Entendendo o Campo Harmônico Menor Natural

    Autor Mensagem
    Basspirante
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Basspirante


    Olá, Boa tarde a todos.
    Aqui nos meus estudos e tentativas de aplicações práticas agora me surgiu uma dúvida quanto ao Campo Harmônico Menor (os 3 modos, mas acredito que entendendo em um deles já aprenderei).

    No campo menor natural temos o seguinte:
    Im7 IIm7(b5) bIII7M IVm7 Vm7 bVI7M VII7

    Então, montando os campos para entender e treinar aqui tô esbarrando numa dúvida o tempo todo.
    bIII7M bVI7M
    Eu não entendi o porquê desse bemol no terceiro e no sexto grau do campo, até agora e ao montar o campo não fica muito esclarecido pra mim.
    Ex (usarei tríades) em Am:
    A B C D E F G
    C D E F G A B = Am Bm(b5) C Dm Em F G
    E F G A B C D

    Antes de montar o campo eu achava que devia-se bemolizar esses graus, mas não dá certo se fizer isso.
    Sei que deve ser algo bobo mas não tô conseguindo. Alguém pode me explicar? Brigado!

    Osvaldojr
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Osvaldojr
    · votar


    experimenta montar as tríades sobre as escalas menores ( menor harmonica e menor melodica )

    menor MELÓDICA > A - B - C - D - E - F# - G# -A ( note que o terceiro grau aqui dá um acorde de C5+ ) e que o sexto grau dá um acorde de 5b < F#5b <<

    menor HARMÔNICA - A - B - C - D - E - F - G# - A

    Basspirante
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Entendo. Até aí tá safo.
    Mas não entendi o bemol que surge na estrutura ainda.

    Por exemplo, na escala de Am MELÓDICA não se forma um Cb(#5), mas um C(#5)...
    Não entendi porquê a regra do Bemol em alguns pontos do campo, segundo a regra bIII7M(#5).
    Mas já foi de ajuda a sua explicação =)

    Osvaldojr
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Osvaldojr
    · votar


    Mas não entendi o bemol que surge na estrutura ainda.

    A-B-C-D-E-F#-G#-A-B-C-D-E etc...
    O sexto grau é F# correto...pega a tonica, terça e quinta, veja que a quinta é um C natural, daí a quinta bemol..( pois teria que ser um C#e não é )....

    Osvaldojr
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Osvaldojr
    · votar


    C D E F G A B = Am Bm(b5) C Dm Em F G

    neese caso , o acorde de B seria meio diminuto , por isso a quinta bemol ... ( B-D-F)
    Na realidade seria o modo lócrio, ou sétimo grau do C.

    Basspirante
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Não cara, não é disso que tô falando. rs

    E o "= Am Bm(b5) C Dm Em F G" foi relacionado quelas tríades mesmo, entende? Não à escalinha do meio.

    Eu tô falando sobre os acordes 3º e 6º desse campo, que na regra de intervalos que citei mostra um b antes do resto da determinação do acorde, mas que montando ele não aparece.

    bIII7M - quando o acorde na verdade é simplesmente C7M
    bVII7M - quando o acorde montado é F7M
    (na pergunta eu montei só triade, fiquei com preguiça de fazer a colocação das sétimas, mas a gente entende que tá tudo alí)
    Mas enfim, esse bemol que negritei é o que tá gerando essa problemática pra mim. rs
    Grato pela atenção.

    Osvaldojr
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Osvaldojr
    · votar


    Am Bm(b5) C Dm Em F G

    este B na verdade é o sétimo grau de C, que se chama Lócrio, daí a quinta bemol.
    As notas do acorde meio-diminuto são ( B-D-Fnatural)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Entendendo o Campo Harmônico Menor Natural