Baixolão - Número de Cordas

    Autor Mensagem
    Ted -
    Veterano
    # jun/10


    Ae pessoal, estou querendo aprender a tocar baixolão. E não sei nada a respeito deste instrumento. Qual a diferença entre os baixos, que contenham número de cordas diferentes? Seria correto dizer que aqueles de 6 cordas é melhor, tem mais recurso?
    Preciso de uma dica para que eu possa comprar um.

    Abraços

    southbass
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Olá. Primeiramente, baixolão eu não acho uma boa escolha. compre um baixo elétrico normal e não vai se arrepender.

    segundo lugar, o numero de cordas não quer dizer nada em termos de qualidade do instrumento. a unica coisa que muda é o numero de cordas e o espaçamento entre as mesmas. dependendo do estilo que vc toca, é conveniente ter 4, ou 5, ou 6. mas nenhum é 'melhor' do que o outro.

    Ted -
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Esse baixo elétrico seria o contra-baixo?
    Aproveitando, no caso deste e do baixolão, qual seria a marca ideal para um timbre mais grave?

    southbass
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Baixolão é isso: clique aqui
    Baixo Acústico é isso: clique aqui
    baixo elétrico é isso: clique aqui

    baixolão eu não conheço marcas que se diferenciam... e basicamente, um baixolão é igual a um baixo elétrico pq para toca-lo vc precisa plugar em um amplificador. o volume dele desplugado não acompanha nem um violão.

    quanto a baixo elétrico, se vc procura um gravão, procure modelos Precision Bass. pode ser condor, tagima, squier, SX, shelter. são as mais baratas.

    agora se vc tá falando de baixo acústico, a coisa muda. mas aí só vou explicar caso seja o q vc quer, pq tem mta coisa pra falar

    Ted -
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Legal!
    Agora, o acústico parece mais um violino...
    Mas enfim, realmente eu pretendo comprar um baixolão. Uma vez que dê pra tocar sem caixa. Talvez essa seja uma grande vantagem, embora o som não seja tão alto assim.

    Quanto ao uso da palheta, seria viável para baixo em geral?

    DotCom
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Mas enfim, realmente eu pretendo comprar um baixolão. Uma vez que dê pra tocar sem caixa. Talvez essa seja uma grande vantagem, embora o som não seja tão alto assim.
    O som é beem baixinho. E a pegada é bem diferente do baixo elétrico. Slap e tapping vão ficar extremamente prejudicadas, assim como passagens mais rápidas.

    Quanto ao uso da palheta, seria viável para baixo em geral?
    E por que não seria? Pega a palheta, bate nas cordas, sai som.

    southbass
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Ted -
    cara, na minha opinião o baixolão é apenas um baixo elétrico com formato de violão para aparecer em Acusticos MTV. ou seja, puramente estetico (e ainda por cima prejudica a tocabilidade)

    Juncker
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Juncker
    · votar


    Cara verdade é que tu nao sabe nada pelo visto...

    Compra uma baixo elétrico de 4 cordas de 400 paus e um cubo de 30 watts e vai aprender. Ou melhor, vai descobrir.

    Depois resolve o que vc quer da vida...

    southbass
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Juncker
    tudo o que vc falou já tá no tópico, brother

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Gente: Chamar baixo acústico de violino é forçar a amizade... Hehehe.
    O tamanho de um baixo acústico é infinitamente maior que um violino.
    Afinal ele é até chamado carinhosamente de Gigante.

    makumbator
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    Maurício_Expressão

    Não é de todo errado chamar o contrabaixo acústico de violino, pois ele é um membro justamente da família do violino(violino, viola, violoncelo, contrabaixo). Em certo sentido, são todos violinos que se diferenciam pela tessitura(assim como há diferentes saxes, flautas, etc...para várias regiões sonoras). Claro que até pelo tamanho diferente, afinação e funções realizadas por cada um, acaba havendo muitas diferenças na técnica para cada membro da família. Mas no fundo são todos violinos.

    southbass
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    makumbator
    me corrija se estiver errado, mas o baixo não está mais pra familia da viola de gamba?

    makumbator
    Moderador
    # jun/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    southbass

    Não, a família das gambas é outra(anterior ao do violino). O que ocorre é que há modelos de baixo com o desenho da junção de braço e corpo e a parte de baixo da caixa de ressonância parecida com as gambas:

    Aqui o desenho próximo ao violino:

    Contrabaixo lateral parecida com violino


    Há modelos inclusive com a lateral superior redonda, como na viola, cello e violino. Mas esses são mais raros(não achei foto online), pois são difíceis de tocar na zona intermediária(por causa do formato).

    Aqui o desenho com os ombros caídos e a parte de baixo da caixa de ressonância mais reta(próximo do visual da Gamba):

    Contrabaixo modelo "ombros caídos"



    Inclusive, o desenho próximo da gamba até favorece a se tocar na região da mudança de postura(da normal para a do capotraste), que é a mais chata no contrabaixo acústico. A maioria dos baixos acústicos seguem esse modelo. Esse modelo de baixo é até conhecido em inglês como gamba corner(por causa da lateral), e o outro como violin corner.

    Há também híbridos, com a caixa de ressonância arredondada, mas os ombros mais caídos, o meu é assim. Aqui uma foto dele:

    Hofner

    Entretanto, mesmo assim, o instrumento pertence à família do violino(por descender do mesmo). Apesar de ter relação de aparência e função com o violone grosso(que é da família das gambas):

    Violone grosso

    Aqui um item a título de curiosidade: o Octobass


    Na foto, um octobass junto a um contrabaixo normal:


    Octobass + contrabaixo normal

    Esse da foto é a reconstrução de um modelo octobass construído no século XIX(que é gigante, e precisava de duas pessoas para tocar, uma no arco e outra acionando os controles de digitação). Parece brincadeira, mas foram construídos para uso musical mesmo(em certos concertos específicos e com instrumentação pensada para ele), mas é claro que acabou virando um rodapé na história da música, e hoje não passa de curiosidade de lutheria

    O da foto tem um sistema que permite que uma só pessoa toque o arco e controle a digitação das cordas.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Octobass

    southbass
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: southbass
    · votar


    opaa, explicação perfeita! sempre achei que o baixo de pau fosse da familia das gambas justamente por ter o formado mais parecido (geralmente). esse baixo com 'violin side' é mais raro de se ver. pelo menos eu nunca vi um de perto. e é bem mais bonito, na minha opinião. e ah, que belíssimo instrumento o seu! que idade ele tem? qual a procedencia?

    quanto a esse octobass, só uma coisa: wow! olha a grossura das cordas no link da wikipedia! ali diz que a nota mais grave é um C0!!

    "modern and surviving instruments are tuned C, G, D, with the low C string being 16.25 Hz (C0, an octave below the lowest C on the piano"

    insano. acho que não dá nem pra ouvir direito, e sim 'sentir' as notas hahaha e eu qeu achava o meu baixo de pau dificil de carregar pra lá e pra cá

    makumbator
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    southbass

    esse baixo com 'violin side' é mais raro de se ver. pelo menos eu nunca vi um de perto

    O com formato da lateral superior totalmente redonda eu vi de perto uma vez apenas(não gostei do acesso na zona intermediária), e mesmo em fotos é difícil de achar(tanto que nem encontrei link dele). Esse de lateral como o da primeira foto já é menos raro, e a tocabilidade é quase a mesma do com lateral de gamba.

    e ah, que belíssimo instrumento o seu! que idade ele tem? qual a procedencia?

    A idade exata eu não sei, mas ele tem um selo de que foi reformado na Alemanha nos anos 60(dá até para ver o selinho na foto, está em uma das aberturas harmônicas). Então pelo ele já tem um bom tempo de estrada! EStá comigo há uns 8 anos, eu acho. É um Hofner.


    quanto a esse octobass, só uma coisa: wow! olha a grossura das cordas no link da wikipedia! ali diz que a nota mais grave é um C0!!

    Hhasaha! É muito grave mesmo! Deve ser apenas uma sensação de "sopro" ! Hashsah! Imagine uma seção de uns 6 ou 8 octobasses tocando juntos? Deve ser bizarro!


    e eu qeu achava o meu baixo de pau dificil de carregar pra lá e pra cá

    Hhahsasa! Com certeza! Quando eu comecei na música, tocava apenas o baixo elétrico, e achava muito ruim para carregar. Depois que iniciei no acústico, passei a achar o elétrico uma pena de tão leve e pequeno. Logo depois passei a tocar guitarra também, e para mim carregá-la é como se não levasse nada! Hheheh!!


    Qual o seu baixo acústico?

    southbass
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: southbass
    · votar


    bá, cara, hofner de no mínimo 50 anos. deve ter um puta som. tu toca erudito ou popular? arrisco chutar erudito pelo breu nas cordas E e A hahaha parabéns pelo baixo



    Imagine uma seção de uns 6 ou 8 octobasses tocando juntos
    nossa, vai tremer muito o teatro hahaha

    Qual o seu baixo acústico?
    cara, 'meu' baixo era um chinês reformado pelo paulo gomes. aqueles que ele troca tampo, espelho e tudo mais. 'meu' pq eu usava ele 7 dias por semana, tava na minha casa e tudo mais, mas ele era de outra pessoa. emprestado. quando essa pessoa precisou pega-lo de volta, fiquei sem baixo e me vi obrigado a parar de estudar :/ depois disso só no elétrico e mais recentemente estou me aventurando em outros instrmentos, como violino e trompete

    makumbator
    Moderador
    # jun/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    southbass

    tu toca erudito ou popular? arrisco chutar erudito pelo breu nas cordas E e A hahaha parabéns pelo baixo

    No acústico é mais erudito, mas toco um pouco de jazz e MPB nele também(mas curiosamente, prefiro tocar jazz no elétrico...).

    Aqui duas gravações que fiz com ele usando arco(gravado com microfone condensador):

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/13/165133/


    http://www.4shared.com/audio/8xnvHYqK/Porcelain_RHCP__-_Contrabaixo_.h tml

    Aqui 3 trios de jazz com ele em pizzicato(com captador em linha + compressor e EQ):

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/180845/


    cara, 'meu' baixo era um chinês reformado pelo paulo gomes.

    Eu já toquei em um nesse esquema, chinês reformado pelo Paulo Gomes(um aluno meu tem um desses). É bem legal, soa bem, e está muito bem regulado.

    fiquei sem baixo e me vi obrigado a parar de estudar :/

    Vc pode comprar um chinês mesmo, e com o tempo vai fazendo uns upgrades. Outro aluno meu comprou um dessa maneira(foi R$ 1.000 e pouco, com capa incluída), em um ano, ele trocou cavalete, estandarte, cordas, rabicho, e mandou regular. Agora ele planeja trocar a escala para finalizar. Está ficando bastante bom.

    southbass
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    makumbator
    é, ja pensei nisso, mas fui ver alguns chineses e pareciam tão... ruins. só de pensar em tudo que teria que trocar pra ficar decente, ja me desanimei...

    southbass
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    makumbator
    ah, quando chegar em casa vou checar os audios. aqui não tenho caixa de som

    makumbator
    Moderador
    # jun/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    southbass
    é, ja pensei nisso, mas fui ver alguns chineses e pareciam tão... ruins. só de pensar em tudo que teria que trocar pra ficar decente, ja me desanimei...

    Tem uns bem podres mesmo, e que até ter todos os upgrades e regulagens tem a tocabilidade e sonoridade prejudicada.

    Mas tem alguns até legais(e que ficam razoáveis apenas com troca de cavalete e cordas). Mas como o controle de qualidade deles é fraco, tem que testar a unidade em particular, pois a variação de qualidade é grande dentro da mesma marca e modelo.

    Outra solução é comprar um usado.

    southbass
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    cara, fantástico o timbre do seu baixo! novamente parabéns. muito bom mesmo. foi bem esse tipo de timbre que me fez querer tocar o gigante :D


    até me deu vontade de procurar um chines mesmo. e eu com um trompete em casa agora hahaha

    makumbator
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    southbass

    Obrigado por ouvir! Legal que gostou!

    até me deu vontade de procurar um chines mesmo

    Bem, algum baixo é melhor que nada!

    southbass
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    makumbator
    de fato! muito melhor que nada... vou pensar nisso. valeu! abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Baixolão - Número de Cordas