Ajuda - Baixolão para gravação ou baixo eletrico?

    Autor Mensagem
    Deco_ufrj
    Veterano
    # fev/10


    Prezados baixistas... eu toco guitarra, e estou trabalhando em umas musicas proprias (instrumental) que gostaria de estar gravando num futuro proximo... vou usar soundfont pra piano e bateria... gostaria de gravar o baixo real...

    entao aki vem minha duvida... um baixolão tem aquele equalizador, que deve proporcionar mais variedades de timbres que o baixo eletrico, ou nao? entao pra gravação, para q eu tenha mais opções de timbre do baixo, seria interessante eu ter um baixolão ou um baixo eletrico?

    e qual seria um bom custo x beneficio com 5 cordas?

    valeu!

    mum
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Deco_ufrj
    Qualquer baixo ativo tem circuito com equalização. Mas você pode usar um baixo Passivo e usar algum Vst para equalizar também. Tudo é possível, só depende do timbre que você espera no final.

    Deco_ufrj
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    mum
    mas no caso um baixo de 5 cordas ativo ficaria bem mais caro q um baixolao certo?

    makumbator
    Moderador
    # fev/10
    · votar


    Deco_ufrj

    Acho o baixo elétrico em geral mais versátil em termos de timbres que um baixolão. Falo por minha experiência: tenho baixo elétrico ativo de 6 cordas, baixolão fretless de 5 cordas, baixolão de 4 cordas e contrabaixo acústico de 4 cordas.

    O Eq que tem no baixolão tem em muitos elétricos(mas de forma paramétrica, com controle de grave e agudo potênciometro).

    Outro detalhe é que é mais fácil achar um baixo barato com um som legal do que um baixolão barato no mesmo nível.

    Deco_ufrj
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    makumbator
    ah entendi... bom, eu realmente quero um baixo q seja bom custo beneficio, ja q nao tenho pretensao de me tornar baixista...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Outro detalhe é que é mais fácil achar um baixo barato com um som legal do que um baixolão barato no mesmo nível.
    Concordo.
    Abçs

    makumbator
    Moderador
    # fev/10
    · votar


    Deco_ufrj

    Qual seria o valor a se investir? Tem que ser 5 cordas?

    Como vc quer gravar, acho que dispensaria um amp de baixo, certo? Usaria o intrumento apenas no computador(com plugins ou mesmo limpo)?

    Nesse caso vc poderia direcionar todo o valor financeiro para o instrumento + direct box(para gravação)

    rodsom
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    eu tambem iria de baixo eletrico. diversidade de timbres vc consegue com os plug in's.

    Deco_ufrj
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    eu to vendo uns shelter 5 cordas ativo, estao pedindo na faixa de R$500 usado...

    vale a pena? ou nessa faixa (usado) tem melhores?

    Deco_ufrj
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Deco_ufrj
    · votar


    makumbator
    Qual seria o valor a se investir? Tem que ser 5 cordas?
    sim sim, como nao pretendo ter outros baixos, quero com 5 cordas... até uns 500... 600 estourando...

    Como vc quer gravar, acho que dispensaria um amp de baixo, certo? Usaria o intrumento apenas no computador(com plugins ou mesmo limpo)?
    realmente, vou usar direto no pc com plugins... nao preciso de amp..

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Deco_ufrj: estou trabalhando em umas musicas proprias (instrumental) que gostaria de estar gravando num futuro proximo

    Soco na boca do estômgo da Gramática...

    um baixolão tem aquele equalizador, que deve proporcionar mais variedades de timbres que o baixo eletrico, ou nao? entao pra gravação, para q eu tenha mais opções de timbre do baixo, seria interessante eu ter um baixolão ou um baixo eletrico?

    Depende. Baixolão dá um som mais "encorpado", com uma pegada mais acústica mesmo. Como o baixo é um instrumento normalmente "limpo", pode até ser que fique legal jogar um baixolão no meio de guitarra, teclado e outros instrumentos não-unplugged. Mais tenha a consciência de que há diferenças entre um baixo e um baixolão, tanto no timbre quanto na pegada.

    e qual seria um bom custo x beneficio com 5 cordas?
    Tem uns Strinberg bem legais. Uma vez cheguei a achá-los por R$800, tanto o de 4 cordas quanto o de 5 (vai saber porquê tinham o mesmo preço).

    Deco_ufrj
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    alguem sabe me dizer as melhores opções nessa faixa de preço (R$500 ~R$600) usado?

    achei esses no ML:

    Shelter: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-134140741-baixo-shelter-ativo-5 -cordas-_JM

    Strinberg: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-133319616-baixo-stringberg-ativ a-5-cordas-_JM

    Condor: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-137003118-baixo-condor-xb-25a-5 -cordascaptaco-ativa-_JM

    Washburn: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-129041040-washburn-xb-125-5-cor das-ativo-_JM

    Tagima: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-136509638-baixo-tagima-modelo-b 2-405-cordas41-ativo-ac-trocas-_JM

    valeu!

    makumbator
    Moderador
    # fev/10
    · votar


    Deco_ufrj

    Dessa lista eu já toquei apenas no Condor e no Washburn. São bons, acho ambos podem te atender bem(desde que os usados em questão estejam realmente em bom estado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda - Baixolão para gravação ou baixo eletrico?