Afinação 3½ tons abaixo - tem como?

    Autor Mensagem
    Andrei.
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Andrei.


    olá pessoal

    sou guitarrista e estou começando a compor. vou usar guitarra de 7 cordas com a seguinte afinação:

    1- C#
    2- G#
    3- E
    4- B
    5- F#
    6- B
    7- E

    seria a afinação drop B já conhecida com a 7ª corda extra em E, ou seja, vou ter tanto um drop E quanto um drop B, me dando mais possibilidades.

    o problema é q nao sei que afinação ponho pro baixo, pq teria q descer a 5ª corda do B até o E, e tenho medo de ficar um negocio tao grave q nao vai dar nem pra ouvir direito.

    na música Iowa do Slipknot o Paul usa baixo de 5 cordas, no fim da música tem um riff em que ele toca a 5ª corda solta, afinada em F#, se puderem dêem uma ouvida no youtube, só que fica aquele "varalzão", e eu quero q fique baixo, mas definido, entao queria saber qual tensao seria adequada

    se descer td isso nao fir possivel, penso em descer todas as cordas 2½ tons, aí ficaria assim:

    1- D
    2- A
    3- E
    4- B
    5- F#

    com isso o E da 3ª corda ficaria igual ao da 7ª corda da guitarra, e nao uma oitava abaixo como usual.

    abraços

    DotCom
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    O baixo vai ficar com som de peido...

    E você, guitarrista, que tal trocar sua guitarra por um baixo e tacar distorção nele? com uma guitarra tão grave, vai confundir com o contrabaixo.

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    No ínicio da minha história com contra-baixo, decidi trocar o encordoamento sozinho, inexperiente, fui lá com a 5C, B, alias uma corda nao, um cabo de aço, ela é gigante hehe comecei a troca

    Fui apertando, apertando, porem nao percebi que já tinha passado do B da região certa, e fui apertando mais, e mais, tentando chegar no B em outra oitava

    Garanto que nao chegou nem perto do E e a tarracha do meu contra baixo arrebentou, baixo novinho na época, e o bobao aqui já dando PT em uma tarracha...

    Nao acredito depois deste episodio, que conseguirás afinar a corda B em E, mais por problemas físicos do equipamento

    Mas porque nao colocar no lugar da 5 corda B, a E e fechar a 1 com a C, isso fecharia sua afinaçao sem ter que descer afinaçao alguma, mantendo o padrao do Baixo E,A,D,G,C

    vale lembrar que as cordas do contrabaixo tem intervalos de 4, porque no seu exemplo em D do baixo, está dando intervalo de 5

    Agora por curiosidade, porque vai mexer tanto na afinaçao do instrumento para compor... depois na hora da execuçao nao vai dar mais trabalho tranpor tudo ... (curiosidade de leigo em composiçao)

    Até

    Endurance
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Dá pra adaptar e baixar só meio tom do baixo, e transpor as notas, simples.

    makumbator
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Edson Caetano

    Ele quer afinar a corda B no E abaixo deste, e não no E igual a corda solta mais grave no baixo de 4 cordas.

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Rafael do Baixo
    · votar


    Andrei.

    Pra usar essa afinação você deve usar um encordoamento específico,senão nada feito,e mesmo utilizando esse tipo de encordoamento,você vai precisar de um amplificador e,principalmente,caixas MUITO boas,ou o som vai ser magrinho e sem definição ou peso.

    A Warwick tem um baixo que vem nessa afinação que você falou[Vampyre Darklord],mas ele utiliza encordoamento de calibre próprio para a corda F#,que possui a bitola de .0175,mas esse encordoamento é incrivelmente difícil de ser encontrado,então só comprando através da própria Warwick,ou em grandes lojas de música da Europa mesmo.

    Dá uma olhada no baixo:
    http://www.warwickbass.com/modules/produkte/produkt.php?katID=14460&cl =EN

    Vídeo com o som do baixo nessa afinação:


    Ah sim,até mesmo para a guitarra o ideal é utilizar de um encordoamento próprio para alcançar esse E gravão,normalmente utilizam cordas de baixo para tal função [corda A,com bitola próxima de .070],isso é o que os guitarristas do Meshuggah e o Dino Cazares do Divine Heresy fazem,mesmo em suas guitarras de 8 cordas com essa afinação (F#,B,E,A,D,G,B, E).

    Honestamente eu te recomendaria comprar uma guitarra de 8 cordas para as suas composições,já que essa afinação numa guitarra de 7 cordas é bem absurda,as cordas não vão ter nenhuma firmeza ou som.

    Andrei.
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Andrei.
    · votar


    DotCom
    E você, guitarrista, que tal trocar sua guitarra por um baixo e tacar distorção nele? com uma guitarra tão grave, vai confundir com o contrabaixo.

    confunde nao cara, pq apesar de a guitarra estar tao grave qt o baixo, ela nao vai ficar com um timbre tao cheio, pq a corda da guitarra nao é tao espessa qt a do baixo, entao dá pra diferenciar sim (vide Meshuggah)

    e se eu tocasse o baixo como uma guitarra os power chords iam soar estranhos e as notas médias e agudas iam ficar "fanhas"

    Edson Caetano
    Fui apertando, apertando, porem nao percebi que já tinha passado do B da região certa, e fui apertando mais, e mais, tentando chegar no B em outra oitava

    como o makumbator já disse, eu nao quero subir a quinta corda, e sim descer. olha o nome do tópico: afinação 3½ tons abaixo.

    Agora por curiosidade, porque vai mexer tanto na afinaçao do instrumento para compor... depois na hora da execuçao nao vai dar mais trabalho tranpor tudo ... (curiosidade de leigo em composiçao)

    nao precisa transpor, eu ja vou fazer as partituras/tabs direto nessa afinação.

    Endurance
    Dá pra adaptar e baixar só meio tom do baixo, e transpor as notas, simples.



    Andrei.
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Andrei.
    · votar


    Rafael do baixo
    Honestamente eu te recomendaria comprar uma guitarra de 8 cordas para as suas composições,já que essa afinação numa guitarra de 7 cordas é bem absurda,as cordas não vão ter nenhuma firmeza ou som.

    eu queria ter uma de 8 cordas, aí bastava descer a 8ª corda um tom e beleza. o problema é q ela tá na faixa de uns R$ 9 mil, e nao existe corda pra ela, tem q customizar.

    e quanto às cordas nao terem firmeza, é só eu levar a guitarra a um luthier pra regular o tensor e eu poder colocar cordas 0.11. na verdade, o ideal seria 0.12, mas corda pra guitarra de 7 cordas só tem até 0.11, mas o overdrive ameniza um pouco o trastejo, entao dá pra tocar tranquilo.

    Endurance
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Andrei.
    Assim, você pode afinar o baixo meio tom abaixo (Eb), e usar as mesmas notas que você iria usar em 3 e meio abaixo. Não vai ficar com os graves das notas mais baixas, mas seriam as mesmas notas.

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Andrei.

    eu queria ter uma de 8 cordas, aí bastava descer a 8ª corda um tom e beleza. o problema é q ela tá na faixa de uns R$ 9 mil, e nao existe corda pra ela, tem q customizar.



    e quanto às cordas nao terem firmeza, é só eu levar a guitarra a um luthier pra regular o tensor e eu poder colocar cordas 0.11. na verdade, o ideal seria 0.12, mas corda pra guitarra de 7 cordas só tem até 0.11, mas o overdrive ameniza um pouco o trastejo, entao dá pra tocar tranquilo.


    Uma 8 cordas é o ideal mesmo cara,mas elas nem são tão caras assim,por R$5000 você já consegue pegar uma ESP,um amigo meu comprou uma por essa valor na Rexsom,entra em contato com eles que eles podem te ajudar.Quanto ao encordoamento,a solução é usar uma corda A de baixo,pro F#,e um jogo de cordas padrão para guitarras 7 cordas,é a única solução para 8 cordas no momento,é assim inclusive que essa Esp veio de fábrica.

    Então obter essa corda E grave na guitarra,você vai ter que usar uma corda A de baixo mesmo cara,não vai ter como fugir disso,de resto você pode usar um encordoamento normal de guitarras de 7 cordas,assim você vai ter firmeza em todas as cordas,mas mantendo um som bem encorpado.Por que dropar a corda B até o E,não vai dá certo,mesmo com regulagem e cordas de calibre alto.

    Lord-g
    Veterano
    # set/10
    · votar


    eu queria ter uma de 8 cordas, aí bastava descer a 8ª corda um tom e beleza. o problema é q ela tá na faixa de uns R$ 9 mil, e nao existe corda pra ela, tem q customizar.

    Aproveitando que o tópico não é tão antigo assim .
    Vi uma Schecter Damien elite 8 com captadores EMG 808 por 600 dólares.

    Schecter-Guitar-Research-Damien-Elite-8

    Por ser uma guitarra de 8 cordas achei barato em comparação com as Ibanez existentes no mercado.

    Fiz as contas trazendo pelo ebay fica menos de R$ 2500,00 barbada pra uma guitarra desse calibre.

    Enjoy -- quem sabe um dia em me aventuro numa dessas

    PedroAugustoMusic
    Veterano
    # set/10
    · votar


    sou guitarrista e não conheço os pedais de baixo ... mas q tal um PITCH SHIFTER ou HARMONIZER, já que no baixo se toca uma nota de cada vez, e nem sempre se faz acorde, entao é só colocar um pedalzinho dando uma terça abaixo do que vc ta tocando, aí vc bota o volume da terça mto mais alto que o som original e pronto, sem mecher na afinação ... não sei se isso é possivel, mas é uma ideia

    Lord-g
    Veterano
    # set/10
    · votar


    q tal um PITCH SHIFTER ou HARMONIZER
    A idéia não é ruim , mas não atende todos os casos .
    Voce terá um mesmo intervalo para todas as cordas e não um intervalo específico para todas as cordas.

    Perceba que no 1º post o andei colocou intervalo de 5ª abaixo neste caso teria um intervalo comum mas se ele quisesse fugir desta regra não seria possivel com 1 pedal .

    PedroAugustoMusic
    Veterano
    # set/10
    · votar


    então ao invés de afinar o baixo pra uma 5º abaixo é mais fácil deixar afinado em STD msmo ou alguma afinação simples, e tocar o que ele queria que fosse na 5º abaixo uma oitava acima ... dps é só colocar um oitavador pra uma oitava abaixo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinação 3½ tons abaixo - tem como?