Notas e Escalas

    Autor Mensagem
    Kei
    Veterano
    # nov/09


    Comecei no contra-baixo a pouco tempo gostaria de saber quem pode me ajudar em relação as notas... ñ sei as posições das notas nas casas e etc =x

    O mesmo acontece com cifra não sei aonde é um dó ré e ai galera podem da uma força pro iniciante?

    paulinho pc
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Kei
    cara...o melhor msm seria vc procurar um professor...
    Vai no google o joga lá "escalas de contra baixo"...
    Não precisa criar um tópico só pra isso,né....a galera vai zuar vc.
    falei isso de boa pra vc,viu...não me leve a mal....
    Abração.

    RBX
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    po cara se vc não achar nada mais especifico no google eu vo te ajudar agora se prepara pq e longo o bagulho
    vamos partir bem do começo vc não me informou se ja toca viollão por isso eu vou supor que não e vou dar uma passada bem rapida por notas sustendidas =# e bmol = b é o seguinte concerteza vc ja conhece a escala de dó
    dó ré mi e bla bla bla
    entre as notas exixtem outras notas que são chamadas de sustendidos ou bmols oque é isso tipo vamo para a nota ré ela é a segunda nota da escala de dó maior e penssa o seguinte entre o dó e o ré tem um tom o sustendido e o bmol são meio tom
    como assim?
    penssa cmg a escala é a seguinte
    dó ré mi fá sol lá si dó
    de dó pra ré vc tem um tom
    entre o do e o ré vc tem o do# ( do sustendido) ou réb ( ré bmol)
    esse dois são exatamente a interceção entre um e outro pois se de do pra ré tem 1 tom de do pra do# tem meio tom e de ré pra reb tb tem meio tom
    qual a diferença
    essa diferença na pratica é 0 mais na teoria ele conta sim
    penssa cmg
    quando a nota do ganha meio tom ele vira um do# e quando a nota ré perde meio tom ela vira um reb para a pratica elas se tratam das mesmas notas mais para a teoria elas são diferentes
    vamos lá tipo quando a noat mi prede meio tom ela se transforma num mib ou Eb ( em cifras) e quando a nota ré ganha meio tom ela se transforma num ré #
    espero ter ajudado agora vamos a complicação
    preste atenção
    acho que vc ja sabe ler cifras se n aqui vai um mini dicionario
    C=dó #=sustendido
    D=ré b=bol
    E=mi
    f=fa
    G=sol
    A=lá
    B=si
    note que B maisusculo significa si e b significa bmol
    agora preste atenção
    nota por nota de um pra outra a diferença é de meio tom
    C C# D D# E F F# G G# A A# B C
    agora voltando

    B C Db D Eb F Gb G Ab A Bb B C
    note que as notas E e B não tem sustendido como concequencia disso F e C não tem bmol o pq disso eu te explico depois se vc quiser
    tudo entendido agora vamos ao que intereça
    suponho que seu baixo seja de 4C
    a primeiro corda a mais fina é a corda G
    quando vc toac ela solta a nota que sai é o sol
    se vc apertar a primeira casa vc vai tirar a nota G# na segunda casa a nota A e assim por diante
    a segunda corda de baixo pra cima é a corda D
    solta vc tem a nota ré
    na primeira casa vc tem um D# na segunta um E depois na terceira um F e assim por diante
    a terceira corda de baixo pra cima é a corda A solta vc tem a nota A se precionar a primeira casa tera um A# na segunda um B na terceira um C e assim por diante a quarta corda é a mais groça é a corda E solta vc tem E na primeira casa vc tem F e assim por diante
    tipo se não entro bem na sua cabeça isso de b e # basta fazer o seguinte
    Db=C#
    Eb=D#
    Gb=F#
    Ab=G#
    Bb=A#
    espero ter ajudado e tipo eu tenho um otimo material do arthur maya que fala tudo isso alem de muitas outras coisas o video é antigo mais muito bom
    o unico problema é q o video tem 324MB e dura 1he27min vou tentar achar um link pra download abraço
    no ultimo recursso se eu não conseguir o link e vc não tiver entendido vc me add no msn e agente deicha a noite inteira tranferindo flw manow abraço

    RBX
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    so mais um comentario
    UFA!!!
    achei qeu não ia acabar de digitar numca kkk

    DotCom
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Kei
    http://www.mvhp.com.br/baixo1.htm

    Vai pegando essas coisas básicas, é bom pra ir entendendo alguns termos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Notas e Escalas