Sugestões para compra de um baixo novo

    Autor Mensagem
    Ulloa.Bass
    Veterano
    # set/11


    Fala galera! Tenho um Eagle Jazz Bass meia-boca e queria comprar um baixo novo. Tenho uma banda de hard rock, e pensava num baixo bom de verdade, 4 cordas, com presença tanto sonora, quanto visual. Conversei com meu professor, e ele me deu algumas ideias:

    - Cort Artisan A4: Segundo ele é uma excelente opção. Andei pesquisando opiniões e só ouço elogios. Só achei meio salgado;

    - Ibanez BTB: Semelhante ao Artisan, mas achei ele mais estiloso. O preço também é o principal problema;

    - Cort Curbow 4: Visualmente acho ele animal. Gostei muito pelo fato de ser leve (meu Eagle deve pesar uns 15 kg), mas desanimei um pouco porque li que o grave dele é meio fraco, e que o som dele some no meio da banda e isso é algo que eu não vou conseguir testar na loja;

    - Shelter SX: Meu professor disse que esse tem um custo-benefício ótimo. O preço é muito mais em conta. O que me desanima, é que por ser Jazz Bass deve pesar tanto quanto o meu, e esse é um dos piores defeitos do meu;

    Preferia gastar no máximo R$1500,00, mas se o Artisan e o BTB forem muito superiores mesmo, faço um esforço pra pegar um deles. O que vocês acham? Tem outros de qualidade semelhante que poderiam valer a pena? Nunca toquei nenhum deles, então meu único parâmetro é a opinião alheia...

    JL_Marcondes
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Tem uns 2 modelos do yamaha que são +- a mesma linha desses 3 primeiros (rbx375, e o antecessor(765).. esse rbx365 ou 364 é bem moderno) que devem estar nessa faixa... seria rock, metal e afins.. (se bem que isso qm define é qm ta tocano, mas blz!)

    Mas vc tem q ir nas lojas e ver, tocar, sentir o bass.. se não esquece...

    Ulloa.Bass
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Valeu Marcondes!
    Eu pretendo ir nas lojas sim, mas quero ter já alguma coisa em mente, pra não cair muito em papo de vendedor.
    Vou dar uma olhada nesses Yamaha. Só fiquei encanado com o Curbow, porque pelo que dizem, quando você toca com ele sozinho, é animal, mas quando toca com a banda ele some, e na loja não vou conseguir ver isso...

    Anti-Heroi
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Anti-Heroi
    · votar


    Ahhh, com 1,500 pila no bolso eu pegava um Squier Vintage Modified 70'.

    O lance de cair no papo do vendedor é só ignorá-lo. Se você quiser testar/levar um Tonante. O dinheiro é seu! E o vendedor que aceite.

    Como sempre vai depender do você prefere, o vendedor não pode dizer a você o que você deve preferir.

    De fato, o Cort é animal vizualmente. Os Yamahas também são bonitos, mas sou suspeito pois tenho um RBX170.

    Ulloa.Bass
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Demorô! Valeu pelas dicas!
    Vou dar uma olhada nesse Yamaha e no Squier também.
    Mas já vou inclinado a optar pelo Shelter.
    Vamos ver se depois de testar mudo de ideia.
    Só me desanima o peso que eu imagino que ele tem.
    O meu Eagle Jazz Bass deve pesar uns 6 kg!
    Meu ombro esquerdo é meio zuado e depois de 1h30min de ensaio começa a complicar...

    JL_Marcondes
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Ulloa.Bass
    O Squier Vintage Modified é uma ótima pedida.. "comprei"(ajudei a escolher ehhe) um pro meu primo.. ele qria tocar um som mais Iron... acredito que seja o precision da Squier mais top...
    O SX é mto bacana tb (e é mais em conta).. ótimo baixo para no futuro se fazer up's.. só que, não sei se vai ser mto a sua linha "Hard Rock"... mas se gostar do timbrão.. é com vc!
    O Ibanez e o 1º Cort, acho que é "mto baixo".. sei lá.. recomendaria ele para um outro tipo de músico (que toque com várias bandas diferentes, estilos diferentes, gig's mais profis).. tipo, deixa eu tentar me explicar: é como se vc estivesse correndo na stock car com um carro de f1.. vc ctz é o mais ferrado de tds mas a corrida q vc tá, pede esse carro? Lembrando que na F-Música vc pode correr com o carro que qzer hehehhe... mas é aquela coisa, as vezes agente acha que marca ou valor ou fama (do bass) é td.. e não é... é mto melhor ter um instrumento mais preciso qndo se tocar determinado estilo, que um intrumento versátil e "superior" até em alguns quesitos, só q vc só usa 30% do potencial dele... enfim..

    O Cort Curbow 4 é um bass mais moderno.. até mto pro meu gosto.. ele ser leve e essa fama do som dele não ter tanto volume é pcausa do material e design dele... gostei da versão fretless mais vai fugir dq vc procura heheh...

    Eu aconselho o Vintage Modified (se for de Squier, só esse!)... trocar o Eagle por um SX eu acho que é trocar 6 por 1/2dúzia.. vc só vai ter uma melhor construção, um timbre mais característico de Jazz Bass.. enqnto os yamahas darão mais versatilidade...

    []'s

    Ulloa.Bass
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Fala galera!
    Primeiramente, gostaria de agradecer as sugestões, que foram muito boas. Andei que nem um camelo, entrei em 6581698179 lojas, falei com 767687389791 vendedores e testei 738762983101010148 baixos.
    Testei todos os sugeridos. Achei um Squier Jazz Bass bem dá hora, usado e curti o som dele. Muito forte! Bem cavalão mesmo! O Shelter SX faz um som animal também, mas achei ele meio desconfortável de tocar por conta daquelas ferragens que tem nos captadores. Isso é uma particularidade minha, por conta da forma que eu toco, mas recomendo esse baixo a qualquer um que não tenha esse problema. Cogitei pegar o SX sem as ferragens, mas aí achei que ele perdeu 80% do estilo.
    O Yamaha RBX é animal também! Faz um som dá hora, e tem uma variedade bem maior de timbres. O Curbow, eu toquei num com captação MightMyte e num com captação Bartoline. O MightMyte tinha uma potência interessante, mas o som era bem "rasgado". Meio sujo mesmo. Não curti. O Bartoline tinha um som dá hora. Diferente dos baixos usuais, mas era do caralho! Era também bem confortável de tocar. Só não comprei porque fiquei com receio por conta da fama de sumir no meio da banda.
    Testei os Artisan da Cort. O A4 e o B4 são animais! Dois captadores da Bartoline fazem miséria! Achei os dois de melhor som. Mas acabei comprando mesmo o C4 Artisan, porque achei que tinha um som muito bom também embora não tenha os captadores Bartoline, mas tenha um preço bem mais acessível, além de ser um baixo EXTREMAMENTE confortável de tocar e bonito. Quando eu o vi na loja quis comprar na hora! Depois de testar, não restaram dúvidas. Conforto absoluto, som bom, boa variedade de timbres e acabamento e estilo refinadíssimos!
    Segue uma imagem (o meu é o branco):
    http://www.cortguitars.com/_webapp_3835199/C4H

    JL_Marcondes
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Realmente este C4 parece ser bem legal.. parabéns pela aquisição. Acredito que vc acertou no tipo de captação para o tipo de som que vc toca. Depois faz um review dele aí pra nós. Que mal lhe pergunte, quanto morreu($$)?

    []'s

    Ulloa.Bass
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Morreu 1100 ronaldos.
    É bastante... Mas estava dentro do previsto, e até agora, está valendo o investimento. Hehehehe!
    Não creio que outro baixo, de mesmo preço ou mais barato, teria me feito ficar mais satisfeito do que estou com esse...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sugestões para compra de um baixo novo