Harmonicos em baixo ativo e passivo - MusicMan e Jazz Bass

    Autor Mensagem
    Jbassman
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Jbassman


    Prezados amigos dos graves,

    Será mito ou realidade que os baixos passivos respondem melhor aos harmônicos do que os ativos? Ou isso apenas acontece com algumas marcas / modelos?

    Vejo isso quando toco a Portrait of Tracy no meu MM ou no JB. No jazz todos os harmônicos saem redondos, vibrantes, com brilho. No MM eles também saem, mas com muito menos presença. Principalmente aqueles entre o 3. e o 5. traste, e os artificiais. O melhor jeito que achei de fazer soar os harmônicos no MM é colocando o humbucker em single coil e cortando 1/5 de grave no potenciometro. Mas NADA comparado ao single coil da ponte do JB.

    A que se deve isso na vossa experiência? Captação? Circuito?

    Let me know.

    Jbass

    JL_Marcondes
    Veterano
    # set/11 · Editado por: JL_Marcondes
    · votar


    Provavelmente deve-se à algo que eu fui "aprender" este ano... o lance é o posicionamento dos caps. Certa vez contaram a historia assim pra mim: Tio léo pegou uma ponte e um braço, e no espaço entre eles ele testou varios tipos de cap's em várias posições até conseguir os melhores resultados. Os modelos mais conhecidos/respeitados/conceituados de bass foram então os criados pelo tio leo fender: JazzBass, Precision e MusicMan. Devido ao posicionamento, cada um capta uma determinada frequência, e somado ao material, construção etc etc, cada um vai ter um timbre característico.
    Acho que já deu para sacar +- a idéia, neh Jbassman... mas vamos à mais alguns relatos: Sobre o seu JazzBass parecer/ser melhor para fazer hamônicos, eu acredito que certamente seja o lance do posicionamento dos cap's e tb questão de equalização. O MM é um modelo que trabalha com mais médios(modelo com 1 Humbucker), e o JB tem 2 singles para trabalhar frequências de graves(cap do braço) e agudos(cap da ponte).. o meu bass é um PJ, e, qndo qro fazer harmônicos, eu uso o single da ponte (J).. e, prestando a atenção em Amazing Grace do Wooten, percebo que ele usa não só equalização e captação mais voltada para o agudo como também usa a afinação ADGC... certa vez tive a experiência de "brincar" com um 6 cordas e toquei amazing grace, só q em vez de tocar em G (que foi como tirei pcausa do meu bass ser 5c), toquei em C.. resultado, o som ficou mto mais definido e foi até mais fácil de fazer cada nota.

    Resumindo, a captação é quem mais influência, depois dela a equalização (e daí pode ser um pré on/off, cabeçote, ampli, pedal etc etc..), e, não sei se antes ou depois da eq, as cordas também influenciam bastante (por ex, .40 é bem mais fácil de trabalhar harmônicos ao meu ver)!

    []'s

    ps: o lance da captação é tão importante que, eu estou à fazer uma mudança drástica no meu bass e oq pediram para eu "pelamordeDeus" respeitar é a questão de posicionamento dos cap's... simplesmente "jogar" os cap's no bass vai me permitir captar mais graves, ou mais médios, ou agudos, mas, a questão de campo harmônico, e alguns itens mais à ver com precisão provavelmente ficariam a desejar.

    GuiEntwistle
    Veterano
    # set/11
    · votar


    não sei nada sobre isso, mas acredito que é a captação

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Harmonicos em baixo ativo e passivo - MusicMan e Jazz Bass