Squier Vintage Modfied Telecaster Bass

    Autor Mensagem
    southbass
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: southbass


    E aí pessoal. Seguinte: estava procurando um bom precision e me deparei com o Squier P-bass Classic Vibe. estava quase comprando, até que vi na mesma loja um Squier P-bass Vintage Modified TB.
    o TB significa Telecaster Bass. Para ser mais preciso, este aqui.

    Como é uma loja online, não pude testar o baixo. Procurei reviews e videos e percebi as seguintes caracterisicas:
    -braço mais fino que o PBass comum e mais largo que o Jazz Bass. ou seja, um intermediario
    -devido a posição do captador, o baixo tem um timbre muito grave. um cara que tem um escreveu no review o seguinte:
    Mesmo com os agudos no máximo o baixo tem um som bem aveludado, e em altos volumes dá para sentir como que os graves preenchem (e tremem!) o ambiente. As notas saem bastante nítidas pelo fato dos polos do captador estarem situados precisamente sob o harmônico da segunda oitava (onde seria um suposto 24o traste). Algumas freqüências do instrumento não parecem competir com as de outros instrumentos, de modo que o baixo sempre fica bastante claro e audível
    -os trastes são colocados direto na madeira do braço. ou seja: não tem uma escala em cima do braço.
    -as cordas atravessam o corpo do instrumento e são presas por trás, o que garante muito sustain ao baixo.
    -particularmente, o acho um baixo muito bonito (não que isso influencie).

    então, gostaria de opiniões de alguém que já tocou/ouviu pessoalmente um baixo desses, pois minha cidade é um piece of shit e não tem instrumentos decentes num raio de 200 kms para testar.
    eu não grilo com 'ficarei muito limitado a certos estilos', pois para mim o que importa é o baixista e não o baixo. timbre é algo muito particular. por exemplo, eu gosto de funk/slap com precisions e não com jazz bass. não gosto muito de timbre de jazz bass e não gosto de timbres brilhantes.

    quero saber então se é uma boa compra ou se o precision classic vibe realmente é vantagem.

    ah, li num review que o captador é 'mudbucker' (alguma giria?) e não sei o que significa. alguem sabe?

    especificações: o corpo é feito em Ash e Basswood, com o braço em Maple, com trastes diretamente colocados nesta madeira, e com um captador desenhado pela Fender, com possantes 22kOhms.

    bom. acho que é isso. se alguem puder me ajudar, agradeço!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    southbass
    Cara, esse é um bom baixo, com um timbre gravão bem característico, mas diferentes dos Precisions tradicionais. Alguns não gostam de "slap" com ele pois o captador fica mui próximo ao braço, mas não creio que isso seja impeditivo para o uso dessa técnica.
    Ademais, ele tem uma bela aparência "vintage".
    Abç

    DotCom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Captador com 22k, colado no braço?

    Deve precisar de corda nova sempre....

    Bom, como eu sou um admirador dos JB, não iria nem de PB nem de TB. Mas é isso que você falou, timbre é algo particular, e parabenizo sua atitude de não ficar procurando "ah esse baixo é versátil?", pois versátil quem tem que ser é o baixista.
    Possivelmente esse baixo tem uma gama de timbres menor que um JB, mas e daí, o que importa é ter um BOM timbre.

    O baixo é bom, tem um belo design e é diferente do "basicão" (PB e JB).

    Konrad
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    DotCom
    Captador com 22k, colado no braço?

    Deve precisar de corda nova sempre....


    Por que, cara?

    southbass

    Isso aqui talvez te ajude:

    http://www.talkbass.com/forum/archive/index.php/t-340354.html

    http://www.lindersson.se/BASS/jazz_mudbucker.htm

    http://www.talkbass.com/forum/archive/index.php/t-365516.html

    Pelo que eu entendi, é um termo genérico para captadores passivos de alta saída. ;)

    A propósito; belíssimo baixo.

    southbass
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    foi o que eu imaginei, uma certa dificuldade no slap, mas eu particularmente uso muito pouco slap e acho que não seja impossivel slapar nesse baixo.

    DotCom
    por que cordas novas? não entendi essa.

    Konrad
    opa, realmente ajudou muito mesmo. eu dei uma procurada e não tinha achado alguma definição para o termo


    e muito obrigado pessoal!

    DotCom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    DotCom
    Captador com 22k, colado no braço?

    Deve precisar de corda nova sempre....

    Por que, cara?


    É que captador de saída alta já costuma ser mais fechado, e quanto mais próximo do braço, normalmente tenha um som mais fechado também. Dois fatores que contribuem pra o som embolar.

    por que cordas novas? não entendi essa.
    Corda nova ajuda a deixar o som mais definido.

    southbass
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    DotCom
    ah saquei a sua :)
    mas não sei. pelo que eu li mesmo sendo muito gravão o som não embola. tem gente inclusive que usa flatwounds nesse baixo. vai entender hahaha

    DotCom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    mas não sei. pelo que eu li mesmo sendo muito gravão o som não embola. tem gente inclusive que usa flatwounds nesse baixo. vai entender hahaha

    Ah, certamente com uma equalização adequada esse detalhe pode ser contornado.

    Mas lembrando: isso é uma impressão que eu tive pelo posicionamento/tipo de captação. Pode ser que esse instrumento não seja fechado a esse ponto.

    southbass
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    DotCom
    claro, claro. tenho a mesma impressão. só vou poder falar algo com certeza caso eu compre um, o que é provavel, apesar do medo de comprar sem testar.

    Konrad
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    DotCom

    Obrigado pelo esclarecimento. ;)

    southbass

    Opa, por nada. Eu também não conhecia o termo! Aliás, nem contra-baixo eu toco!

    southbass
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Konrad
    tá certo :D

    Mauricio Luiz Bertola
    você ja tocou num baixo desses ou você baseou sua opinião vendo outros tocarem? pq quero saber se ele é confortavel ou se é desconfortavel como o precision classic vibe 50'

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    southbass
    Quem disse à vc que o P bass Classic Vibe 51 é desconfortável?
    Tenho uma amiga que tem um (baixista profissional, da banda Ruanitas), e gostou muito...
    Abç

    peter.forc
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    southbass
    Talvez vc. já tenha visto estes vídeos aí abaixo... Não são grande coisa, não, mas dão uma visão mais ou menos do Squier TB, seu som e algumas técnicas empregadas, apesar de serem bem curtos. Talvez lhe sejam úteis:

    http://www.youtube.com/watch?v=MjQLrJTIw4I&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=fAsNgN_IDq8

    Tem tb. este, mas é de um Fender Telecaster 72 (aí acho que o bicho pega - $$$). De qq. forma, apesar de ser um Fender (e não um Squier), tb. pode lhe auxiliar na escolha pelo instrumento em questão:

    http://www.youtube.com/watch?v=dNm9VZTl5Og&feature=related

    Aprecio tb. bastante o som destes Squier vintage... Têm o timbre que acho muito apropriado p/alguns dos estilos de música que mais aprecio (pop, rock/pop 60, 70, ...).

    Abraço.

    southbass
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    peter.forc
    muito obrigado pela ajuda cara, mas eu já vi e re-vi todos os videos com esse baixo no youtube hahaha

    na verdade eu estou decidido a pega-lo, mas gostaria da opinião de quem tocou mesmo nele, só para garantir. :D

    brigadão, abraço!

    peter.forc
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: peter.forc
    · votar


    southbass
    É... Tenho dois Squiers, um Vintage Modified (mas é um JB) e um Bullet Bass (do início dos anos 80, japonês) e estou muito contente com ambos.
    Em minha opinião, são dois bons baixos e estou bastante satisfeito com a qualidade de ambos, no que se refere aos materiais empregados, e tenho certeza que este VM Telecaster Bass tb. segue a mesma linha, mas realmente sua preocupação, por exemplo, com a ergonomia, procede. É complicado adquirir um baixo sem ao menos testá-lo antes...

    De qq. forma, boa sorte com a pesquisa (e eventual compra). Abraço.

    southbass
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: southbass
    · votar


    peter.forc
    é, caso eu não consiga informações concretas e detalhadas sobre o baixo, vou acabar comprando o precision classic vibe, que eu já conheci e sei que vale o que se paga, porque por mais que tenhamos boas recomendações, comprar na cega não é bom negocio,

    southbass
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    up!

    vai dizer que ninguém tocou num desses?

    Anti
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    recomendo a leitura
    http://bass.forumeiros.com/reviews-f10/squier-vintage-modified-precisi on-bass-tb-t2187.htm

    southbass
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Anti
    já li, inclusive faço uma citação desse post no meu primeiro post. hahaha

    mas brigadão mesmo assim :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Squier Vintage Modfied Telecaster Bass