Transformação em um baixo - preciso de uma forcinha :-)

    Autor Mensagem
    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # fev/12


    Olá, eu tenho um extinto Condor BC400, humbucker, captação ativa. Madeira basswood (árvore de baixo).
    O guitarrista da minha banda sugeriu duas transformações:

    1) Chave seletora para ativo/passivo.
    2) Dois push-pull pra desligar um dos captadores de cada humbucker, tornando assim single coil.

    Ele disse que com essa configuração eu consigo até mesmo deixar meu baixo passivo e single, conseguindo um timbre mais agudo e natural.
    Minhas dúvidas são as seguintes:

    1. É um serviço muito difícil e caro de se fazer?
    2. Eu posso deixar o baixo passivo e ao mesmo tempo usar os captadores como single coil, conseguindo um timbre passivo e single?

    Abraços!

    Alex guitar man
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Chave seletora para ativo/passivo.

    Que papo é esse

    Felipe do ContBaix
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Cara, o preço não sei, deve sair uns 250 no mínimo...Mas me responda umas coisas:

    Oque é chave seletora?
    Push-pull é um baguiozinho de trocar do ativo para passivo / passivo para ativo?

    makumbator
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    Renan Gonçalves Flores

    Já tive um baixo com uma chave dessa, no push pull ligava e desligava o ativo(ou seja, alternava entre passivo e ativo) e no giro era o volume master do instrumento.

    Aparentemente não é difícil fazer, pois é algo comum em eletrônica de instrumentos. Mas não sei te falar se todo captador duplo permite que uma das bobinas seja desligada(tornando-o single).

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Alex guitar man
    Felipe do ContBaix
    A chave seletora seria pra o captador ativo passar pra passivo e vice-versa. Isso é especialmente legal caso acabe a bateria do baixo ou então se você quiser um timbre que dependa mais da madeira do instrumento.

    Já o push-pull é pra desligar um dos captadores do humbucker (que são 2 ligados em série), ou seja, vira um single coil.

    Ou seja, teoricamente estou querendo transformar meu instrumento exatamente no oposto do que ele é. :-D
    Eu curto muito o timbre ativo humbucker, mas também gosto de ativo single. Portanto, essa operação seria pra conseguir mais timbres para o meu instrumento (tanto ativo quanto passivo, tanto humbucker quanto single), sacaram?

    Felipe do ContBaix
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Yeahh vlw carinha que mora logo ali onde eu não sei !!!!

    Alex guitar man
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    ativo passar pra passivo

    A parte técnica me intrigou, geralmente cap ativos (sem pré) não tem "pique" pra exitar um amp....... a não ser os piezos......

    makumbator
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    Alex guitar man

    No meu caso era captador passivo com circuito ativo em separado (Bartolini), que eu ligava e desligava com o push pull. Funcionava bem.

    Msess
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Duvida: onde que as pessoass enfião a baterai quando pegam um baixo passivo e transformão em ativo??

    makumbator
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    Msess

    Dentro da caixa do circuito passivo. Fica apertado, mas muitas vezes cabe. Quando não dá tem que escavar na madeira e criar o lugar da bateria. No meu caso o baixo já era com circuito ativo de fábrica, portanto foi fácil fazer o push pull para ligar e desligar o mesmo.

    Msess
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    tem muita diferença n som afinal entra ativo x passivo

    JL_Marcondes
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: JL_Marcondes
    · votar


    Renan Gonçalves Flores
    Que tal:
    1 Push-Pull chave seletora pra Passivo / Ativo;
    2 chaves seletoras de três posições (tipo, On-On-On): 1 para cada humbucker,permitindo a defasagem de qlqr uma das bobinas;

    Fora isso, acredito que esse bass tenha um controle de balanço, a versatilidade que vc teria seria essa:
    1&2 + 3&4
    1&2 + 3
    1&2 + 4
    1&2
    ---------
    2 + 3&4
    1 + 3&4
    + 3&4
    ---------
    2 + 3
    2 + 4
    1 + 3
    1 + 4
    ---------
    1
    2
    3
    4
    ---------

    (Os números representam as bobinas dos humbucker's, ou seja, o bass tem 1 par de humbucker, no total são 4 bobinas;)

    É oq eu pretendo fazer com meu condor XB25a (atualmente é um PJ, vou passar para HH, além de outras coisas)..

    []'s

    Msess
    Se foi uma pergunta, as principais diferenças seriam a saída (ou seja, ativo tem uma saída maior.. volume, gain.. entenda como qzer.. mas não são todos os casos..) e o timbre (pois, geralmente pré-amplificadores "colorem" demais o som, "tirando" as características "naturais" do bass...)

    punkderile
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    No caso de uma chave que mude de ativo para passivo não sairia perdendo tipo.

    seu baixo esta ligado numa entrada para baixos passivos se vc colocar a chave para modo ativo não acabaria perdendo sinal ?

    JL_Marcondes
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    punkderile
    Uma das coisas q eu N vou fazer é esse lance de ativo/passivo, pois vou colocar um pré q deixe as características do meu bass sem enfeites.. sobre oq vc perguntou, até onde eu sei, se tiver esse esquema de entrada para passivo/ativo, o ampli/cbçt/esquemaÀ4 vai ta esperando algo com uma saída menor.. é o mesmo q ligar um bass ativo numa entrada dessas, porém, oq acontece é q agora o cara tem lá o "poder" de controlar as eq oferecidas pelo pré..

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    JL_Marcondes
    Você é de São Paulo? Me adiciona aí no facebook, curte pra caralho esse esquema aí.

    Renan Gonçalves Flores

    Estou muito precisando de um timbre mais natural e realmente não estou em condições de comprar um novo bass.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Transformação em um baixo - preciso de uma forcinha :-)