Parte eletrica diferencia baixos?

    Autor Mensagem
    Natan Bass
    Veterano
    # nov/11


    Boa noite povo.. é o seguinte.. vou trocar meu baixo.. assim espero.. no entanto existe uma duvida que nao qr calar sobre o q realmente deixa um baixo melhor do q o outro.. vamos lá..

    Tenho um Tagima Memphis TB 440.. blz...
    Corpo Basswood.. Braço maple.. escala em rosewood.. gosto do baixo e tal.. mas tecnicamente nao é um grande baixo..

    agora vem a duvida..
    o que tem de diferente neste baixo em relação ao Tagima Special Milleniun 4? o mesmo possui Corpo Basswood.. Braço maple.. escala em rosewood..
    Tagima JB 4.. tbm tem as mesmas especificações de madeira.. Tagima TP4 tbm a mesma coisa.. a diferenã estaria na parte eletrica?
    nao vou fazer isso.. mas se eu trocasse minha parte eletrica por uma superior ao desses tagimas citados.. meu memphis seria superior? uma vez que as madeiras sao identicas.?

    obs: nao vi a mesma madeira apenas nos tagimas.. mas entre outros baixos de marcas qualificadas.

    desculpem o tamanho mas preciso saber.. espero q alguem possa me ajudar..

    abçs

    Spect
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    uma vez que as madeiras sao identicas.?

    Não é assim. Podem até ser da mesma espécie, mas a qualidade da peça e o corte influenciam muito. Um instrumento com madeira de baixa qualidade e parte elétrica boa vai ser um instrumetno de baixa qualidade com parte elétrica boa e nada mais do que isso.

    Natan Bass
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Spect
    entao.. as madeiras mesmo sendo da mesma especie.. podem ser uma melhor do q a outra.. tecnicamente é isso? os baixos mencionados sao das mesmas madeiras.. mas um continua sendo inferior ao outro.. pelo jeito q essas madeiras foram cortadas?

    JL_Marcondes
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Dizem que tem mto baixo que fala que é basswood (ou o hardwood) e é aglomerado/compensado.. mas enfim.. o lance das madeiras é bem esse.. por mais sejam as mesmas madeiras, o corte, qualidade do material e tipo de construção diferencia de modelo para modelo.. só isso já faria uma baixo ser melhor que o outro? Bem, daí entra tb a questão dos captadores, ferragem (tarraxas, ponte, etc) e circuito (no caso dos ativos)..

    Para não deixar dúvidas.. o Spect já respondeu quanto a questão de se fazer um belo up num bass "mais modesto".. em questão de som você pode ter até "O Bass", mas isso não quer dizer que ele vai valer mais que os modelos "superiores", entende? Agora, sabemos que Memphis é a segunda linha da Tagima (igual Squier e Fender) e o que isso quer dizer? Que o processo de uma é no relaxo e da outra é profi? Nãooo... isso quer dizer que a Tagima faz um baixo de maior qualidade, logo maior custo, mas faz tb um com custo baixo e bota no neck Memphis hehe.. tipo, oq eu to tentando dizer é que, não é pq um é "mais nobre" que o outro é necessáriamente ruim...

    Espero ter ajudado,

    []'s

    Natan Bass
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    JL_Marcondes
    Ajudou sim.. entendi o q vcs falaram.. so queria entender a questao de mesma madeira e preços tao enormes.. imaginei eu ser por questao eletrica.. eis o titulo do tópico.. mas agora sei sobre o corte e a qualidade em se fazer o instrumento.. to pensando em pegar um RBX 375 DO YAMAHA.. vendo o meu.. ja vi muita coisa boa sobre esse instrumento.. e faz parte até da serie que o Myung usa.. mas blz..

    agradeço muito a colaboraçaõ

    kiki
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    Natan Bass
    só pra voce ter uma noção:

    eu fiz umas contas do custo de uma guitarra telecaster inteira
    a madeira custa 5%
    o captador custa 50%
    nesse meio tem todas as demais peças - tarrachas, ponte, trastes, plates, etc.
    e não inclui o custo de mão de obra.

    http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/componentes/telepizza.GIF

    entao pense: uma boa madeira pode ate variar o preço, mas vai ser algo entre 0% até uns 20~30% do preço, talvez?

    já o cap pode varias de uns 30% até uns 80%, chutando. pq a tele tem só 2 caps, mas tem instrumentos que tem 3.

    e boas ferragens custam caro - tarrachas e pontes.

    e uma boa mao de obra. a madeira tem que ser trabalhada, isso nao é facil.

    ajudou?

    Natan Bass
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    kiki
    ajudou sim.. mas tipo q contradizeu as demais opnioes.. como falei.. nao vou fazer isso.. ate porque vou pegar um baixo melhor.. mas pelo o q vc falou se eu trocasse minhas "engrenagens" do memphis.. ja que o mesmo possui madeira, pelo menos de nomes, identicas aos outros baixos citados.. ele seria superior aos mesmos.. nao para venda ou por nome.. mas pelo fato de sua estrutura se tornar melhor do q as dos outros..
    procede?

    kiki
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    Natan Bass
    mas pelo o q vc falou se eu trocasse minhas "engrenagens" do memphis.. ja que o mesmo possui madeira, pelo menos de nomes, identicas aos outros baixos citados..

    não

    eu disse que eu desconsiderei o preço de execução.
    se voce trocar todas as ferragens e eletrica, voce vai ter um baixo caro, com ótimas peças e construção ruim;
    o trabalho da madeira é uma parte que, uma vez feito, nao se troca.

    mas pelo fato de sua estrutura se tornar melhor do q as dos outros..
    procede?

    a estrutura é a madeira trabalhada.
    o braço, a escala, isso nao é das peças, é da execução.

    pense no seguinte:
    pegue 3 peças iguais de madeira
    - de uma pro sr. seizi tagima
    - de outra pra algum aprendiz de luthier meia boca (tipo eu)
    - e outra pra alguem que nunca mexeu com marcenaria (voce? seu vizinho? sei lá).
    ponha exatamente as mesmas peças.
    voce acha que saem 3 guitarras iguais?

    kiki
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    Natan Bass
    mas uma coisa é verdade no seu raciocinio: se for uma guitarra barata mas bem construída, vale a pena dar um upgrade nela, muitos fazem isso.
    (to falando guitarra toda hora sem querer, mas é o mesmo raciocinio).

    Natan Bass
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    kiki
    eu entendi o q vc disse.. mas tipo.. pelo acabamento do instrumento nao se pode saber sobre o corte da madeira e tal.. foi o q entendi os colegas falando.. como fiz meu comparativo com baixos tagimas.. caso eu fizesse um upgrade num memphis, entao o mesmo se tornaria um baixo superior a outros "melhores" q ele, pois em relação a madeira seriam iguais.. se for pelo seu raciocinio.. assim entendo.. ja que a madeira equivale a no maximo 30% de um todo.. vou usar meu baixo como exemplo.. tenho esse memphis aí de 4 cordas.. o mesmo tem o acabamento super bom.. ate melhor do que os q vi em lojas da mesma linha.. me surpreendi mesmo com esse baixo.. no entanto.. se eu colocasse todo circuito da seymour ducan ou bartolini.. nao seria melhor eu comprar outro baixo mais avançado q o memphis? vou exagerar se eu aplicar algum desse circuito q falei.. esse memphis seria superior ao RBX q quero adquirir? entende o q digo? nao superior para eu vender.. mas sim em relação ao som q o bixo faria.. (desculpe o tamanho.. e entendo quando vc diz guitarra ao inves de baixo)

    JL_Marcondes
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Vamos lá.. vou tentar explicar como sendo o meu caso..
    Tenho um Condor XB-25A, custa hj em média 800$.. vou fazer um up nele, colocar 2 caps da Seymour (humbuckers MM) um pré de 3eq da Mendes, e duas chavinhas pra troca entre os caps.. enfim... inicialmente o custo disso mais mão de obra ia ficar em até 1700$, soma o baixo de 800$, 2500$.. ok's.. com essa grana dá pra comprar um belo de bass.. mas eu ia fazer mesmo assim pq tenho lá meus motivos... enfim.. hj esse custo caiu, afinal to comprando os caps pelo ebay, descolei com o luthier que fabrica o pré dele fazer o up e td mais.. enfim.. vai ficar bem mais barato que 1700$.. e ae perguntam.. vale a pena? Pra mim vale... tenho varios motivos pra isso.. agora, e o seu bass? Valeria fazer td isso? Quem tem que dizer é você.. vai ficar do seu agrado? É oq vc procura em um bass?!

    obs: As madeiras do meu bass e do bongo(MM) são as mesmas, por isso vou utilizar o mesmo posicionamento.. mas só pela questão timbristica... achei mais apropriado... mas enfim.. eu sei que não será um bongo, afinal, só um detalhe: o corpo do bongo foi feito pela BMW.. para por aí neh, nem preciso comparar asuhsu...

    Agora, falar que é melhor q X ou Y bass.. é complicado... pq cada baixo é um baixo.. por exemplo.. eu gosto do StingRay, pelo conjunto da obra.. mas eu sei que se você pegar um belo modelo MusicMan (por ex, um OLP) e trocar a captação, se vai ter "O Baixo".. vai ser um StingRay, não! Vai "soar" como um? Provavelmente.. talvez vire um réplica perfeita.. sem nada a desejar.. mas vai continuar sendo um OLP, só que customizado.. talvez vc consiga um valor no mercado por ele ser diferenciado.. mas nunca que você irá vender ao preço de um StingRay (mas em compensação, ctz não terá gasto o mesmo que um StingRay vale)... enfim.. daí é uma pergunta que vc deve se fazer.. "eu dormiria em paz sabendo que meu bass é um StingRay qndo eu fecho os olhos, mas ao abri é um OLP?" Se sim.. oks.. se não, nunca vai ficar quieto até conseguir o StingRay...

    Então.. pra mim vale investir a grana no meu condor... ainda quero comprar um ibanez antigo, de 86 e fazer um up nele.. o custo vai ser acima dq o baixo vale.. mas e ae.. eu sei e imagino o som que o bixinho vai ter.. e isso pra mim é o que importa! Entendeu? Então esse lance de up's é mto relativo... depende dq vc procura...

    No seu caso, como vc pretende mesmo trocar, o mais certo é vc investir no RBX (que é sim um baixo mtoooo bom).. não vejo mto o pq vc fazer um nesse bass pra tentar conseguir algo melhor...

    []'s

    Natan Bass
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    JL_Marcondes
    valew valew kra.. ja comprei o RBX.. fiz isso hj a tarde.. so to na ansiedade e na espera.. mas vamos lá.. ja que comprei o RBX e como vc utilizou seus baixos vou exemplificar com os meus..
    digamos que eu paguei 1350,00 (axei meio caro mais tdo bem) no RBX.. o memphis vamos dizer q foi na media de 500,00 q é o preço dele hj.. daria uma diferença de 850,00 de um para o outro.. suponhamos q eu colocasse uns caps de ponta nele.. eu sei q nao seria este valor.. mas so para exemplificar.. vamos dizer q os caps foram no valor dos 850,00 da diferença.. o q seria melhor.. eu ter o memphis customizado ou o RBX original.. entendeo o q digo? se minhas madeiras sao boas.. e eu coloco um circuito bom nele.. ele se tornaria melhor do q o RBX q adquiri? nao pela marca.. mas sim pelo conjunto como vc mesmo falou.. nao quero saber de valor em R$.. q ele valeria.. mas sim em relação ao som q o bixo faria.. o som deste memphis customizado.. iria ser um tanto superior ao Yamaha? ja q os caps tecnicamente seriam melhores..

    obs: alguem sabe dizer quais caps o RBX utiliza? eu sei q sao Humbucker X2.. mas nao encontrei nada sobre marca e tal.. se puderem me ajudar aceito..

    valew

    kiki
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    Natan Bass
    voce ta entendendo, mas ta confundindo uma coisa importante:

    quando eu digo qualidade da construção, não é acabamento.
    acabamento é o de menos.
    voce pode caprichar na pintura e o instrumento ser uma porcaria.
    e voce pode ter um instrumento de acabamento super simples e ele ser bom.

    o que eu falo da qualidade, é o que se trabalha na madeira.
    cortar, furar, lixar.
    principalmente a construção do braço.
    a colocação dos trastes, o arredondamento da escala e da parte traseira do braço. os furos do parafuso que encaixa o braço no corpo (se for parafusado) ou o encaixe (se for colado).
    os furos pra prender a ponte, que se estiverem fora do lugar nao afina por nada.
    tudo isso é a construção. se isso for mal feito, nao tem circuito que salve.
    um instrumento bem feito é mais confortavel e afina melhor.

    Natan Bass
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    kiki
    eu entendi sua colocação sim.. e foi o q tentei explicar.. quando eu falei de acabamento e tal.. foi justamente a forma q o baixo foi feito.. ele ta certinho sabe.. por isso criei o topico apenas abordando sobre a parte eletrica.. pois nao sei em sua maioria.. mas o meu memphis ele é todo certinho.. entao imaginei trocar a parte eletrica e ele se tornar um baixo melhor.. ja q toda parte de madeira e criação como vc colocou é boa.. mas tranquilo.. entendi sim o q vc quis dizer.. agora to no aguardo do RBX que segundo os reviews e usuarios do mesmo.. é um otimo baixo..

    JL_Marcondes
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: JL_Marcondes
    · votar


    Natan Bass
    o q seria melhor.. eu ter o memphis customizado ou o RBX original..
    Depende.. qm vai dizer isso é vc mesmo... qnto a valor de mercado, o RBX vai contiuar valendo mais... qnto a baixo, pode ser q o Memphis fique uma porcaria, e ainda assim vc goste, e pra vc fique bom.. "melhor que um RBX", entendeu?
    Voltemos ao meu caso.. eu vou fazer aí esse up no bass... pra mim, eu acredito (e espero) que ele fique mto bom.. pras minhas necessidades, para oq eu qro, acho que não teria nada melhor.. poderiam me dar hj um MusicMan StingRay 5, um Bongo 6, e ainda ficaria me coçando para fazer esse up no condor ehhehe (mas eu ainda vou ter os 3!!!)..

    Enfim, é relativo.. vc tem q pensar como carros tunados.. um golzinho quadrado td tunado, é melhor que uma ferrari? Ferrari foi mto? É melhor que um.. Astra, ou até mesmo o último modelo do gol? Tipo, um já vem de fabrica com ar, direção, e td mais.. todo bunitnho.. e outro é um modelo auterado para ser sofisticado entre outros recursos.. enfim.. acho que vc já começou a entender neh? Depende de vc.. pra vc o golzinho tunado ta de bom tamanho? Ou sua necessidade pede um gol, último modelo, completinho?

    ps: não to comparando memphis Vs RBX na estória do Gol.. foi só pra ilustrar mesmo, afinal são modelos completamente diferente ehhehe...

    []'s

    Natan Bass
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    JL_Marcondes
    entendi sim.. na verdade eu to entendendo tudo..kkk... so q estou jogando para entrarmos em um consenso.. mas blz.. vamos a sua história do gol.. tenho um gol quadrado tunado.. ele vai chegar a 260km.. pq deixei ele todo legal e forte o suficiente.. no entanto o gol zerado novo.. ultima geração nao vai passar dos 220km.. eh isso q to querendo saber ao final..
    o gol de ultima geração com certeza valeria mais em valor de R$.. mas na pratica o golzinho quadrado andaria bem mais.. se fosse isso q eu estaria procurando.. jogando para o bass.. vcs entram na questao de gosto.. sim, claro.. concordo em cada um ter seu gosto.. no entanto nao se pode comparar um instrumento de topo com um basico ou de baixo valor.. nao se compara um music man com um tagima memphis... aí eu vou dizer q pra mim o memphis tem o som melhor q o music man. quero apenas q me entendam.. ja falei acima q nao vou investir no memphis.. ate pq ja ta no meio do caminho meu RBX.. mas ainda quero saber se o memphis customizado daria um som melhor q baixos mais caros do q eles.. pode ser ate o proprio rbx.. se for novamente questao de gosto.. entao encerro o tópico.. pois chegamos a um consenso..

    abç

    JL_Marcondes
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Carro é só motor? É só velocidade? Ahhnn.. não?! Hehehheh....

    Um MusicMan da EB vale pelo conjunto... tem a construção, a qualidade das peças, etc etc.. coisas que já foi dita antes.. se vc só trocar os caps e o circuito, outros itens que tb influenciam no som vão continuar sendo "inferiores", e pra não ficar só nesse lance de som, tem a questão conforto, durabilidade.. etc etc.. tá entendendo? O lance do golzinho tunado foi pra dizer exatamente isso.. compara um gol tunado com um c4 pallas... e ae, que você consiga fazer o gol tunado "andar mais"... o c4 pallas vai continuar sendo muito mais carro, pela qualidade, conforto etc etc etc... deu pra entender agora?
    O timbre de um baixo não está só na madeira.. não basta só ter captação e circuito bom.. enfim.. são varios fatores que influenciam.. assim como em um carro!

    Enfim... vamos rebobinar a fita:

    Sua pergunta inicial:
    Parte eletrica diferencia baixos?
    Sim!

    Segunda pergunta:
    o memphis customizado daria um som melhor q baixos mais caros do q eles
    Talvez* teria um som melhor que de alguns baixos mais caros.. mas não necessáriamente seria melhor que estes baixos... afinal, pela construção, design, etc etc, os outros podem ser mais confortáveis, ter mais durabilidade, etc etc..

    *Esse primeiro "talvez" refere-se à questão de que pode ficar uma porcaria o 'up' tb ehheheh...

    []'s

    Natan Bass
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    JL_Marcondes
    Pronto.. agora chegamos a conclusão.. assim espero.. agora cheguei na resposta q queria.. vou ter circuito bom.. captadores bons.. mas a qualidade do conjunto nao será a melhor.. no q resultará no nao funcionamento em 100% do meu NOVO circuito.. tecnicamente o baixo ainda será inferior.. é a mesma coisa q ter uma ferrari dentro de uma cidadezinha que nao tem espaço suficiente para ela acelerar.. vou ter um circuito porreta mas que nao falará a sua qualidade total.. pois o resto do baixo segurará o mesmo.. diferente de fazer um "up" em um baixo de melhor conjunto e tal..
    valew mesmo kra.. gostei do topico e das respostas..

    mto grato a todos

    JL_Marcondes
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    ^ Tipo, eu por exemplo vou mexer no meu bass por questões sentimentais e tb pq pra mim, a qualidade da construção e da madeira, e o conforto que eu tenho com ele são suficientes... ele já fala muito e me permite bastante versatilidade pro baixo que é (não que seja ruim, mas é um baixo modesto, da faixa dos 800$) com os cap's e circuito que tem... eu vo deixar a parte de timbre e versatilidade bem mais top.. ou seja.. pra mim vai ser o ideal..
    Já toquei em Warwick e outros bem mais caros que ele, e, senti falta do conforto, da "tocabilidade", e em alguns casos até do peso dos graves... enfim... vou fazer do meu baixo, o baixo ideal pra mim.. depois invisto em alguns 'sonhos de consumo' ehheh..

    []'s

    Natan Bass
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    JL_Marcondes
    sim.. tranquilo.. a pergunta inicial era baseada nisso q vc falou.. ja que me sinto bem tocando em meu bass.. e tecnicamente minha madeira era boa.. fiz a pergunta sobre mudar os caps.. mas ta tudo esclarecido..
    boa sorte no seu "up".. eu no momento quero curtir meu RBX.. que ainda nao chegou.. mas valew

    luide
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    um bom circuito ativo pode melhorar um pouco o som do instrumento, mas a madeira e a captação tambem são importantes, ou seja, é o conjunto que faz o instrumento ter um som bom. em relação a parte eletrica eu sugiro o circuito da artec .

    Natan Bass
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    luide
    obigado por participar do tópico.. mas ja resolvi o questionamento.. em relação ao circuito artec eu nao conheço... mas caso queira dar um up em um dos baixos farei pesquisa sobre e incluirei artec em pesquisa.. mto grato..

    vlw

    JL_Marcondes
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Eu quase investi num artec de 4 bandas hehehhe.. hj optei pelo da mendes, e o próprio criador do pré é que vai fazer as customizações no meu bass..

    []'s

    Natan Bass
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Eu ainda to no aguardo no RBX.. ja ta dando agonia.. rsrss

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Parte eletrica diferencia baixos?