Transformar PB em PJ

    Autor Mensagem
    southbass
    Veterano
    # abr/10


    Olá. Tenho um squier PB há um ano mais ou menos, e estou começando a sentir falta de um pouco mais de definição no som, o meu baixo é bem gravão e com pouca definição. Como eu já vi baixos de fábrica PJ com corpo de precision, gostaria de saber se, caso eu leve meu baixo a um luthier, ele tem como transformar meu baixo, já que não tenho condições de comprar um JB no momento :)
    e, seria financeiramente viável? quanto custa o serviço do luthier, sem levar em conta o custo do captador novo?
    obrigado!

    DotCom
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    provavelmente não, se você quiser um serviço bem feito.

    southbass
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    ah e outra coisa. nunca toquei em um PJ. o som com o cap da ponte fica realmente o som o jazz bass?

    DotCom
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    ah e outra coisa. nunca toquei em um PJ. o som com o cap da ponte fica realmente o som o jazz bass?

    Depende do posicionamento. E o "som de jb" geralmente é conhecido pelo som dos dois captadores juntos, e essa combinação vai ser diferente no caso do seu baixo.

    rodsom
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    southbass
    nao seria melhor vc manter essa captador p e apenas acrescentar um captador j na ponte?

    peter.forc
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    southbass
    Como eu já vi baixos de fábrica PJ com corpo de precision, gostaria de saber se, caso eu leve meu baixo a um luthier, ele tem como transformar meu baixo

    Esta "transformação", desde que realizada como o rodsom sugere, é totalmente viável, sim, e geralmente dá bons resultados, pois vc. mantém todas as características de seu PB, acrescentando um captador de JB a mais, na ponte, aumentando os timbres disponíveis.
    De quebra, vc. pode instalar um chave 3 posições para permitir só o captador spliter original ligado, ou só o (novo) JB da ponte ou ambos.
    Uma segunda alternativa é simplesmente deixar o instrumento semelhante aos Precision Special, ou seja, com controle de volume, volume e ton.
    Não saberia lhe dizer o custo disso (principalmente pelo fato de haver preços diferentes para trabalhos/luthiers distintos), mas não deve ser muito caro, não. Já fiz uma adaptação dessas há uns anos atrás em um Precision que tive, com ótimo resultado.

    Abraço.

    southbass
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    rodsom
    peter.forc

    era exatamente o que eu queria dizer. me expressei mal. o que eu quero é colocar um cap JB na ponte e manter meu cap do precision, transformando assim meu baixo em PJ.
    Essa da chave de 3 posições me interessou.

    algum luthier de plantão por aí pra ter uma idéia do custo disso?
    quanto vc pagou na adaptação, peter.forc?
    abraço e obrigado pela ajuda pessoal!

    peter.forc
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Putz ! Faz um tempão que fiz isso, southbass... Já nem tenho mais esse baixo. Não me recordo do valor, mas posso dar uma perguntada para o luthier que fez o trabalho e lhe dou um retorno, Ok ?

    southbass
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    peter.forc
    ok, seria muito util pq moro em cidade pequena e vai ser uma função enorme arrumar um luthier na região. agradeço!

    peter.forc
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    southbass
    Conversei hoje com dois luthiers de Sampa que fazem este serviço.
    Ficaria entre R$220 e R$250, mais ou menos, para instalar o captador da ponte, fazer o acabamento (naturalmente) e instalar uma chave de 3 posições ou um terceiro potenciômetro (para o controle de volume deste novo cap). É claro que isto é apenas uma idéia de valores p/vc., e não uma "pesquisa de mercado"... Esse valor pode variar bastante (bem como a qualidade da instalação, é bom frisar !!) de região para região e tb. em função da concorrência e quantidade de público (clientes) do local. De qq. forma, fica aí a informação...

    Já o preço de um bom cap. JB, creio, deve estar na faixa de 250 a 350, provavelmente.

    OBS. Dê uma olhada nesse tópico abaixo. Tem os esquemas de ligação p/esta instalação que vc. deseja. Pode lhe dar algumas idéias:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/223674/

    Abraço e boa sorte com a empreitada.

    southbass
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    peter.forc
    cara, muito, muito obrigado mesmo.
    mas sinceramente achei que o preço seria um tanto abaixo

    com o preço de um cap JB mais o serviço, acho que seria vantagem eu comprar um SX SJB 75' que é um ótimo baixo a um preço acessivel. testei hoje o Squier California JB e achei um lixo. nem se compara ao meu California PB, que tem muito mais qualidade. o SX eu nunca toquei mas pelo que todo mundo aqui diz, é um ótimo baixo

    o que você acha? é vantagem comprar um SX do que colocar mais este captador, né? até pq, com o cap extra, o timbre nunca vai ficar o verdadeiro timbre do Jazz Bass...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    southbass
    Cara, para quem toca regularmente, ter 2 baixos é uma necessidade...
    Abç

    peter.forc
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    southbass
    É difícil opinar sem saber todas as condições envolvidas...

    1. um upgrade em seu baixo p/torná-lo um instrumento mais versátil vai ficar em torno de uns R$500 a R$550... Por esse valor vc. não pega um SX (a não ser um usado...).

    2. comprar um segundo baixo, de mesmo nível que o seu atual, como é o caso do SX, tb. não me parece uma grande evolução, não, a não ser que vc. esteja tocando bastante por aí e sinta a necessidade de ter um segundo instrumento para o caso de alguma eventualidade que ocorra com o instrumento principal. Se não for esse o caso, não acho que valha a pena.

    3. além do mais, se vc. realmente aprecia mais o timbre de um Precision, vai "estranhar" um pouco o JB, que não privilegia tanto aquele grave bem acentuado do PB. Um PJ tem essa vantagem de entregar som de PB e tb. possibilitar timbres próximos ao do JB.

    4. Por outro lado, se vc. realmente está procurando um som típico de Jazz Bass, deseja trocar de som, aí é diferente. Se for isso, coloque tb. este seu baixo atual no negócio e adquira já um JB de mais qualidade.

    5. uma outra sugestão, ainda, é aguardar um pouco mais, juntar mais uma grana e partir já para um instrumento melhor, seja PB ou JB, talvez um Squier Classic Vibe ou Vintage Modified, ou mesmo um Fender MIM. Cabe citar que, realmente, bastante gente fala do SX, mas não se trata de um instrumento excelente, é apenas um bom instrumento e com uma ótima relação custo/benefício, isso sim. Não espere nada de excepcional. Muitos que adquiriram-no, após algum tempo, acabaram por trocar a captação, por exemplo. Eu mesmo, há alguns meses atrás, saí p/adquirir um JB. Experimentei dois ou três SX e não gostei. Acabei comprando um Squier JB VM, naturalmente, mais caro que o SX (60% aprox.), mas que me satisfez mais plenamente. Atenção a isso.

    Sei lá... É minha opinião.

    Abraço.

    southbass
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    peter.forc
    realmente andei pesquisando sobre os Classic Vibe e estou simplesmente apaixonado. vi um video em que o rapaz compara os Classic vibe (precision 50, precision 60 e jazz bass) com fenders de modelos equivalentes e os squier obviamente não são iguais aos fenders mas chegam muito perto, e me arrisco a dizer que entre um squier classic vibe e um fender MIM eu preferiria o squier, apesar de não ter tocado em um classic vibe ainda.
    pelo visto vou guardar mais grana, dar meu squier na troca e pegar um Classic Vibe. tô realmente muito impressionado com o timbre desses instrumentos.

    muito obrigado pela ajuda pessoal! abraço

    peter.forc
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Aí, sim, é um upgrade legal.
    Eu já toquei com um JB Classic Vibe... Acabei adquirindo o JB VM simplesmente por uma questão de valores, mas o Classic Vibe é superior. Ótimo instrumento. Ferragens, captação, etc., tudo de muito boa qualidade.
    Esse eu indico, sem dúvida alguma.

    Abraço.

    southbass
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    agora é aquela duvida, precision ou jazz... aiai.

    peter.forc
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Bom... Para resolver esta dúvida é fácil: experimenta os dois.
    Ambos tem dimensões diferentes e, por consequência, ergonomias tb. distintas. Além disso, o som / timbre tb. vai diferir bastante. Vai tudo depender de seu gosto pessoal, sem dúvida.

    Abraço e boa aquisição.

    southbass
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    peter.forc
    Bom... Para resolver esta dúvida é fácil: experimenta os dois.
    com certeza farei isso!


    muito obrigado a todo mundo que ajudou, é por isso que este é o melhor forum que conheço (não só de musica). abraço

    southbass
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: southbass
    · votar


    vou aproveitar o tópico pra não ter que criar outro... alguem aqui ja usou os caps SPB-3 da seymour? acho que vou por no meu california enquanto não tenho grana pra um classic vibe. dps eu vendo ou sei la, vai valorizar meu baixo tb...

    mas então. esse cap é bom mesmo? vale o preço?
    e os cabrera? são muito inferiores aos seymour? pq o preço é 3x menor...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    southbass
    Compre os Cabrera cara, vc não vai se decepcionar...
    Abç

    southbass
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    e que tal os sound/malagoli?
    achei por um preço bem bom, to pensnado em pegar o custom ou o custom 'hot'

    southbass
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    pensei em fazer um 'Custom Alnico JB + Custom Alnico PB' da malagoli no meu baixo. conversei com um luthier e o custo de tudo, inclusive do luthier, me sairia quase mais barato que um só Seymour hahaha

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    southbass
    Sim, são bons. Eu já os utilizei algumas vezes.
    A alguns meses eu fiz esse "up-grade" num Squier California, baixo aliás bem ruinzinho, com uma sonoridade "xôxa". Instalei um Sound/Malagoli Traditional e Traditional "hot" (esse tipo J, na ponte). O baixo melhorou sua sonoridade sensivelmente.
    Abç

    southbass
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    certo, muito obrigado cara. ja encomendei meu PJ custom deles. vamos ver como fica meu baixo (que por sinal é um squier california haha)

    abraços

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    southbass
    Cara, o problema desse baixo é a madeira do corpo. De baixa qualidade, com muitas emendas e com a espessura fora de padrão (40, ao invés de 45mm).
    Abç

    southbass
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    fiz a adaptação, voltou hj do luthier. Coloquei no meu PB um P Malagoli Custom e um J Malagoli Custom. ficou simplesmente um baixo novo. não tanto pelo malagoli, que é um bom captador mas n é excepcional... mas acrescentar um cap J na ponte fez do meu PB um outro instrumento. Obrigado pelas dicas pessoal :)

    arielschimidt
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    E ai southbass, então valeu a pena?? Eu fiz o mesmo no meu baixo, e vou fazer um outro upgrade, vale muito a pena!!! Ia te dar uma dica de colocar um par de captadores jazz bass e deixar igual ao fender Stu Hamm, ia ficar animal!! Acho q vou fazer isso com meu JB. Valeus.

    southbass
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    arielschimidt
    cara, valeu MUITO a pena. o som do meu baixo tá muito legal, muito mesmo. recomendo a todos os Malagoli.

    agora esse baixo eu só troco se for por alguns 'sonhos de consumo', tipo rick 4003 ou fender americano haha. não troco ele por outro baixo de nivel inferior a esses aí.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Transformar PB em PJ