De guitarrista para baixista! Ajuda com a transição.

    Autor Mensagem
    Marabá
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Moderador


    Fala galera do cifraclub. Eu toco guitarra a 1 ano e pouco, e estou com vontade de tocar contra baixo.
    Vou fazer um série de perguntas, espero que alguém tenha saco pra responder, haha.
    Primeiramente, gostaria de saber sobre o equipamento. Estou de olho em um baixo condor bx12 (nao gostei muito do visual, mas se o som for bom, vai^^), um BAIXO EAGLE MOD.JB 4(muito bonito) e um Strinberg Cab16. Eu toco hard rock, Guns, LA Guns, AC DC, Aerosmith, Motley Crue, Poison, Crashdiet... Claro que outros estilos também, mas quero um baixo mais pra hard rock.
    Outra coisa é o amp., provavelmente vou pegar um usado, pois quero um que de para shows e que não seja muito caro. Gostaria de sugestões de potencia para fazer pequenos shows e ensaiar com a banda( uns 500 / 600 reais, usado).
    Estou ensaiando, até que compro o baixo, em um violão de nylon, gostaria de saber se a distância entre as casas é muito maior e a distância entre as cordas também, (se alguém souber, poste quando é).
    Galera, é isso! O mundo tera mais um baixista, haha. Quem puder me ajudar já estou agradecendo! Abraço!

    Marabá
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    ihhh, escrevi o titulo errado, haha, transição*

    NFA_METAL
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: NFA_METAL
    · votar


    Pra hard rock um JB eh mais recomendavel... olhe os da SX ...

    bom.. amp eu nao sei mto.. mas eu creio q alguns staners usados podem ser bons pra começar

    Estou ensaiando, até que compro o baixo, em um violão de nylon, gostaria de saber se a distância entre as casas é muito maior e a distância entre as cordas também, (se alguém souber, poste quando é).

    ensaiar um instrumento em outro nao tem nada a ver .. medidas completamente diferentes...

    e pense bem no que vai fazer... tem mto baixista q larga o baixo pq vai pra guitarra .....
    veja se nao ira desanimar .... pq senao estara gastando dinheiro atoa...

    kiki
    Moderador
    # jan/11
    · votar


    Estou ensaiando, até que compro o baixo, em um violão de nylon, gostaria de saber se a distância entre as casas é muito maior e a distância entre as cordas também, (se alguém souber, poste quando é).
    é sim bem maior
    acostumar com a abertura vai exigir algum treino, mas nada impossivel.
    na verdade toda a pegada é diferente, o que mais estranha no começo é a grossura das cordas.

    na verdade tem uma questao muito importante: por que voce ta mudando?
    o baixo tem uma coisa meio complicada. ele é fundamental pra segurar a base, mas nao tem destaque nenhum. é completamente diferente de tocar guitarra.

    ps.: editei o titulo.

    mum
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    kiki
    mas nao tem destaque nenhum.


    Cuidado com o q vc fala aqui rapaz, tem umonte de baixista pra te dar porrada depois do recreio! hahahahaahaha

    kiki
    Moderador
    # jan/11
    · votar


    mum
    eu sou baixista!

    =p

    mas é sério, fico triste... muita gente nao presta atenção no baixo...
    =T

    só raros casos, como o flea por exemplo.

    mas eu gosto de tocar baixo, não sou muito de tomar a frente e fazer um solo.

    zugo
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    kiki
    mas nao tem destaque nenhum. é completamente diferente de tocar guitarra.

    Sim, totalmente diferente da guita... mas, porém, contudo, todavia, se não... acho o baixo indispensável em alguns estilos e em alguns desses estilos o baixo fala mais que a guita...

    P.S: Sou guitarrista... hahahahahahaha# :P

    Abç!

    mum
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    kiki
    O baixo é aquela velha história do Ninguém percebe, mas quando tiram td mundo sente falta. Pode notar, imagina forró sem baixo, axé sem baixo, sertanejo sem baixo, qualquer estilo! Até meu amado Rock and Roll ficaria anêmico e morfético sem um baixo hehee. O baixo está lá e tem sua importância como todos os instrumentos em um conjunto. Prefiro pensar dessa maneira :D

    Abs!

    zugo
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    mum
    O baixo é aquela velha história do Ninguém percebe, mas quando tiram td mundo sente falta.

    De acordo! :D
    Já imaginou funk sem "slaps"?! Perderia toda a graça! =/

    Daniel Orp.
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Pra mim (opinião de guitarrista, cuidado rs), quando tem baixo ninguém percebe, mas se tira o baixo dá uma puta de uma diferença.
    Eu vejo na minha igreja é assim...

    angeldark 17
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    q legal
    é bom aprender tocar instrumentos q agente gosta
    boa sorte
    bjocas

    Luiz Frusciante
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    eu aprendi a perceber, gosto muito do som do baixo!!
    sempre peço pro baixista da minha banda aumentar o volume mas ele é modesto e chato e sempre abaixa hehehe

    outra coisa que ocorre é aonde se ouve a música.. outro dia estive numa loja de eletroeletrônicos e estavam tocando um DVD do Eric Clapton que eu tenho, numa tv ligada com um Subwoofer gigante e o home theater. Outro nível de percepção, o baixo fica muito mais claro pra ouvir e muito mais bonito também!

    Marabá
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    galera, obrigado pela ajuda!
    estou decidido a tocar baixo, hehe
    kiki:
    eu to mudando porque tipo, eu meio que enjoei de guitarra, e mesmo se fosse para continuar na guitarra, eu sempre preferi tocar a base, não porque não sei solar, mas acho legal fazer a base, e com o baixo vai ficar ainda melhor!
    já consegui alguém para comprar meu equip. de guitarra, então não vou sair no preju!
    espero que minha "carreira" como baixista de certo, hehe
    abraços!

    Bass4ever
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Legal cara va em frente....
    Eu toquei guitarra durante anos em uma banda
    e o baixista acabou saindo, como eram dois guitarristas na banda
    tive q deixar a guitarra e tocar o baixo, confesso q fiquei meio chateado ainda mais quando peguei aquele negoção do braço enorme, 5 cordas que pra mim pareciam ter um metro uma entre a outra... O tempo foi passando fui me aperfeiçoando e hoje sou baixista em duas bandas! Conhecer o contra baixo foi a melhor coisa q me aconteceu nos ultimos anos...

    Marabá
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    cara, espero que seja assim comigo também!
    eu sempre curti o som do baixo, e a função do baixista..
    ainda mais agora que to escutando bastante queen, me apaixonei, haha
    abraço!

    kiki
    Moderador
    # fev/11
    · votar


    Marabá
    eu to mudando porque tipo, eu meio que enjoei de guitarra, e mesmo se fosse para continuar na guitarra, eu sempre preferi tocar a base, não porque não sei solar, mas acho legal fazer a base, e com o baixo vai ficar ainda melhor!

    ah, isso é importante!

    boa sorte nessa 'nova carreira'
    com certeza os conhecimentos guitarristicos lhe serão uteis.

    lembrando que uma coisa nao exclui a outra!

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Marabá
    Eu passei por esta transição. Na época peguei um SX SJB 75 e um Staner BX200 e gostava muito do resultado. O baixo era bem legal e o ampli era extremamente parrudo, o que deve ser ótimo pra estrada.

    Há uma diferença enorme entre um braço de violão clássico e de um baixo. O do baixo é bem mais fino, as cordas são bem mais espaçadas, a ação é mais alta e a distância entre as casas é bem maior.

    Filhada
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Marabá
    Bom que você se decidiu, eu não faço idéia de que lado eu pendo mais :(
    Na guitarra eu prefiro tocar a base, gosto(lê-se amo) de riffs, mas nõ dispenso solos, só não vejo como a melhor parte da música como a maioria.
    No baixo, eu brinco a vontade! é só saber o tom da música e mandar bala!

    Uma dica: não olhe para trás, com arrependimento, mas se lembre do que aprendeu no passado!

    Ja Ne!

    Marabá
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    com certeza os conhecimentos guitarristicos lhe serão uteis.

    lembrando que uma coisa nao exclui a outra!


    com certeza, vai ser muito mais fácil aprender a tocar baixo.

    Na época peguei um SX SJB 75 e um Staner BX200 e gostava muito do resultado.

    vou pegar esse equipamento mesmo cara! falam muito bem dele

    vlw pela ajuda pessoal, abraços!

    Alex guitar man
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    nas novas musicas dos guns (shackler revenger, chinese democracy, street of dreams, catcher in the rye, entre outras) o baixo se destaca muito!

    ps: nao adianta ouvir na sua caixinha de pc com altofalante de 3 polegadas que com o volume na metade distorce todo o som!

    SchmidtBass
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Bom, vamos lá.

    First thing, equip. Cara, Acho que para soar mais do jeito que você quer, um baixo passivo seria mais apropriado - me corrijam se eu estiver errado.

    Não existe receita, baixo é o que você gosta. Experimente, teste, toque, encha o saco do cara da loja, passe a manhã inteira lá experimentando baixos e não compre nenhum, é seu direito. Depois de ter tocado várias marcas, modelos e tipos, você vai achar um que está mais pro seu gosto. Ativo, passivo, 4 cordas, 5 cordas, ativo, passivo, freted, fretless, quem manda é você.

    Algumas marcas de baixo? Lógico. Tagima tem bons baixos, Ibanez tem bons baixos, Cort está com uns baixos novos bem legais, Warwick - embora o preço suba um pouco - tem bons baixos, Squier tem alguns legaizinhos. Depende do seu ouvido e do seu bolso.

    Amp. Aqui o bicho pega. Se você está querendo tocar em algum lugar, pode começar a pensar de 150W para cima. E a brincadeira não fica barata. Staner BX200 (140W? Não lembro) - que eu por acaso comprei um esses dias - está custando novo R$ 1.200,00. Usado? Uns R$ 800,00. Se você tem lugares para tocar, vale a pena usar equipamento do lugar, ou alugar equipamento de um estúdio para fazer show, e ter um cubo mais "meia boca" para ensaio. A longo prazo é um desperdício, mas a curto prazo é economia na certa.

    Eu não sou a melhor pessoa para falar, pois gosto de ter os meus equipamentos. E Só comprei o BX200 porque a grana estava curta na época. Se não com certeza teria mandado um Line 6.

    Resumo do equip: Eu particularmente penso que baixo você troca a toda hora, mas amp bom você compra uma vez só. Prefiro investir no amp - de novo, não foi o caso dessa vez - e baixo eu vou trocando com o tempo. O melhor baixo é o que você mais gosta. O melhor amp é o que valoriza as faixas que você gosta. É você que vai tocar, o som tem que estar bom para você. Mesmo fazendo shows, 10% das pessoas numa casa entendem algo de música, o restante está lá para beber e pegar mulher / homem / os dois (esse mundo dos dias de hoje, tsc, tsc).

    Beleza. Agora treinar no violão? Não. definitivamente NÃO. Cara, para você ter uma idéia: uma braço de guitarra com 24 frets, tem entre 25" e 25.5" de comprimento.

    http://www.projectguitar.com/tut/neck.htm

    Esse site aí é de um maluco que está construindo um braço - ou construiu, sei lá. Mas tem as medidas de um braço de guitarra.

    Um baixo - não consegui achar referências fret por fret, mas - geralmente tem 34". São praticamente 23 cm a mais. Estamos falando de "casas" - momento matemática - praticamente 35% maiores, considerando a mesma distribuição.

    Não use o violão para praticar. Arrume um baixo emprestado - nem que ele pareça um berimbau - para treinar. Mas o violão NUNCA.

    Espero ter feito um post não muito longo e ajudado em algo.

    Grande abraço e bem vindo ao clube dos baixistas.

    Gabriel2052
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Dá pra treinar em violão sim se vc não tiver outra coisa. É melhor do que ficar parado, pois, pelo menos, você pode aprender algumas escalas e tal, mas ponha na cabeça que quando vc pegar o baixo vc vai ter q se adaptar à ele. E parabéns pela mudança!
    Acho mto legal ler isso pq um guitarrista q vira baixista (e vice-versa) dá mais valor a ambos os instrumentos. Vai fundo nos estudos cara!!!!

    SchmidtBass
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Gabriel2052

    A escala é igual para ambos os instrumentos.

    O que ele precisa aprender é método musical, pizzicato, posição de mão e fortalecimento muscular para mão/dedos.

    O violão não proporciona isso.

    Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a De guitarrista para baixista! Ajuda com a transição.