Captador Precision Bass Samick - breve review e dúvida!

    Autor Mensagem
    kiki
    Moderador
    # set/10 · Editado por: kiki


    Olá caros amigos, venho pedir uma ajuda, e tentar também deixar uma contribuição.

    Eu tenho um Precision Bass Samick, e troquei os caps dele há uns 2 anos por um Sound. Vou aproveitar ele pra um outro projeto, e por isso estive desmontando ele.

    ==================

    Primeiro uma dúvida suimples: esses caps duplos de PB funcionam tipo um humbucker?

    ==================

    Tirei umas fotos, (não estão muito boas pois são de celular), e acho que é legal pra entender um pouco mais sobre esses caps que vem de fábrica nesses instrumentos baratos.

    de frente

    um tá desmontado (tirei a capinha, era colada, tive que alavancar com um alicate, de leve pra não arrebentar), o outro tá fechado.

    de costas

    o íma é essa barra atrás. tem um resto de espuma colado que eu arranquei, era tipo um e.v.a. que servia pra dar a altura do captador, substituindo uma mola.
    nessa foto dá pra ver bem a cola por dentro da capinha.

    detalhe da lateral

    a foto ficou desfocada, mas dá pra ver como é fechada a lateral da bobina. parece um tipo de fita isolante.

    não entendo muito de captadores, mas sei que esses de fábrica não são grande coisa.
    dá pra ver que os fios são ruinzinhos, e alguns deles caíram no manuseio (vou ter que re-soldar, isso é a dúvida seguinte).

    enfim, não sei tirar muitas conclusões, se alguém souber opinar, é bem vindo.

    ===============================

    a dúvida é sobre os fios, alguns deles se soltaram
    (o captador é antigo, o baixo tem mais de 10 anos, e os fios são bem finos).

    primeiro, queria saber se essa lamina cor de cobre é uma blindagem, ou algo assim. ela parece aterrada (fio preto).

    tem um fio que tá sobrando, eu não sei da onde ele era. é esse azul, no esquema:

    esquema

    eu chuto que ele junte com o preto, aterrando... é isso?

    [edit: tem algo errado nesse esquema, ta faltando um fio vermelho... não to com o cap agora, vou ter que verificar e depois re-posto ele]

    bom, "só" isso. grato a quem puder ajudar!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/10
    · votar


    kiki
    Esses captadores são cerâmicos, ligados em paralelo (e não em série como um Hb comum). O fio azul (no seu esquema) é para aterramento, sendo o preto o (-), ligue-o na ponte (ou blindagem). Também pode ser ligado na carcaça do pot em conjunto com o preto.
    Abç

    Ian Anderson
    Veterano
    # set/10
    · votar


    tmb to curioso com isso (não posto nada pra não falar merd)


    mas aqui tem o esquema da malagoli
    http://www.malagoli.com.br/Esquemas2/std_pbass.jpg

    kiki
    Moderador
    # set/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    valeu mestre!

    Ian Anderson
    é, eu vi esses esquemas já, mas eles não explicam a parte "de dentro" dos caps, só como liga os dois fios que saem dele.

    rodsom
    Veterano
    # set/10
    · votar


    kiki
    captador magnetico num bandolim? porque nao poe um captador de contato, igual aqueles que costumam por em cavaquinho/banjo?

    kiki
    Moderador
    # set/10
    · votar


    rodsom
    por que eu tenho ele sobrando...
    =p

    eu tinha pensado em por um de rastilho e esse, mas o bertola falou que eles tem saidas muito diferentes, o rastilho é bem mais fraquinho o sinal...

    rodsom
    Veterano
    # set/10 · Editado por: rodsom
    · votar


    kiki
    eu nao falo do de rastilho, falo o de contato mesmo, aquele que fica colado no tampo. o magnetico vai dar uma resposta bem esquisita, tipo som de guitarra. com o de contato vc vai ter um som bem proximo do microfonado. qto ao sinal ser fraquinho, depende do captador, tem captador proprio pra ser usado com circuito ativo (que tem sinal fraco) e o proprio pra ser usado direto na saida, no maximo com um potenciometro de volume (esse tem sinal mais forte).
    alem do mais, um captador desse nao e caro nao.

    Ian Anderson
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    mas memso se ligados em paralelo não acontece o "hum cancelling" ?

    kiki
    Moderador
    # out/10
    · votar


    rodsom
    eu nao falo do de rastilho, falo o de contato mesmo, aquele que fica colado no tampo
    entendi, mas acho que é parecido, o sistema é semelhante ao de rastilho...
    e não quero fazer ativo, muita complicação pra pouca coisa.

    o magnetico vai dar uma resposta bem esquisita, tipo som de guitarra.
    eu sei, é a ideia.
    ele já não vai ter uma acustica grandes coisas, isso eu ja sei.
    =p

    de qualquer forma é bom esses questonamentos, sinta-se à vontade pra discordar!

    Ian Anderson
    mas memso se ligados em paralelo não acontece o "hum cancelling" ?
    acho que nao, por que pra esse cancelamento tem que ser o mesmo sistema, tem que ser em linha.

    Ian Anderson
    Veterano
    # out/10
    · votar


    kiki
    pode ser

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Ian Anderson
    mas memso se ligados em paralelo não acontece o "hum cancelling" ?
    Sim, acontece, mas em menor grau que num "full Hb", no qual as bobinas são ligadas em série. O timbre também muda.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captador Precision Bass Samick - breve review e dúvida!