Musicas de Ouvido!

    Autor Mensagem
    Jonhp
    Veterano
    # out/10


    Doutores, Sempre venho acompanhando o Cifraclub e como sempre ja considero que aqui tenho varios amigos e varios mestres no baixo...

    Simplismente, nesse meu 1,5 ano e meio de estudo de baixo/violão nunca tinha conseguido tirar musica de ouvido hehe..

    Simplismente das ultimas duas semanas pra cá peguei o jeito de tirar musica, ainda uso os fones para facilitar a audição das notas.. mas considero que isso ja foi um salto e tanto pra quem não tinha audição nenhuma...

    De tão animado tirei black in back do acdc um rock classico...
    Alguem de vcs tem alguma historia sobre o momento em que começou a tirar musicas...

    E nao estou conseguindo conter minha felicidade de ter atigindo esse nivel hehe..

    Um abraço

    Anti-Heroi
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Nossa, cara
    Que bacana mesmo. Meus parabéns! Eu tenho um mês e pouquinho de baixo e meu professor me passou uma música para tirar, foi a "Quero Ser o Teu Amigo" do PG, só consegui as estrofes, mas me embananei feio no refrão.

    E é isso aí, tudo é treino: 99% transpiração e 1% inspiração.

    flw

    rodsom
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Jonhp
    fala, conterraneo!!!!
    apesar de ter ouvido absoluto, no começo eu tinha dificuldade de tirar coisas mais rapidas. quando eu consegui tirar pela primeira vez uma escala rapida que tinha numa musica eu tabem fiquei igual vc ta agora.

    Bessoncas
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Jonhp

    Toco baixo a mais ou menos o mesmo tempo q vc tb!

    E de uns tempos pra ca q to começando a tirar musicas de ouvido, uma das bandas q eu mais gosto, e ouvir tb, é ac/dc.

    Acho q são musicas ótimas pra começar a tirar de ouvido, pois são com poucas notas e com o ritmo bem marcado, pra nós baixistas acho q isso é importantissimo pra pegar ritmo e aprender a tocar no tempo, ainda mais se gosta de tocar rock.

    Outra música do ac/dc muito boa de tirar de ouvido é let there be rock, a música toda é só g-e-e-e mas acompanhando a batera, só q nas diferentes partes da música tem dar aquela atenção ao "jeito" de tocar essas notas pra ficar no clima da música, acho q é um otimo exercicio pra mão direita e pra criatividade tb, fazer riffs com poucas notas e tem deixar a música sem peso.

    Outras músicas do ac/dc q são muito boas de tocar pelo mesmo motivo da let there be roco são what's next to the moon, bad boy boogie, rocker, up to my neck in you.

    São tocas musicas com poucas notas onde a atenção e o jeito de tocar é q da o clima legal na música.

    Jonhp
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Eu agradeço mestre... estou realmente muito feliz... hehe estou estudando devagar, aos mais experientes, vai meu msn joaop.mota@hotmail.com me add, se puderem quebrar o galho de me ajudar a concertar meus erros de ouvido heheh...

    Um abraço a todos

    Osvaldojr
    Veterano
    # out/10
    · votar


    tirar musica de ouvido é um ótimo exercicio, o truque é ir tentando acertar as notas por tentativa e erro, até sair...

    SuicinivTF
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Faz mais de dois anos que tirei minha primeira música de ouvido, e foi nostalgico... lembro que foi a música tema do Gran Turismo, MEU DEUS MTO LOKO ;D

    Realmente, quando vc da play na música, e ai acompanhando ela até o fim, vc vive um momento especial, esquece de apostila de estudo e sl mais oq :) pelo menos foi assim comigo até eu achar que precisava melhorar

    Bassist_rsl
    Veterano
    # out/10
    · votar


    pra quem não tinha audição nenhuma...
    Eras surdo?

    Jonhp
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Não era não bassist_rsl, só que por mais que eu tentasse.. eu nunca entendia com o minimo de definição as notas musicais (do ponto de conseguir tirar em outro instrumento como o baixo.

    SuicinivTF Exatamente como vc falou.. nesse periodo de um ano e meio.. eu estudei tanto violao como baixo eletrico, foi possivel aprender muita tecnica e muita teoria, não tudo claro, dentro da sequencia dos estudos parei por volta dos modos gregos, e o inicio de campo harmonico menor, isso ajuda muito na hora de harmonizar musicas populares.
    Principalmente o Campo Harmonico maior.
    A vontade e de ir tirando musicas e musicas sem parar.. hoje vou ver se tiro mais uma pelo menos, ontem o trabalho foi foda ai so treinei uns exercicios, mas agora eu vou tocar até o que nao precisar hahahhaa...

    Vlww um abraço
    Postem as historias de vocês ai galera.

    papillon
    Veterano
    # out/10 · Editado por: papillon
    · votar


    Jonhp

    Parabenss cara!!
    realmente eh um salto enorme na evolução musical!!
    eu comecei a tocar bem cedo (9 anos de idade) e como nunca tive aulas (ate ano passado) alem de pegar as musicas com os amigos, tinha q me virar pra pegar de ouvido...
    lembro q a primeira que eu peguei foi a introdução de californication de red hot, fiquei feliz pra caramba tbm!!
    lembro ate hj quando peguei o solo de stairway to heaven, eu não tinha fones de ouvido, entao colava o ouvido no falante do mini system deixava 5 segundos, pausava, "solfeijava" oq tinha escutado e ia tentando encaixar o solfeijo com as notas no violão ate tirar o solo todo!! foi um trabalhao, mas valeu mt a pena!!!
    hehehhe
    abraçoo e bons estudos!!

    [Edit: Toco baixo tbm, mas toco mesmo guitarra e violão, esses fatos que citei acima foram no violao e guitarra]

    kiki
    Moderador
    # out/10
    · votar


    é isso ai! aprender a tirar musica de ouvido é um mundo que se abre!

    samuelbass
    Veterano
    # out/10
    · votar


    nunca tive nem se quer uma aula de baixo e por isso fui tocando escutando outros baixistas...mas desde o começo nunca gostei de tocar com partitura nem coletânia cifrada e um dos meios que mais me ajudou a ter um bom 'ouvido" foi eu pegar o vioão ou o baixo e tocar as musicas que passam na tv como comerciais, programas, desenhos...por exemplo os arranjos de baixo feitos durante o seriado TODO MUNDO ODEIA O CHRIS, o APRENDIZ, DOUG FUNNY,ETC. É uma boa dica pra quem quer tirar musicas de ouvido!

    russobass
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Demorei 1 ano e meio para tirar musica de ouvido.

    Comecei a tocar baixo com 15 anos.

    Faz 13 anos que toco, mas eu não estudo, não sei ler partitura.
    Só aprendi a tocar.
    Voltei a estudar este ano.

    Por tanto, minha dica é estudar bastante.

    Depois que aprendi a tocar nem aula fiz mais, só fiquei tirando musica e tocando nos lugares. Mas não estudava escalas, partituras, modos, etc...

    scar of guitar
    Veterano
    # out/10
    · votar


    cara tbm tenho um pouco de dificuladade de pegar musica de ouvi,mas aprendi uma tecnica tbm é mto boa q é ouvi a musica varias vezes e tenta reproduzi o som na boca e depois tenta pro no baixo,,desse modo consegui pegar a billie jean e a intro da sweet child o´mine do guns,fiquei mto feliz e sair contando pra meus amigos,pq aprender tocar sozinho é foda!!!!!rsrsrsrsrs

    leomezz
    Veterano
    # out/10
    · votar


    apesar de ter ouvido absoluto

    rodsom, nossa, vc tem precisão de afinador de piano cara...

    Jonhp
    Veterano
    # out/10
    · votar


    o Rodson e um super mestre hehehe
    Leomezz, eu vi a sua gravação com o Sx ficou duca cara! parabens
    e ai galera, mais alguem tem alguma historia do inicio musical?

    epraxedes
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Brother!
    Iniciei no bass pq sempre curti reggae e ai ficava fissurado nas linhas do baixo de Bob, comprei meu instrumento pedi ajuda a um brother q toca violão e ele foi me dando dicas e umas das coisas principais que ele falou era p eu botar o ouvido p funcionar e tirar musicas....cara..no inicio nem sabia p onde ia, ficava horas ouvindo o mesmo trecho p tirar uma linhazinha q fosse....kkkkkk, mas com o tempo e o estudo as coisas soavam familiares e já ia por intuição, até pq as linhas de baixo no reggae são simples, dai fui tentando tirar coisa mais complicadas, solos e tudo mais e migrando p outros estilos musicais, como Jazz, Bossa, Funk,etc...mas é fantastico perceber o fruto de mta dedicação e esforço nos estudos e hj ao ouvir os solos e linhas já entendo o que o "cara" ta fazendo e p repetir fica mais tranquilo....
    Abraço brother!

    leomezz
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Leomezz, eu vi a sua gravação com o Sx ficou duca cara!

    Então Jonhp, valeu por ouvir. Eu consegui timbrar o bicho melhor ainda. Assim que tiver tempo, coloco no youtube para vcs conferirem. Cara, agora tá um verdadeiro fender 75. Eu nunca gostei do meu BDI, mas consegui um timbre bem marcante junto com o meu equalizer.

    abçs

    Jonhp
    Veterano
    # out/10
    · votar


    leomezz, vc tem msn cara, tenho q pegar umas dicas sobre a timbragem do SX com vc, sou novato nisso!!

    Galera, postem as historia ai..., como dizem UP hehe

    Abraços

    leomezz
    Veterano
    # out/10
    · votar


    vc tem msn cara

    Pois é cara, não uso msn. O que podemos fazer é vc perguntar através do youtube que respondo, na medida do possível, suas dúvidas. Procure por leomezz lá no youtube e mande uma mensagem pra mim que eu respondo, ok?

    Abçs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Musicas de Ouvido!