu176
Veterano
# jan/15
· votar


Giu, estas são dicas minhas. Eu fiz assim e estou bastante satisfeito com meu baixolão e com meu elétrico, também.
Aprendi que são instrumentos diferentes, apesar das semelhanças.

Espero ter ajudado!
Valeu


Bom... no fim não curti o baixolão não haha... vou ficar no meu contrabaixo yamaha rbx e já era....

Mas muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito OBRIGADA pela atenção e dedicação em me responder

Obrigada a todos!!!!!!

E me desculpem qualquer coisa =)

Buja
Veterano
# jan/15
· votar


giu176
Bom... no fim não curti o baixolão não haha... vou ficar no meu contrabaixo yamaha rbx e já era....

kkkk já imaginava. É pouca gente que gosta de baixolão depois do primeiro contato. Geralmente se prefere o som eletrico, macio, com sustain, e pegada leve.

Baixão
Membro
# jan/15
· votar


giu176
Você chegou a comprar o baixolão? Ou testou na loja?
Você já escutou um baixolão sendo tocado por alguém que tem contato com o bixão há um certo tempo. Ao vivo! Pelo youtube se perde muita coisa.
Eu quero dizer que se pegar o instrumento com a mesma atitude que se tem no contrabaixo elétrico, não sai nada, mesmo!

Procure alguém que já toque baixolão na sua cidade!
Troque umas idéias! Veja-o tirando o som do baixolão!
É diferente do baixo. E o som é bonito! Ao lado de violões, todo mundo desplugado, faz mó diferença bacana! Todo mundo se surpreende pois é um instrumento pouco visto. E dá um ganho no som! Os violonistas logo sorriem para o baixolonista e é mó satisfação!
Pense nisso!

Valeu!

Buja
Veterano
# jan/15
· votar


Baixão
Os violonistas logo sorriem para o baixolonista e é mó satisfação!

Que inveja. Por aqui, os que eu toquei junto, acharam o baixolao meio que uma afronta a pose do violao front-man. Gostam de tocar sertanejo com 2 violoes bem na frente, e atras somente 'preenchimentos', que seria bateria, baixo (eletrico) e sanfona.

Buja
Veterano
# jan/15 · Editado por: Buja
· votar


post duplo

Donavan
Membro Novato
# jan/15
· votar


eu tenho um baixolão Giannini gwxbxa ws de 4 quatro cordas e ele projeta bem o som ja toquei acompanhado de um violão e ate que ele me satifez

Baixão
Membro
# jan/15
· votar


Buja
Tipo Inesita Barroso, Viola minha viola ?
Que legal, bro! Assisto todo domingo de manhã.
Mas aí, a questão é cultural. É música tradicional, onde não se aceitam inovações. Já pensou numa música dessas você sentando o dedo num baixolão, estalando e roncando? Não rola!
Mas o baixo é preciso na música sertaneja. Só na tríade e tercinas, né? Eu acho bonito.
Valeu!

Buja
Veterano
# jan/15
· votar


Baixão
Mas o baixo é preciso na música sertaneja. Só na tríade e tercinas, né? Eu acho bonito.

Tambem acho bonito. Tem seu lugar. Tem musicas até que o baixo toca trechos e introduções sozinho. Mas o povo gosta do som do baixo. So nao gosta que apareçam visualmente na banda, ainda mais se empunha um baixolao. Acham que aquilo tira o visual de 'dupla sertaneja'.

Entao as impressoes que tive tocando assim é que o povo nao sorriu pra mim quando viu um baixolao sendo tocado ao lado deles rsrs.

Mas ainda se Deus quiser monto uma bandinha de churrasco/festa/casamento para tocar acusticos mtv's hehehe!

Baixão
Membro
# jan/15
· votar


Buja
Que estranho, bro! O povo não aprovou visualmente? Sendo que todo mundo está com instrumentos de bojo! Eu acho que eles não sabiam o que era aquilo. Eu já toquei com gente que depois de tocarmos umas dez músicas (uma galera na praia) foram me perguntar por que só tinha quatro cordas! E por que tão grande! Acharam que era um violãozão. Pode?

Buja
Veterano
# jan/15
· votar


Baixão
Eu já toquei com gente que depois de tocarmos umas dez músicas (uma galera na praia) foram me perguntar por que só tinha quatro cordas! E por que tão grande! Acharam que era um violãozão. Pode?



kkkkkkkkkkkkkk, eu ri pra caramba.
E a mesma historia dos mega-leigos que olham um baixo e chamam de guitarra kkkk. Ja passei por isso tambem, de pessoas olharem para o baixolao e perguntar porque que eu so fico 'dedilhando' na musica e nao 'toco de verdade' (igual se faz no violao), hehe.

LanGn0te
Membro Novato
# jan/15
· votar


Baixão
Eu já toquei com gente que depois de tocarmos umas dez músicas (uma galera na praia) foram me perguntar por que só tinha quatro cordas! E por que tão grande! Acharam que era um violãozão. Pode?


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Aqui comigo o super-leiguismo vem de casa, quando cheguei em casa e falei pros meus pais que eu ia tocar baixo eles não sabiam o q era, e o pior q a musica que escutam tem muita levada de baixo tipo astronautas de marmore e paralamas. Agora já familiarizei eles com o baixo, mas quando eles veem uma guitarra na tv falam "olha filho, aquele negocio q vc toca"

Baixão
Membro
# jan/15
· votar


O foda é que o povo leigo, acostumou a ouvir música na TV, no celular (sem fone), tablet ou naquelas caixinhas, passivas, de computador. Meu, alí, o baixo não aparece...! Então, afirmam que o baixo não é essencial, ou que o "baixo é muito baixo". É como o Luciano cantando, diz o primo véio... Ah, e só fica no "tum dum", diz a tia...
Mas é inegável. Quando soma os sons, violão, voz, percussa... Aí fica bonito e todo mundo acha bom!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Baixolão pra tocar desplugado