Trocar Cap. Jazz Bass por Prescision Bass

    Autor Mensagem
    Didu 182
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: Didu 182


    Aee galera possuo um eagle SJB 005, com captação jazz bass, gostaria de saber para eu trocar a captaçao por prescision bass como "taparia" o buraco que ficaria no cap da ponte, pergunto isso pois na minha cidade não possui luthier, porem conheço um otimo madereiro que vai fazer o serviço para min, qual tipo de material utilizo para tapar, alguma massa ou coisa do tipo??

    Obs: Ouvi em outros forum pessoas fazendo as mesmas perguntas e pessoal respondendo para deixar o cap da ponte, porem quero tira-lo pois nao utilizo e para deixar o intrumento mais estilizado.

    Obrigado agurado ajuda de todos!!

    DotCom
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Didu 182
    Eu acho um desperdício de dinheiro.
    Seu baixo custa, novo, uns 450-500 reais. O preço de usado vai rolar em torno de 300.

    Depois desse estupro, se você conseguir vender por 200 vai ser lucro (considerando que o serviço vá ficar bem-feito, o que eu duvido), e você vai ter pelo menos uns 300 de despesa pra fazer essa modificação (mão de obra, captador, pintura).

    Vende seu eagle e compra um tagima precision que você gasta menos dinheiro.

    guitarclub
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Didu 182
    o foda vai ser achar um escudo pra JB, só que com buraco pra captador de PB.
    o buraco do captador da ponte vc pode deixar aberto mesmo, ou colocar uma fita crepe pra tapar. se quiser pode colocar também um pedacinho de madeira, massinha de modelar, argila, chiclete, o que quiser. mas perfeito, nada vai ficar.

    só gostaria de lhe dizer que, só porque tem um JB com captador de PB, tentando imitar o baixo do Mark Hoppus, nao vai fazer vc soar igual ele, nem tocar igual ele, muito menos ser igual ele.
    o cara usa um Fender top, com um captador top, ligado numa geladeira da Ampeg. vc nunca vai soar igual com um Eagle, um captador qualquer (mesmo que seja o mesmo captador que o dele), e um amp qualquer. aliás, nem se vc ter todos equipamentos identicos ao dele, ainda nao vai soar igual.
    então recomendo-lhe que pare de ficar tentando imitar um cara qualquer, e crie o seu próprio timbre, seu próprio som.
    aproveitando, concordo com o DotCom: nunca vai ficar perfeito, e não vai compensar o preço da mão-de-obra + captador.

    KaizerSoze
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Vende seu eagle e compra um tagima precision que você gasta menos dinheiro.

    [2]

    Parece ser bom esse Tagima TP-4. Quero testá-lo.

    Didu 182
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: Didu 182
    · votar


    não é exatamente para ficar com um baixo igual do mark hoppus, sou fã de blink 182 e mark hoppus é minha maoir inspiração para tocar baixo, porém eu sou eu e ele é ele, sei que por mais que tenha todos intrumentos e amps que ele utiliza (quem me dera ter ;p) nao soaria como ele, porem a banda que estamos montando é para seguir o mesmo estilo do blink 182, green day e talz... por isso minha pergunta para trocar os captadores, pois sei quem jazz bass nesses estilo nao soa muito bem.. estou pensando em comprar um prescion e trocar somente o cap pois rendera menos serviço..
    Uma duvida: o cap que eu tava afim de mete é o Seymour Duncan Quarter Poun SPB-3 porem alem de dificil de achar é caro aqui no brasil, axei este cap http://loja.tray.com.br/loja/produto-34302-1669-quarter_tone__p chamado quarter tone que diz possuir o mesmo som que um seymour, alguem recomenda??

    João Marcel
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Didu 182

    Já que está pensando em comprar um baixo precision, por que já não compra um que tenha um timbre que o agrade?

    Quem sabe você nem precise trocar o captador!?!?

    Penso que trocar por trocar não é legal!

    Agora se pensa realmente em trocar, junto grana um pouco mais de tempo e coloca logo um SPB-3 Seymour Duncan.

    Pelo menos assim você ficará mais satisfeito, com certeza!

    Abraço!

    peter.forc
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Didu 182

    A solução de instalar um captador de precision em um jazz bass é uma solução bastante legal, sob meu ponto de vista, em função de manter boas qualidades do jazz : o braço mais fino e anatômico e o captador da ponte, que te dá muitos recursos extras em relação a um precision "padrão", além do desenho do corpo, tb. mais confortável.

    Aliás, lembro que o baixo do Mark Hopus deixa de lado exatamente duas destas caraterísticas que acho legais : o baixo dele não tem o captador da ponte e o braço é do precision !!

    Acho que o que vc. está querendo fazer é algo mais próximo ao baixo do Regie Hamilton... Se bem feito, vai ficar legal, sim, mas, sinceramente, se vc. não planeja levar o instrumento para um luthier fazer o trabalho, é bem possível que venha a ter problemas posteriormente com a instalação : aterramento, "casamento" dos captadores e cabeamento e, por que não dizer, de acabamento, mesmo.

    Sei lá... De repente vc. consegue um resultado melhor mantendo o baixo como está a adquirindo uma pedaleira com recursos de oitava, simulação de amp, etc. Fica a sugestão...

    Abraço.

    Gui
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Didu 182
    pois sei quem jazz bass nesses estilo nao soa muito bem..

    rapaz...tu nunca ouviu nofx, né??

    eu costumava usar um JB (golden) pra tocar hc, punk rock e punk pop...só usava o cap da ponte e EU curtia...sempre curti sons estalados e pans..

    Didu 182
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    e se eu for colocar um cap prescision no meu jass bass, onde vou achar um escudo?? se eu quiser tirar o cap da ponte com oq tapo a "buraco'' q vai ficar na madeira??
    falow

    TFHG
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    A troca do cap do braço por um PB pode até ser interessante. Um BOM luthier faz um enxerto de madeira de forma a adequar ao novo cap. O da ponte, a solução mais lógica seria mante-lo ali, e simplesmente cortar o volume dele. Ai, quando vc precisar, terá masi opções de timbres.

    Da forma como vc quer fazer, seu baixo vai ter mais remendos que calça de caipira de festa junina!

    DotCom
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    TFHG
    Se fosse só pra trocar o cap do braço não precisa fazer enxerto nenhum, só é fazer um escudo que comporte esse novo cap.

    Didu 182
    e se eu for colocar um cap prescision no meu jass bass, onde vou achar um escudo?? se eu quiser tirar o cap da ponte com oq tapo a "buraco'' q vai ficar na madeira??

    Você já está ciente de que vai jogar dinheiro fora né? Só pra deixar isso claro.

    Bom, voltando à sua gambiarra, o escudo provavelmente você não vai encontrar pronto, então pode mandar o luthier fazer (não tem luthier em sua cidade? ih...), e sobre o buraco do cap da ponte, você vai ter que fazer um enxerto de madeira e repintar TODO o corpo para que não fique com a emenda visível. E nada de sunburst ou pintura natural. Tem que ser cor sólida.

    Caso você decida fazer isso bem feito, vai gastar uns 100-300 com o captador, mais uns 50 do escudo (chutando por baixo), e uns 150 da pintura. 300 - 500 reais de custo.

    OUUU você pode fazer meia boca, não repintar o instrumento, fazer o escudo com garrafa pet, estragar o baixo, aí você fica com raiva porque não dá nem pra tocar dó-ré-mi-fá nele e compra outro baixo (sem vender esse porque ninguém vai querer nem de graça)

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Didu 182
    Cara, esse serviço NÃO pode ser feito por leigos, mas apenas por um luthier habilitado, e inclui uma série de procedimentos, incluindo o reacabamento do corpo inteiro.
    Como o seu baixo é barato, vc gastará o equivalente ao preço dele, ou mais, para fazer essa modificação, portanto, simplesmente não vale à pena.
    Esqueça essa estória e concentre-se em tocar...
    Abç

    TFHG
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    DotCom

    Sem enxerto, ele não teria uma piscina, mas sim um açude abaixo do escudo! Creio que, para fazer esse tipo de coisa, sem que fique muito gambiarrado, tem que fazer um enxerto e recompor o corpo. Bem, essa é a minha opinião!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trocar Cap. Jazz Bass por Prescision Bass