Oque vale a pena? comprar um baixolão ou um baixo?

    Autor Mensagem
    Ailtonsilva10
    Veterano
    # dez/11


    qual seria o melhor assim para iniciante! quer dizer se vale a pena comprar um baixolão, ou um baixo!

    FCLBass
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Ailtonsilva10
    Normalmente o iniciante tem o objetivo em algo mais a frente, ou seja, o que se quer é ser bom em baixolão ou baixo elétrico convencional? A resposta a essa pergunta é que determinará o que se quer. Em tempo, eu tenho um baixolão que não toco há uns dois anos. Não é pelo fato de ser iniciante que tem que se optar pelo que parece mais simples.

    kiki
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    a principio, um baixo.
    compre um baixolao apenas se tiver em mente usar ele por bastante tempo pra algum projeto especifico do tipo acustico.

    abfaria83
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Ailtonsilva10
    concordo com kiki. Alem disso, se vc depois quiser ligar ele num amp, nao vai poder aumentar muito o volume pq vai dar uma microfonia dos diabos. melhor q seja um baixo de bom custo beneficio. tem tagima, squier e condor com opcoes mto boas

    JL_Marcondes
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Se você quer tocar baixo, compre um baixo.. um baixolão vai ser ótimo para algo acústico, ou projetos diferentes.. se alguém quer aprender guitarra, tem que comprar uma guitarra, nada de comprar violão e ir "se virando"... até pq, o custo de um baixolão é bem diferente de violão... eu sei que tem gente que tenta economizar nessas hs.. mas cada instrumento é um instrumento!

    Ailtonsilva10
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    valeu pessoal!!! vou comprar mesmo um baixo!!

    Alex guitar man
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    o baixolão plugado tem um som diferente a um baixo comum ou não?

    é como a diferença de violão pra guitarra?

    Osvaldojr
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    é como a diferença de violão pra guitarra?

    isso mesmo....

    Ailtonsilva10
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Hum bom saber!

    JL_Marcondes
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Alex guitar man
    Osvaldojr
    Ailtonsilva10
    MMmm.. tem diferença e, digamos que no som, essa comparação "guitarra X violão" é apropriada, mas até certo ponto... de maneira geral não é bem por aí... isso da margem à "então guitarra é simplesmente um violão elétrico" e por aí vai..

    Ailtonsilva10
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    JL_Marcondes
    Hum!!

    gabitereza
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    baixo! no meu estilo musical é!

    Ailtonsilva10
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    gabitereza
    Ok.

    Fagner_ms
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Eu comprarei primeiro o baixo elétrico, e futuramente o baixolão, mas só pra fazer uma graça quando estiver reunido com a galera, com mais dois violões.

    Alex guitar man
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Eu precisei tocar com um baixolão uma vez, eram 2 violões e a voz, o baixolão ficou "baixo" (volume baixo)

    Buja
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Buja
    · votar


    Alex guitar man
    Faltou pegada = força. Nao?!
    Baixolao desplugado precisa de boa tecnica nos pizzacatos e nao pode ter medo de sentar o dedo na boneca nao senao os violoes abafam tranquilamente
    Alem disso no baixo sempre tem akela coisa de ser o do contra: violao ta tocando os bordoes, use bem a regiao aguda do baixo e improvise legal. Violao ta usando os agudos ou mais swingados, deixe ele ser feliz e vai pros graves mais macios. Isso no baixolao entao manda d+!

    Alex guitar man
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Buja:

    Hehe, eu meti os dedos na corda, Dava pra escutar ele, mas não muito bem.... Sabe bruno e marrone?

    Fico igual a voz do marrone.

    Buja
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Buja
    · votar


    Alex guitar man
    hehe....tem uma coisa que a galera nao repara muito nos baixoloes, mas eu acho que faz diferença

    Ja viu os baixoloes da tagima e os da strinberg? Porque a caixa do strinbberg é maior? É fato conhecido que quando maior a caixa acustica do instrumento, maior a potencia e volume dele. Por isso violoes jumbo tem mais volume que os folks e os classicos. Tem a caixa maior. Vejo muito nas lojas aqueles baixoloeszinhos que tem a caixa quase que do mesmo tamanho que o violao e as vezes sao até de 5 cordas. Tenho quase "certeza" que o Bzão sai mucho, sem volume. Perto de um violao folk de cordas de aco ele até some. É bom a galera olhar isso tambem na hora de comprar um. Quando maior a caixa, maior amplitube!

    subgrave
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Um contrabaixo é a melhor opção. Baixolão somente se já tiver algum projeto específico de acústico, e mesmo assim dá prá fazer com baixo elétrico....

    Ailtonsilva10
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Buja
    Um bom saber sobre a caixa valeu!

    subgrave
    É valeu é só mais para tocar reunido com pessoal aí como falaram, VAleu

    giu176
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Ae ae ae sei que o topico eh antigo mas pra não criar outro vou mandar aqui rs

    Eu tenho um contra baixo

    Nunca tive a oportunidade de tocar num baixolão...

    Porém o pessoal aqui da igreja esta me aporrinhando pra comprar um baixolão... rsrsrs pra tocar no acústico.... em reuniões e tals....

    Estou meio assim com essa questão de ter pegada (força) eu sendo mulher sabe.....

    O que vcs acham??? Sera que terei essa dificuldade???

    entamoeba
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    giu176
    Estou meio assim com essa questão de ter pegada (força) eu sendo mulher sabe.....

    Não, não sei.

    Baixolão tem um timbre um pouco diferente do baixo, no mais, é um instrumento bem parecido. Se a ideia é tocar "acústico" sem amplificação, ele tem pouco volume e tem grandes chances de ser "engolido" pelos violões.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    giu176
    Poucos baixolões tem projeção suficiente para tocar sem amplificação ao lado de violões.
    Abç

    Buja
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Acredito que para tocar pra um publico maior, evidentemente tendo que tocar plugado, o baixolão não vai dar muita diferença sonora para os ouvintes mais leigos não. Ai é so mesmo por questão de gosto do baixista mesmo, pelo detalhe do timbre, ou por estetica mesmo (visualmente é mais bonito uma banda tocando com violoes e baixolao).
    O investimento só vale pra quem quer realmente este timbre, este projeto.

    LanGn0te
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    giu176 acho q vc n vai ter dificuldade com issu não, mas pro meu ouvido o baixolao tem um som legalzinho, gosto daquele som acustico dele, mas preferir mesmo eu pegaria um precision

    Baixão
    Membro
    # dez/14
    · votar


    Eu não entendo esse povo que fala que o baixolão não dá volume.
    Eu tenho um Phoenix 4 cordas, com cordas de bronze fosforozo e nunca tive problemas com volume. Toco tranquilo até com dois violões.
    É claro que, tem que deixar a ação mais alta em relação ao elétrico. Tem que descer o dedo, também. Não dá pra tocar num pizzicato leve. A força na mão esquerda tem que ser maior, também!
    Tem que pegá-lo todos os dias. Os calos e força nos dedos vêm com o tempo. A precisão na pegada tem que ser maior no baixolão. Quando mais grave for a corda que estiver tocando, mais perto da ponte tem que tocar. Consecutivamente as cordas mais agudas podem ser tocadas próximo da escala. E sua mão direita fica indo de um lado para o outro durante o desenrolar da música. Parece bobeira mais dá um ganho bom de volume e timbre.

    É importante, também, que o baixolão tenha passado por um bom luthier e esteja com os trastes retificados, alinhados. Pois as cordas vibram com uma ação maior. E podem trastejar e sujar o timbre.

    O ideal, é ter os dois. O baixolão e o elétrico. Se for pra praça, tocar com amigos, leva o baixolão e dá show! Quando for plugar, vai de elétrico.
    Eu passei um bom tempo usando o baixolão pra praticar, no dia-à-dia. Quando peguei o elétrico, senti uma grande evolução na pegada e precisão.

    Um grande erro é colocar cordas de baixo elétrico num baixolão. O baixolão fica mudo. Use bronze + fósforo!

    Tocando com palheta (eu não gosto e desisti de praticar esta técnica), o volume aumenta significativamente. Aí quero ver neguin dizer que o violão cobre o baixolão. Mas tem que ser uma palheta grande (faça uma com cartão de crédito), e tem que sentar a palheta, também! Não é um bandolim!

    Enfim, galera. Eu estou até triste em ver tanta gente falando do volume do baixolão! Tem que respeitar a característica física do instrumento e ajustar sua pegada e técnica, pra ser ouvido numa roda.

    Valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Oque vale a pena? comprar um baixolão ou um baixo?