【FIXO】 Esquema de Ligação para Contra-Baixo - Tópico Definitivo

Autor Mensagem
FernandoC.
Veterano
# jul/12 · Editado por: FernandoC.
· votar


Boa tarde galera!
to com uma dúvida aqui..
fiz a troca dos potenciometros do meu bass, mas agora eles não "funcionam"..

tipo, não abaixa o volume, não muda nada no som girando o pot de tom..
não consegui encontrar se liguei algum fio errado, as vezes a galera mais experiente pode me dar uma dica do que possa causar esse tal sintoma.

Meu bass é um PJ com captação KA. usei o esquema do tópico P/J bass



Pelo sintoma é como se você tivesse "pulado" os potenciômetros. Revise a ligação pra ver se você não inverteu alguma coisa.

FernandoC.
Veterano
# jul/12 · Editado por: FernandoC.
· votar


Galera, tenho um RBX 250 e utilizei o desenho do Precision Bass, que é o único que se enquadra, e não deu certo.

O som é só de interferência e o volume e o tone não alteram nada. Depois vou fazer um desenho da configuração atual do meu baixo e postar aqui.

lukasbx
Veterano
# dez/12
· votar


Aproveitando o tópico queria saber a opinião da galera.
Eu tenho um cort gb 35A um otimo baixo so q sinto que ele peca nos graves ontem mesmo estava numa apresentaçao tocando nele e senti aquela falta de peso que sao caracteristicas dos MUSIC MAN, tava vendo aqui a possibilidade de botar um Seymour Ducan na ponte e um outro j bass no braço , ou outros captadores que chegue próximo do peso do MUSIC MAN
ME Ajudem Ae Galera So Novo NO Forum VLw !!!

LorenzoFerrari
Veterano
# abr/13
· votar


rapaziada, tenho um strinberg CAB 16 e abri ele hoje pra blindar.

forrei a parte dos captadores do braço com fita de cobre e soldei um fio na fita ligando ao captador. depois liguei um fio da fita até um potenciomtro mais proximo.
nesse meio tempo um fio do captador da ponte quebrou, e tinha um pedacinho de fio quebrado no potenciometro do meio, então soldei de novo o fio que soltou ali.
até então beleza, liguei o baixo, sumiu os ruídos porém estou achando o som meio estranho agora, parece que ficou mais baixo, ta fraco. os controles eu nunca entendi direito ali o que cada um faz, mas parece que agora eles ficaram mais doidos ainda hahah.

alguem sabe o que pode ser o problema? será que liguei alguma coisa errada ali?

BrUnOsOtO
Veterano
# set/13
· votar


Tarde, galera.
Alguém tem um esquema de JB de 1 volume, 1 tom e uma chave seletora de 2 posições?
Tenho uma chave de 2 posições, com 3 contatos embaixo.
O do meio certamente usarei como terra, mas e os da ponta? Eu jogo os hot dos captadores neles?
Gratão

Alex NBS
Membro Novato
# nov/13
· votar


opa.. faz tempo que não apareço...
Depois de 6 anos eu acho fiz um outro cap..
segue meu primeiro teste.
Mais informações no texto do video no Youtube



claudius_bass
Veterano
# jan/14
· votar


Alex NBS
Me interessei pelos seu captadores. Pode me dar mais informações?
meu email é claudiocluz@gmail.com

hodiasoliveira
Membro Novato
# ago/14
· votar


aew galera tenho um millenium 6 da tagima, acontece que um fio soltou lá dentro e eu não sei como é o esquema elétrico dele auguem pode me ajudar?

dudu neto95
Membro Novato
# out/14
· votar


Bom dia, comprei um baixo recentemente modelo MM com apenas um hambucker, o baixo tava sem circuito, ele disse q tinham roubado uma parte dele... '-'
Aí o luthier me mandou comprar um circuito c 4 pot, sendo um concêntrico...
comprei esse SE3A da Artec, dps me disseram q esse luthier não prestava, demora mt pra fazer os serviços e entrega pela metade, então decidi buscar o bass. Tava tentando montar o circuito aqui em casa, mas tive mts dúvidas, pesquisei, mas n achei nd, venho aqui por meio do fórum pra buscar qualquer ajuda, ficarei mt grato.

Nesse circuito tem poucas ligações pra serem feitas, o Fin e o Rin que vai no captador e entre eles tem um terra (gnd), dps as saídas do circuito que vai pro jack que é o terra, esse SW que não sei o que é e um out + (creio q seja saída positiva) e no pot de volume tem um fio em cima do pot, acho que é o aterramento. O que eu fiz foi ligar esse terra do volume no terra entre Fin e Rin e dps no terra do circuito ao qual está ligado no controle de médios, dps liguei no pot concêntrico (coloquei um pouco de solda em cima) e por ultimo liguei no jack e no fio q vai pra ponte, não sei como fica esse Sw e esse out +, nem me intrometi a mexer nisso, só quero tirar dúvidas e uma possível solução de como ligar corretamente.

Um detalhe sobre o captador do meu baixo são as saídas dele, tem apenas 2 fios (preto e branco), esperava que tivesse 4 como a maioria...
Achei que fosse um para as bobinas frontais (Fin) e um para as bobinas da ponte (Rin). Me explica aí, galera! Vlw :) (y)

paulosarasate
Membro Novato
# fev/15
· votar


Boa tarde rapaziada! Recentemente comprei um par de caps Aguilar e ja possuia um circuito da EMG. Dá pra usar esse circuito com esses caps? Desde ja agradeço!

thiagobass
Membro
# out/15
· votar


Bom dia galera!!!
Estou com um problema no circuito do meu baixo.
Quando eu abro o potenciômetro do MID o baixo fica fazendo um suada com se fosse a radio FM.
E eu ja detectei que o fio que sai de um dos capitadores esta com problema. Fazendo com que o capitador não funcione. Mas deixei o fio preso de modo que o capitador não pare de funcionar.
OBS.: Esse capitador que esta com fio danificado esta ligado no potenciômetro do MID.
Será se vou ter que trocar os Capitadores?

Espero que os companheiros possam me ajudar. :D

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


Algum esquema de ligação com captação acústica (piezo) também?

SSieben
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: SSieben
· votar


Bom, eu mesmo refiz as ligações do meu Strinberg CLB-24a porém mais simples, como um simples PJ passivo, seguindo o exemplo abaixo.
Da primeira vez que fiz, os captadores ficaram meio que presos um ao outro, vou tentar explicar de uma forma que dê para entender...
Com todos os knobs zerados, se eu abrir o do Neck/Braço, ele funciona perfeitamente. Porém se eu abrir o Bridge/Ponte, SÓ ele funciona, ele simplesmente corta o captador do braço e aí que o negócio fica sem lógica alguma: se eu fechar o knob do pup do braço, o som dele aparece juntamente ao da bridge, estando assim o baixo todo aberto (porém com um knob fechado, wtf). E pra completar, quando eu fecho o da ponte, ele fica inteiramente mudo... Eu com meus meros conhecimentos rasos e superficiais de eletrônica não consigo achar lógica alguma nisso... Refiz tudo novamente uma segunda vez e o mesmo problema persistia... Peço ajuda aos senhores e agradeço desde já.



http://members.ziggo.nl/s.k.wiersma/images_bass_building/Wiring%20diag ram%20-%20std_p_j_bass.jpg

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


Jogue a saída dos volumes direto no J10

SSieben
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: SSieben
· votar


Ismah
Jogue a saída dos volumes direto no J10

Ismah, não sei se a resposta foi pra mim mas J10 seria o jack? Não entendi.

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


SSieben

J10 = Jack 10
P10 = Plug 10

Não pergunte porque chamam assim...

SSieben
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: SSieben
· votar


Ismah

J10 = Jack 10
P10 = Plug 10

Não pergunte porque chamam assim...


Cara, e o tone? O que faço com ele? Porque na ligação que eu postei aqui os dois estão presos ao tone e dele é que sai todas as saídas juntas

Edit: corri ali e soldei todas as saídas no jack e o problema persiste... to começando a achar que é sobrenatural rsrs
Edit 2: inverti os polos na fiação e o problema triplicou, funcionava só um uaheiauehaiueh

SSieben
Membro Novato
# abr/16
· votar


Caso alguém tenha o mesmo problema que eu tive, um amigo engenheiro me ajudou.

Para resolver é fácil, é só seguir o esquema que mandei aqui, precisando apenas inverter a fiação do segundo captador. Ou seja, ao invés de ligar o fio branco no pot., deve-se ligar o preto na alcinha do pot. e o branco na lataria dele.

Espero ajudar alguém com isso.

CanhotoPaulo
Membro Novato
# fev/17
· votar


Boa tarde pessoal, estive olhando os esquemas nesse post e não identifiquei um do qual preciso.

Vocês teriam o esquema do baixo memphis tb 540 5 cordas ativo?

Caso não tenham, saberiam dizer se posso usar algum dos esquemas acima como referencia?

Obrigado pessoal.

Mel Rojas
Membro Novato
# mar/17
· votar


Olá, eu sou do Peru e me gostaria estudar no Brasil, você sabe qual é o melhor Conservatório o Facultade publica para estudar contrabaixo?
Obrigada.

Floyd N Roses
Veterano
# jan/20
· votar


Opa! Pessoal estou com um baixo ativo com 2 captadores (um P-Bass e um Jazz Bass) aqui que tem um pot concentrico (mn250k) para escolher entre eles.

Gostaria de saber se para trocar esse pot por uma chave de alavanca on-on-on com 6 terminais é só soldar na chave igual está soldado no pot ou se tem que mudar alguma coisa nos fios.

Valeuuuuu... ABRAÇÃO!!! o/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Esquema de Ligação para Contra-Baixo - Tópico Definitivo