Inverter Precision Bass destro para canhoto - dá certo?

Autor Mensagem
Renan Gonçalves Flores
Veterano
# set/11


Um amigo meu quer começar a tocar baixo elétrico, mas ele é canhoto.
O cara da minha banda tá vendendo um Precision da Phoenix baratinho, 250 pilas com captadores EGM, mas é pra destro.

Eu queria saber se rola inverter as cordas de um Precision destro para canhoto, ou se precismo mesmo comprar um baixo para canhoto.

Grato.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar


Renan Gonçalves Flores
O ideal seria comprar um baixo para canhoto,mas as cordas podem ser invertidas sim.
Leve o instrumento a um luthier para fazê-lo.
Abç

Renan Gonçalves Flores
Veterano
# set/11
· votar


Eu estou preocupado se o mizão chega até a última tarraxa, já que o instrumento é 4 em linha e tarraxa pro mizão, no caso do destro, é a primeira, enquanto se eu inverter vai ficar a mais distante.

É um grande amigo meu e não quero recomendar algo que não vá dar certo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar


Renan Gonçalves Flores
Se a corda não for cortada, dá sim...
Abç

Gabriel Laymann
Veterano
# set/11
· votar


E ele tem a opção de tocar como destro também.

Renan Gonçalves Flores
Veterano
# set/11
· votar


Gabriel Laymann
Eu já dou aula de violão pra ele há um tempo. Acho que ele não se acostumaria.

Valeu galera!

JL_Marcondes
Veterano
# set/11
· votar


Até onde eu sei o cap tb tem q ser invertido.. não sei se em todos os casos de captadores... depende da construção.. pois uma coisa é inverter o bass e aprender a técnica de tocar com as cordas sem inverter, outra coisa é virar o bass e inverter as cordas, alguns (se tds, acho q não são tds, enfim..) caps trabalham de acordo com a corda...

Gabriel Laymann
Veterano
# set/11
· votar


Renan Gonçalves Flores
Ah, pensei que ele ia começar ainda. Foi mal então brother

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar


JL_Marcondes
Não tem nada à ver...
A forma de construção dos capts do P-Bass deve-se apenas à um reforço na amplitude da respostas tonal de cada corda. Não é à toa que os 1º P-Bass (1951) tinham capts "retos", bem como os J-Bass.
Baixos como os Spectors tinham uma disposição exatamente ao contrário dos P-Bass padrões.
Abç

JL_Marcondes
Veterano
# set/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Calma mestre... é como eu falei, tem captador q precisa, mas n sei se é o caso dos precision..

Mas tem uma coisa: Tipo.. se vc virar o baixo o captador precision vai ficar invertido (igual o meu, e eu particularmente prefiro esse modelo em config PJ), afinal ele não é reto!

FCLBass
Veterano
# set/11
· votar


JL_Marcondes
Essa preocupação é desnecessária, pois já apareceu um baixo que um amigo comprou e os caps EMG estavam invertidos, ou seja, o logo não estava como normalmente fica (na parte de baixo do cap). O som em nada foi alterado por causa disso. Posteriormente acertei a posição deles.

BrUnOsOtO
Veterano
# set/11
· votar


certo dá sim.

só vai ter que acostumar com ele

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar


JL_Marcondes
Ué... Não entendi o porque do "...Calma mestre... "
Não, o capt do P-Bas é assimétrico.
Abç

matheus_fleas
Veterano
# out/11
· votar


Não há nada de errado,para citar um guitarrista,Jimi Hendrix,sempre tocou com uma guitarra destra de cordas invertidas,e para citar um baixista Paul Mccartney é canhoto e usava um baixo simétrico para não ficar estranho invertido,por isso a escolha do Höfner.

Pão Quente
Veterano
# out/11
· votar


dá sim....

So que eu sou canhoto e toco como destro... :]

se ele ainda nao toca muita coisa fala para ele tocar como destro......

Ja vi muitos amigos canhotos reclamando, ser canhato é isso, é aquilo, blah blah...

Mas dá certo a inverção sim...

matheus_fleas
Veterano
# out/11
· votar


Pao Quente
Não é difícil tocar como destro,eu tentei tocar violão como canhoto e não sabia mais como se tocava.

LorenzoFerrari
Veterano
# fev/13
· votar


tbm to pensando em inverter a corda do meu baixo. mas além desse caso do tamanho da corda, q nem tinha reparado, tem a ponte que fica tipo uma escadinha, isso vai fazer alguma diferença no som se inverter?

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


LorenzoFerrari
Vai sim! as oitavas tem que sem bem reguladas para que você possa tocar com seu instrumento afinado! Além da ponte tem o nut também e o botão da correia...
É fácil regular as oitavas pegue uma chave e copie o desenho como se fosse um espelho... e ajude calibrando o resto com um afinador, a nota da 12° tem que ser igual a da corda solta...

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


LorenzoFerrari
nota igual entre aspas, porque é uma 8° acima :P

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


LorenzoFerrari
então amigo, ja fez a inversão?

LorenzoFerrari
Veterano
# fev/13
· votar


Ainda não hellgood. vou ter que comprar cordas novas, elas não tem comprimento suficiente pra inverter.

Mas entendi como fuciona aqui, eu tava em dúvida pq tinha visto a ponte, e tem uns parafusinhos que apoia aquele "martelinho" na ponte, eu achei que aquilo era parafusado e não ia dar pra mudar de posição, mas vi agora que era possível.

Outra dúvida, o nut é encaixado por pressão só? se tirar e inverter ele será que vai ficar bom que nem antes? sabe o melhor jeito de fazer isso sem danificar nada?

vlw

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


LorenzoFerrari
tem que bater com um martelinho, eu achei umvídeo que esplica bem!

é facil de remover, para colocar de novo use 1 gota de super bonder!

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


LorenzoFerrari
mano, ce precisa dar uma estudada em regulagem e manutenção pra conseguir fazer isso sozinho e ficar bom.

Mas entendi como fuciona aqui, eu tava em dúvida pq tinha visto a ponte, e tem uns parafusinhos que apoia aquele "martelinho" na ponte
isso daí se chama carrinho, ou saddle.
é por aí que regula as oitavas e a altura das cordas.
pesquise por essas regulagens pra saber como deixar (na verdade é só inverter o que estava).

Outra dúvida, o nut é encaixado por pressão só? se tirar e inverter ele será que vai ficar bom que nem antes? sabe o melhor jeito de fazer isso sem danificar nada?
é colado. veja o video do nosso camarada hellgod
existe sim uma chance de quebrar e ter que comprar outro.

hellgod
Veterano
# fev/13 · Editado por: hellgod
· votar


LorenzoFerrari
O kiki está certo, eu ja tenho uma certa experiência em 'manutenção', se tu não sabe como proceder, leve num luthier, o nut pode quebrar, e eu digo por experiência própria, quebrar o nut é uma fria, pois tem que ser o nut certo, pois eles não são padronizados, cada instrumento geralmente tem um 'formato'.

LorenzoFerrari
Veterano
# fev/13
· votar


é, falei com um luthier esses dias pra v quanto ele cobrava, 90 reais... fora as cordas ¬¬
perguntei só do nut, ele disse q ficava 40 reais, e falou que não dava só pra inverter, tinha que fazer outro..

aí agora complicou a situação.. se n achar outro mais que cobre menos, o jeito eh tentar tocar como destro.. kkk

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


LorenzoFerrari
Amigo, se tu não tem muita prática no contra-baixo, realmente recomendo para ti tocar como destro, eu comecei como canhoto também e só me deu dor de cabeça... e hoje toco como destro e tá tudo bem, hehe mais fácil para comprar instrumentos, mais variedades e sem gambiarras, por exemplo inverter um instrumento "dresto" para canhoto... recomendo sériamente tu tocar como destro mesmo, vai facilitar sua vida como músico.

LorenzoFerrari
Veterano
# fev/13
· votar


tentei tocar um pouco aqui como destro, mas sei la, n encaixa, fora que tocar d canhoto é mt mais style hahaha

dei uma olhada no nut aqui, da pra inverter ele de boa, parece que um lado só é algum mm maior que o outro, em tese as cordas iam ficar meio na diagonal. alguem sabe se isso acontece mesmo e se essa diferença (bem pouca) vai fazer alguma diferença tbm?

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


LorenzoFerrari
parece que um lado só é algum mm maior que o outro, em tese as cordas iam ficar meio na diagonal.
nao deveria

se essa diferença (bem pouca) vai fazer alguma diferença tbm?
em teoria, vai. vai mudar o comprimento da corda e vai ficar atravessado na curvatura da escala.
na pratica, acho que nao. essas coisas que te falei vao ser em tamanho desprezivel.

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


LorenzoFerrari
A diferença vai ser que as cordas teriam que forma um angulo com o braço mais ou menos assim ( , não exatamente como um C, um pouco mais reto..
E invertido não vai ficar certo umas cordas ficaram mais altas e outras mais baixas, o que pode ser um pouco desconfortável.

Claudio Zotelli
Veterano
# fev/13 · Editado por: Claudio Zotelli
· votar


Leva num luthier, troca o nut e faz as regulagens de oitavas, e sobre os caps invertidos nada á ver os baixos da cordor são assim tbm , até dizem que o som fica mais equilibrado com os caps invertidos!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Inverter Precision Bass destro para canhoto - dá certo?