Qual a diferença de encordoamento p/ Baixo 0.40 e 0.45?

    Autor Mensagem
    Daniel Bass
    Veterano
    # mai/10


    Olá Amigos! Gostaria de saber a diferença de encordoamento 0.40 e 0.45. Tenho um Baixo de 5 Cordas, WASHBURN XB 500, e quero colocar um encordoamento novo. As cordas ki estão nele são as que vieram quando comprei ele e não sei especificar se é 0.40 ou 0.45. Ele já tem uns quatro meses e nunca troquei as cordas, por isso peço ajuda de vcs pra saber qual seria melhor pra colocar nele e a diferença que não sei si é o som que muda ou a grossura da corda... Etc...

    Opnem aí pessoal....

    De já agradeço!
    Flws.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Daniel Bass
    Eu sempre uso 0.45 ou 0.50.
    Mais peso e mais graves.
    Leve seu baixo a um luthier para que ele o regule para a espessura do novo encordoamento.
    Abç

    rodsom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Daniel Bass
    os washburn's normalmente vem de fabrica com .045.
    eu prefiro o .040, ja que prefiro um timbre mais "pagodeiro". o resto o bertola disse.

    DotCom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Olá Amigos! Gostaria de saber a diferença de encordoamento 0.40 e 0.45.
    A diferença é a espessura da corda G.
    E a escrita correta é .040 e .045
    0.40 é igual a 1 cm de espessura, ou seja, um cabo de rebocar navio.

    Agora, falando sério.
    Um jogo mais pesado dá um pouco mais de firmeza nos graves (não sinto essa diferença toooda também não), mas principalmente dá mais firmeza às cordas. A diferença maior é na pegada.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    DotCom
    0.40 é igual a 1 cm de espessura, ou seja, um cabo de rebocar navio.
    Ah,ah,ah,ah..... Pior que é mesmo!!!
    Abç

    makumbator
    Moderador
    # mai/10
    · votar


    DotCom
    Mauricio Luiz Bertola

    Hsahsah!!! O navio rebocado fica com mais feeling dependendo da espessura do cabo...

    rodsom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    makumbator
    e fica mais vintage tambem.

    makumbator
    Moderador
    # mai/10
    · votar


    rodsom

    Mas é bom usar no rebocador só cabo Elixir, senão vai enferrujar com a maresia...

    rodsom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    makumbator
    se o barco for tonante pode usar qualquer coisa mesmo.

    makumbator
    Moderador
    # mai/10
    · votar


    rodsom

    E nem queira trocar o guindaste do rebocador por um modelo com alavanca...não vale a pena

    DotCom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Se usar um cabo flatwound o navio vem mais suave.

    rodsom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    DotCom
    mas e se o navio nao for fretless?

    DotCom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    mas e se o navio nao for fretless?
    Boa pergunta...

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Comprei um baixo Yamaha RBX 270J e não sei qual a numeração das cordas, no site da fabrica fala que não existe um padrão.
    Alguém sabe responder?

    Lelo Mig
    Membro
    # set/12
    · votar


    Luiz_RibeiroSP

    Se nem a Yamaha sabe a numeração que colocou nos seus produtos....fudeu!

    Talvez um Luthier ou baixista bastante experiente saiba só de olhar e sentir.

    Como meu negócio é guitarra... eu não saberia dizer.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    Com ctz 0.45.. essa de "não tem padrão" é pq eles mesmo devem fabricar ou recebem de uma terceiro e o controle não é o dos melhores, logo, as cordas não vem em um determinado padrão... tipo, a que era pra ser 0.45 é 0.456, em vez de 0.65 é 0.66 ou 0.649.. enfim.. por isso é melhor não assumir o risco de falar que vem 0.45...
    Pq ctz seria 0.45?! Pq, digamos que.. é um padrão.. ou não.. enfim.. a maioria dos baixos de série vem com 0.45.. 0.40 ou 0.50 é em casos específicos, tipo signature e tals...
    Mas rlx que ctz essas cordas não vão durar mto...

    []'s

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # out/12
    · votar


    JL_Marcondes
    você tinha razão, medi o encordoamento de fabrica e tive os seguintes resultados: 0,046 / 0,065 / 0,085 / 0,106 . Na embalagem da corda D´Addario vem co as seguintes medidas : 0,045 / 0,065 / 0,080 / 0,100.
    Não sei se essa tolerância esta aceitável, mas eu achei grande.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Aprendi mais uma coisa sobre encordoamento, que me deixou com duvida. O encordoamento D Addario C Baixo Exl 170 4c 0.45
    tem medidas 0,045 / 0,065 / 0,080 / 0,100. mas o Ernie Ball C Baixo 4c 0.45
    tem medidas :0,045 / 0,065 / 0,085 / 0,105. Deve ser este jogo que veio de fabrica no meu baixo, por isso as medidas.
    Mas se eu instalar um jogo que mude apenas essas duas cordas, ha o risco do braço empenar? Vou comprar o jogo com as medidas mas queria saber qual a finalidade dessa mudança no diâmetro

    JL_Marcondes
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    Caaalma amiguinho.. se ta com medo de que o baixo estrague por essa "infima" diferença?!
    Vamos lá... pq q o seu baixo veio com medidas diferentes, pq q as fábricas de cordas fazem medidas diferentes etc e tal... oq influencia essa diferença etc e tal...
    Pra começar, a yamaha deve sim fabricar as próprias cordas, ou tem uma fabriquinha particular, enfim.. e a qualidade dessas cordas vão sim ser dúvidosas, não a ponto de estragar seu bass, mas delas não durarem tanto quanto outras cordas.. esta é apenas uma maneira de reduzir custos na hora de fabricar um instrumento... para vc ter idéia, baixistas mais experientes (e metódicos, para não dizer esquizofrenicos) ao comprar um instrumento novo(zerado) já compram com um encordoamento novo... e, no mínimo, a maioria dos baixistas com um tico se quer à mais de experiência que um novato, ao comprar seu instrumento, manda fazer uma regulagem no luthier.. afinal, ele é novo, mas ctz que está desregulado..
    E essa tal de ErnieBall? E a diferença dos encordoamentos?! Bem, a corda que mais me agradou até hj é da ErnieBall.. ErnieBall MusicMan.. conhece?! Ehh.. aquela que fabrica os autenticos MusicMan, tipo, o StingRay.. manja?! Então, mais respeito quando falar dela! USHUSAhusa... brink's... enfm.. jamaaais (ou nãO) que a yamaha vai gastar com cordas EBMM... agora, isso a própria EBMM pode fazer, e ainda te dá mais 1 jogo de cordas, e um case, e correia, e outras cocitas mais.. e eh isso.. EBMM, sua linda!
    E a diferença da dimensão das cordas fica por conta de cada uma(fabrica).. de cada empresa e seu padrão... isso vai influenciar em durabilidade, em timbre, etc e tals.. por isso algumas cordas são mais caras e outras mais baratas... pq há essas diferenças entre outras (mateiral, maneira como é fabricada).. e pra dizer quais são as melhores, daí vai de cada musico...
    Portanto amiguinho, rlx que seu bass não vai explodir pq ta com corda de fábrica ehhehe..

    E pq existem as 0.40 e as 0.50... pelo mesmo motivo que existem modelos de cap's diferentes.. etc etc etc.. .040 pra mim, fica melhor com baixo fretless... .050 pra mim, com um precision e isso se vc for tocar um metal... mas cada um usa de acorda com a finalidade que lhe bem entender.. vai dar um timbre diferente a corda... é isso.. mas saiba, o "padrão", ou melhor, "mais comum" é .045..

    E para finalizar, a partir do momento que vc deseja trocar o topo de encordoamento, deve-se levar o bass para um luthier regular (há quem saiba regular, eu já tentei e ficou menos ruim dq tava, oq n resolveu mto meus problemas hehehe), pois a ação das cordas muda nesses caso, e daí sim, se vc simplesmente trocar o encordoamento, pode sim danificar seu instrumento..

    Espero ter ajudado..

    []'s

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # out/12
    · votar


    JL_Marcondes
    Valeu pela resposta, mas fiquei com receio de estragar o baixo com as cordas .100 e .080 , ja que no meu instrumento possui .105 e .085. De qualquer forma vou colocar o jogo 0.045-0.105. Agora não sei se é melhor de aço ou niquel....0_o....enfim, preciso aprender mais porque eu só tive contato com guitarra, baixo peguei um agora e estou aprendendo os macetes.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # out/12 · Editado por: JL_Marcondes
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    Cara.. calma, não vai estragar, não tem como... toda vez que se troca as cordas é bom regular, claro.. mas o braço não vai empenar, nem vai estragar o tensor pq a corda lá e mi são 0.005cm mais grossas ou finas.. enfim.. entenda o seguinte, vc está com um encordoamento .045, e pronto! É um detalhe que este encordoamento não veio seguindo um padrão.. na verdade, é normal.. vc não tem que substituir estas cordas (as "diferentes").. sem falar que sempre que for trocar é bom trocar o conjunto inteiro..

    Realmente, com guitarra é mais fácil ir trocando 1 a 1 de acordo com o "estourar" delas.. e quando necessário o conjunto inteiro.. mas com o baixo, a durabilidade das cordas é muito maior (depende da marca tb), e, quando uma arrebentar é sinal de que já é hora de trocar...

    Sobre o material, a maioria é de nickel, mas algumas marcas oferecem tb o aço inoxidável, cobalto, revestimento diferente, entre outros materiais, e até formatos diferentes (mais comum e padrão é a roundwound, mas há tb flatwound e groundwound)..

    E para poder se decidir com qual ficar amigo, só testando elas (não só ouvir) e optando pela que mais lhe agrada... ganhei um encordoamento da deanmarckley, e estava lendo e ouvindo mtas coisas boas sobre as cordas, quando troquei.. poutz.. preferia o som das minhas cordas velhas! Enfim.. eh gosto! Mas isso td é mta frescura e pra quem já trilhou bem da jornada de ser um mochileiro bass man.. pra vc que ta iniciando, relaxa, não precisa trocar as cordas, à não ser que o som não esteja te agradando mas até aí, vc sabe mesmo dizer se a culpa é das cordas?! Enfim... curta teu bass, só mande ele pra regular... afine, e, o resto é dedo!

    obs: não falei das .040 e .050 pq já foi dito bastante.. é questão de gosto, e só tem como preferir uma a outra depois de um certo tempo de experiência..

    []'s

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # out/12 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
    · votar


    JL_Marcondes
    Troquei as cordas, elas estavam amareladas. Coloque essas aqui

    Muito legal o jogo. não sei ainda qual a média da troca, mas vou ficar com ela um bom tempo. A antiga eu coloquei no alcool uma vez e o negocio ficou amarelado de tanta sujeira, depois resolvi trocar de uma vez. Medi com o paquímetro o diâmetro e vi que a tolerância estava melhor.
    Em guitarra existe jogo hibrido e se for colocar no lugar de um jogo tradicional, é necessário regular o tensor pois a tensão aumenta bem, meu receio era a corda 0.106 e 0.100. como achei a numeração igual vou ficar usando ela. valeu pela ajuda.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    Em guitarra pode ser diferente mesmo... mas no baixo 1mm não vai estragar nada não.. o braço precisa ser mto vagabundo.. até pq, entendam uma coisa... a corda por mais bitela que ela possa parecer, depois de tempo tocando ela fica mais gasta, ou seja, diminui o diametro.. e eu já vi nego comprar .045 e deixar qze .040 (o apelido dele era Horton, patinhas de elefante)... claro, foi mto tempo usando as cordas... eu achava que uma hora ia arrebentar, mas aguentou bem na mão dele... enfim, é por isso que o timbre das cordas mudam com o tempo, pois além de gastar elas, e de envelhecer, sujeira, tecido de pele, oxidação, etc etc vão se juntando ao encordoamento oq tb muda o timbre... por isso de ferver, lavar em alcool isopropílico etc e tals... mas esse tratamento também deteriora as cordas...

    []'s

    AllesCNXU
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Galera, uso encordoamento 0.45 no meu bass de 6 cordas e gosto bastante, porém queria experimentar as cordas 0.40..
    Meu estilo vai mais pro arrocha e alguém me falou que as 0.40 cairiam bem no mesmo.
    Vocês acham que as cordas 0.40 são as melhores, e/ou mais indicadas para esse estilo (arrocha)?

    E se puderem, me indiquem algum site onde encontro encordoamento 6 cordas 0.40 (D'Addario ou Elixir), pois estou procurando a muito tempo, mas não encontro.

    Obrigado!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/13
    · votar


    AllesCNXU
    Meu estilo vai mais pro arrocha e alguém me falou que as 0.40 cairiam bem no mesmo
    Cara, quem te disse isso não é baixista....
    Não existe encordoamento específico para estilo algum...
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a diferença de encordoamento p/ Baixo 0.40 e 0.45?