Mão direita, força ou jeito?

    Autor Mensagem
    Deiab
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Deiab


    Galera, preciso de alguns esclarecimentos.
    Sou guitarrista e já a algum tempo ganhei um baixo de presente (fender jazz bass), cordas d'addario steell 0.40 e estou curtindo muito o instrumento (nunca toquei outro modelo), mas estou com uma dúvida.
    Ao utilizar a mão direita, o som fica sempre estalado, tipo o som do Steve Harris que eu acho bem legal, mas existem músicas que não requerem esse tipo de pegada, exemplo: blues entre outros.
    Pra deixar sem esse som mais agressivo tenho que tocar bem de leve nas cordas.
    A dúvida é, se o ataque nas cordas tem que ser leve mesmo ou é o modelo do baixo ou cordas que dão essa característica? Porque pra deixar com o som sem esse estalado tem que ter os dedos bem leves mesmo e não estou acostumado, aí vou ter que treinar (estudar) mais.
    Desde já agradeço as respostas, pois não tenho tido muito tempo de entrar no fórum.
    Um abraço pro povo dos graves!

    Dexxter Bass
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    É mais questão de jeito do que força cara, a pegada do músico é algo muito pessoal e influência um pouco também.

    Treina mais cara, com o tempo você consegue.

    southbass
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: southbass
    · votar


    Deiab
    para tocar com esse tipo de timbre, faça o seguinte:

    utilize apenas o captador do braço
    feche o 'tone'
    toque com os dedos da mão direita em cima das ultimas casas do braço.

    isso vai te dar um timbre bem 'gravão' e sem ataque/brilho. para acrecentar um pouco de brilho é só ir abrindo o tone aos poquinhos até achar o ponto ideal :)

    southbass
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    ah, e as cordas também ajudam. quanto mais novas, mais brilho elas tem. eu utilizo cordas velhas no meu baixo justamente por não gostar desse brilho exagerado das cordas novas. mas siga as dicas do meu post anterior que você conseguira o timbre que quer mesmo sem ter que trocar cordas

    DotCom
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Deiab
    A ação (altura) das cordas deve estar baixa. Com isso, quando você bate mais forte nas cordas, elas trastejam, e isso dá o som estalado.
    Você pode mandar aumentar a altura das cordas, isso vai te dar um pouco mais de margem pra tocar forte, caso estejam baixas demais.

    Outra opção é você aprender a tocar assim mesmo.

    felipe adonai
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    eu axo que voce não pode bater o dedo na corda na hora de tocar

    encoste na corda e depois puxe

    é algo tipo "seu dedo num é palheta" sabe

    tente tambem puxar as cordas paralelamente ao braço, não para cima ou para baixo pos pode trastejar

    e mais uma coisa "cara você é guitarrista e ganha um fender de presente!!!!"

    eu toco baixo já a um tempinho e vai demorar um bom tempo pra eu conseguir um desses xD

    Bassist_rsl
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Dexxter Bass
    É mais questão de jeito do que força cara, a pegada do músico é algo muito pessoal e influência um pouco também.
    Influencia um pouco?? Caramba, é uma das coisas que mais influencia. Se não fosse assim, pizzicato e slap soariam parecidos.
    Mas enfim, é jeito mesmo. E ajuda se vc der uma timbrada.

    Gui
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    toque bem leve..não é para puxar...é para raspar os dedos nas cordas..é coisa leve mesmo.

    Deiab
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Valeu mesmo galera!
    Acabei de chegar em casa e já vou usar as dicas que vocês me deram.
    Vou deixar aberto o tópico porque pode ser que existam outras pessoas com dúvidas semelhantes.
    Muito obrigado a todos.
    Vamos ao estudo!
    Victor Wooten que se cuide, ehehehehe!!!

    felipe adonai
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Deiab

    vc jah tentou mandar um slap???

    vai precisar se quiser meter medo no victor wooten...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mão direita, força ou jeito?