Afinação em Drop C (baixo de 5 cordas)

    Autor Mensagem
    victor.karasu
    Veterano
    # jun/10


    Opá beleza rapaziada ?

    perguntinha idiota:

    Já pesquisei em tudo o que é fórum, mais ainda tenho essa dúvida, atualmente tenho tocado com uma banda aqui da região, eles tocam na afinação Drop C (CGCF), e eu tenho um bass de 5 cordas, mais sinto que nessa afinação as cordas (0.45) ficam muito frouxas e como estou dropando a corda E p/ C a corda b(que esta em A) esta inútil para min.
    Levei meu bass ao um luthie de confiança e expliquei meu caso, ele disse que o que poderia fazer erra regular o bass para uma afinação 1 tom a baixo, ficando assim ADCFA, mesmo assim quando dropo a D para C as cordas continuam muito frouxas.
    Outros baixista daqui me deram uma dica de usar esta afinação CGCFA... Ai é que ta o problema NUM VOU ESTOURAR MEU BASS COM ESA AFINAÇÃO TÃO ALTA ? Tudo bem que a corda b meio tom acima num da nada, mais todas as outras 1 tom e meio ? Fico meio com receito de fazer isso...
    Outra coisa que já pesquisei é utilizar um jogo de cordas de baixo de 6, só que num sou fã daquela czinha lá num, muito fina pro meu gosto.

    Caras o que eu faço???

    Antecipadamente já agradeço as respostas...

    Abraços!!!

    PS: escrevam o que eu estou falando vai dar Brasil e Argentina na final dessa copa... uahuahu...

    southbass
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    cara, eu posso ter entendido errado...

    mas pq vc não usa a afinação padrão de 5 cordas? o C está lá igual...

    victor.karasu
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    southbass
    por causa das notas soltas... to colocando o link de uma tab que da esse exemplo: (caso ela saia errada aqui)

    F||------------------------------------------------------------------- -------------|
    C||------------------------------------------------------------------- -------------|
    G||-5-------5-------8---7---10---8---7h8p7---------7h8---5h7p5-------- -5h7---4h5p4-|
    C||-----000-----000---0---0----0---0--------8--888-----8--------7--777 -----7-------|


    F||------------------------------------------------------------------- -----------|
    C||------------------------------------------------------------------- -----------|
    G||-5-----5---5---8---7---10---8p7------5---5---5h7------4---4---4h5-|
    C||---0-0---0---0---0---0----0------8-8---8---8------7-7---7---7------ --|


    LINK: http://www.cifraclub.com.br/as-blood-runs-black/in-dying-days/tabs-bai xo/

    dai se for pra min usar a afinação padrão fica impossivel a execução deste tipo de música.

    valeu...

    Prometherion
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Usa cordas mais grossas.

    victor.karasu
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Prometherion
    Usa cordas mais grossas.

    Mais com que afinação ? pq com ACGCF eu cho que fica muito ruin, por ter a D dropada em meio a A e a G, assim a execução continua dificil e a corda A fica meio morta...

    Sei que o esquema era ter outro bass, um de 4 cordas... e assim colocar cordas mais grossas, mais é que so tenho o de 5... uahuhauha...

    complexo...

    mum
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Compra um capotraste e seja feliz hehehehe

    victor.karasu
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    mum
    eu acho que num funciona muito bem num ein... as afinações não batem com o capotraste...

    mum
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    victor.karasu
    Bate uai. Vc vai usar afinação meio tom acima do GDEAB nao? Se você colocar o capotraste na primeira casa, vc vai ter o seu C na corda mais grossa, e o resto da afinação você adapta a seu gosto.

    victor.karasu
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    mum
    ahhhhhhhhhh... entendi, mais mesmo assim num fica aquela aspecto de corda solta... mais é funcional... vou fazer outros testes...

    PS: Brasil vs. Portugual = JOGO DE COMPADRE...

    Bassist_rsl
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Pq não pega um baixo de 4 cordas, pega encordoamento de 5(descartando a corda mais fina) e afina em C F Eb Ab?
    Não seria mais fácil?

    victor.karasu
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Bassist_rsl
    O problema que atualmente so estou com o de 5...
    acho que levarei em outro luthier para ver sua opinião sobre a regulagem para CGCFA

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinação em Drop C (baixo de 5 cordas)